VI Novembro Negro

10 ANOS DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA LUTA CONTRA O RACISMO

Data: 23/11/2020

Local: Pelas redes sociais do IFF Itaperuna (online) - IFF TUBE campus Itaperuna

Sobre o Evento

Nesse ano, o Neabi do IFF campus Itaperuna, por meio da VI edição do Novembro Negro, traz para o centro dos debates, no mês da Consciência Negra, os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial. Sancionado em julho de 2010, ele foi “destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”, conforme diz um trecho do próprio documento. Fundamental na luta antirracista, a lei nº 12.288/10 é uma conquista que reflete a luta histórica dos movimentos sociais negros pela construção da igualdade racial no Brasil, um país ainda marcado por relações raciais assimétricas, pelo racismo estrutural e por uma grande desigualdade socioeconômica que relega os negros a situações de exclusão, marginalização, pobreza e violência. Dentro deste contexto, o VI Novembro Negro convida os participantes a pensarem o Estatuto como um importante instrumento na defesa da equidade racial e do combate ao racismo, assim como se propõe a refletir sobre as principais provocações que o mesmo tem feito à sociedade brasileira no campo das relações raciais, de que modo ele tem sido operacionalizado para a defesa da população negra, que conquistas concretas trouxe e quais têm sido os principais desafios para a sua efetiva implementação. Articulados a essa temática principal, serão feitos outros debates que nos ajudarão a pensar a questão racial numa perspectiva plural e diversificada. Nesse sentido, serão discutidos também o papel da juventude na luta antirracista, a saúde da população negra, e, para finalizar, teremos uma conversa sobre Afrocentrar e as estratégias de fortalecimento da população preta. A ideia é aproveitar a oportunidade para levantar questões e promover reflexões! Esperamos que participem e que gostem!

 

Data: 23 e 24/11 (ver programação abaixo)

Inscrição

. Para inscrever-se no evento, é necessário ter uma conta no Portal de Eventos do IFF. Caso não tenha, basta criá-la!

. É fundamental que o nome esteja correto, completo e sem abreviaturas, tendo em vista que os certificados serão emitidos exatamente conforme os dados informados no ato da inscrição. É importante também que o e-mail informado esteja correto!

. Depois de realizar o login na sua conta no Portal de Eventos do IFF, faça a sua inscrição no evento (clicar no botão  de inscrição abaixo). Após isso, é necessário realizar a inscrição individualizada para cada mesa-redonda em que deseje participar. Somente os devidamente inscritos na (s) atividade (s) receberão o certificado, que só será emitido após o credenciamento (comprovação de participação na atividade). A comprovação será feita mediante a conferência da lista de presença que será disponibilizada pelo chat durante a realização da mesa (um link dará acesso ao formulário de presença onde cada participante deverá confirmar os dados inseridos na inscrição). Portanto, para ter direito ao certificado, o inscrito tem que assinar a listagem de presença da (s) respectiva (s) mesa (s) em que tiver feito sua inscrição! Tal formulário será liberado 15 minutos depois do início de cada mesa e fechado 10 minutos após o término da mesma.

. As atividades serão transmitidas pelo canal oficial do IFF campus Itaperuna no YouTube (Ver abaixo os links de acesso para cada mesa)

* Inscreva-se gratuitamente no canal e ative as notificações (clicando no sininho) para acompanhar as atividades que serão transmitidas pela plataforma.

** Lembre-se que após realizar sua inscrição no evento, você também deverá se inscrever nas atividades, pois isso não ocorre automaticamente. Destacamos ainda que apenas serão certificados aqueles que se inscreverem nas atividades e efetivamente assistirem. Durante a transmissão será colocado no chat um link para a confirmação de presença. Ressaltamos que só serão certificados os participantes inscritos no evento e na atividade e que preencherem essa confirmação.

*** Os que assistirem as atividades sem terem realizado previamente a inscrição nelas serão considerados "ouvintes" e não serão certificados. Lembramos também que os certificados serão gerados, posteriormente, nesse mesmo site pelo próprio participante.

Links de acesso para assitir:
Mesa 1 - 23/11 - 17:30 -  https://youtu.be/mk4DZ5lz7II
Mesa 2 - 23/11 - 19:30 -  https://youtu.be/My5b7lf8otA
Mesa 3 - 24/11 - 17:00https://youtu.be/8EsjJmyjqeM
Mesa 4 - 24/11 - 19:00 -  https://youtu.be/YyUe5dTxQAk
 
 
 



Realizar inscrição


Programação





Organização

Organizado pelo Neabi do IFF Campus Itaperuna com o apoio da Comissão organizadora do VI Novembro Negro



Entrar em contato














Cancelar