Sobre a Capacitação

O IFFluminense Campus Cabo Frio recebe em seu Laboratório Maker alunos, professores e técnicos administrativos das escolas da Rede Pública de Ensino para capacitação no uso da Impressora 3D, compreensão sobre Programação, e ainda conhecer as atividades ligadas a robótica educacional.
 
A capacitação pretende capacitar os professores com habilidades técnicas necessárias para utilizar as ferramentas e tecnologias associadas ao movimento Maker, como impressoras 3D, kits de eletrônica, entre outros, de modo a facilitar a implementação de atividades maker em sala de aula.  Além disso pretende auxiliar os educadores na elaboração de planos de aula e projetos educacionais que integrem o maker de forma eficaz e significativa, alinhados com os objetivos de aprendizagem e os padrões curriculares estabelecidos.
 
A inserção do movimento maker nas práticas pedagógicas da rede pública de ensino representa uma abordagem inovadora e eficaz para promover o desenvolvimento de habilidades essenciais nos alunos, tais como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e colaboração. Diante desse contexto, a realização de uma oficina com o tema "Capacitando a Comunidade da Rede Pública de Ensino para Integração do Maker nas Práticas Pedagógicas" se faz necessária e justificada pelos seguintes motivos:
 
1. Fomento da aprendizagem ativa: O movimento maker incentia os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado, envolvendo-os em atividades práticas e significativas. A oficina fornecerá aos educadores as ferramentas e estratégias necessárias para implementar abordagens de ensino centradas no aluno, que estimulem a exploração, a experimentação e a criação;
 
2. Alinhamento com as demandas contemporâneas: Vivemos em uma era de rápida evolução tecnológica e mudança social. Capacitar os professores para integrar o movimento maker em suas práticas pedagógicas permite que eles preparem os alunos para enfrentar os desafios do século XXI, capacitando-os para se adaptarem a novas tecnologias, pensarem de forma inovadora e colaborarem de maneira eficaz;
 
3. Engajamento dos alunos: O aprendizado através do fazer (learning by doing) é altamente envolvente e motivador para os alunos. Ao introduzir atividades Maker em sala de aula, os professores podem aumentar significativamente o engajamento dos alunos com o conteúdo curricular, promovendo uma aprendizagem mais profunda e duradoura.



Como participar?

PÚBLICO ALVO: Alunos, Professores e Técnicos Administrativos das escolas públicas da região de abrangência do IFFluminensecampus Cabo Frio.

Para participar os dirigentes das escolas devem enviar um ofício solicitando a formação, e a equipe responsável do IFMaker entrará em contato para agendar a formação.



Entrar em contato














Cancelar

Programação

Após entrar em contato com o IFF, a Coordenação da Pesquisa e Extensão irá agendar uma data para a realização da Oficina de acordo com as necessidades de cada escola. A atividade acontece em um único dia das 8h às 17h com a seguinte programação:

  • Oficina: Operação Básica da Impressora 3D.
  • Oficina: Imprimindo uma peça em 3D. 
  • Programação e Robótica
  • Programação: Sistemas Embarcados

Para tirar qualquer dúvida envie um e-mail para extensao.cabofrio@iff.edu.br ou preencha o formulário acima.