Sobre o evento:

SEMINÁRIO REGIONAL DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

III ENCONTRO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

APLIERJ: ONE-DAY SEMINAR

 

Serele - Seminário Regional do Ensino de Línguas Estrangeiras -  é um evento idealizado pelo IFFluminense com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece)  de Campos dos Goytacazes, que tem por objetivo promover a articulação entre as redes públicas e privada no tocante ao ensino de línguas estrangeiras e visa propiciar a criação de uma interface para troca de experiências, com foco na área de abrangência do Instituto Federal Fluminense (IFF). Seu público-alvo são os profissionais da área de ensino de línguas estrangeiras das cidades de abrangência do IFF.


Junto ao Serele, ocorrerão eventos voltados para os professores de língua espanhola e língua inglesa que buscam o compartilhamento de experiências profissionais e capacitação docente: o III Encontro de Professores de Espanhol e o Aplierj: One-Day Seminar, este, promovido em parceria a Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro (Aplierj).

 



Orientações para a inscrição:

1. CADASTRE-SE (clique no botão <REALIZAR INSCRIÇÃO>; você receberá um e-mail de confirmação);

2. INSCREVA-SE NO SERELE;

3. PARTICIPE DAS ATIVIDADES, clicando em <+ PARTICIPAR>;

4. SUBMETA TRABALHOS (máximo 2, clicando em <Submissão de Trabalhos> na faixa superior da página).



Orientações à submissão de resumos nos eixos temáticos:

O Serele abrirá espaço no seu segundo dia de evento (13/11/2019) para apresentações orais de experiências exitosas no ensino de línguas estrangeiras, de acordo com os eixos temáticos informados abaixo.

Para participar, é necesário submeter o resumo do trabalho (em arquivo .pdf) até a data limite, conforme modelo e orientações disponibilizadas. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Técnico-Científica: os selecionados serão apresentados oralmente por seus autores e serão publicados nos anais do evento. 

 

ORIENTAÇÃO À SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO: 20/10/2019

PRORROGADA DATA-LIMITE PARA SUBMISSÃO: 08/11/2019

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS (TRABALHOS SELECIONADOS): 31/10/2019

NOVA DATA PARA A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS (TRABALHOS SELECIONADOS): 5/11/2019 (PRORROGAÇÃO)



Eixo temático 1 - Abordagens e metodologias inovadoras e experiências com o uso de tecnologias digitais.

No cotidiano escolar, o docente de Língua Estrangeira busca fazer uso de diferentes ferramentas e estratégias pedagógicas objetivando promover, dinamizar e/ou facilitar o processo de ensino-aprendizagem do idioma que leciona. Com a possibilidade atual de maior acesso à tecnologia, à informação e ao conhecimento, acredita-se que este docente tem tomado iniciativas e adotado novas ações que podem ter-se mostrado significativamente exitosas e eficazes. Visando promover o compartilhamento de novas práticas e conhecimentos didáticos que possam contribuir para a atualização e eficácia da prática pedagógica do professor de Língua Estrangeira, o eixo temático “Abordagens e Metodologias Inovadoras” aceitará propostas de comunicação que venham a promover: aprendizagem colaborativa; uso de metodologias ativas e/ou Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); didática e perspectivas pedagógicas da atualidade; organização curricular inovadora; processos avaliativos em contextos inovadores; flexibilização curricular; formações transversais; estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem para elaboração de planejamento, planos e registros de ação pedagógica.

Membros da Comissão Técnico-Científica: Aline das Gracas Monteiro Miranda Barros; Cristiane de Paula Bouzada; Rafaela Sepulveda Aleixo Lima; Romulo dos Santos Rangel.

 

 



Eixo temático 2 - Desafios e possibilidades no currículo da Educação Básica.

O currículo relacionado à língua estrangeira (LE) refere-se ao que deve ser ensinado nas escolas brasileiras, considerando as relações humanas, a natureza do processo de ensino-aprendizagem e as concepções de conhecimento, cultura e sociedade. O professor busca traduzir esse currículo em atividades significativas em sala de aula e criar um espaço educativo exitoso. Dentro dessa perspectiva, o eixo dialogará com propostas de trabalho que discutam os desafios e as possibilidades de ensino-aprendizagem de língua estrangeira na educação básica, considerando a importância do ensino de idiomas no mundo do trabalho, na sociedade globalizada e no ambiente acadêmico. Nesse processo, são as práticas pedagógicas que se destacam e ganham vida em sala de aula.

Membros da Comissão Técnico-Científica: Karine Soares de Souza Silva; Loide Leite Aragão Pinto; Edméa Barbosa Nogueira Dias; Evania Maria Ferreira do Nascimento; Heise Cristine Aires Arêas; Saionara Rosa da Cruz.

 



Programação





Eixo temático 3 - Diálogos interculturais: Arte, Cultura e Literatura.

Segundo Clímaco e Ortega (2019), a literatura, assim como a arte e a cultura, devem estar presentes na educação formal no momento atual, uma vez que permitem questionar o mundo e as relações sociais estabelecidas. Desse modo, faz-se necessário inserir os elementos culturais, artísticos e literários não como pretextos para o ensino de regras gramaticais de uma língua estrangeira, mas como caminhos de diálogo para uma formação crítica do educando, aliado à experiência estética que tais elementos propiciam tanto ao professor quanto ao aluno.

De maneira a suscitar a inclusão desses aspectos na sala de aula de língua estrangeira, objetivando o enriquecimento da visão de mundo do aprendiz, o eixo temático “Diálogos interculturais: Arte, Cultura e Literatura” aceitará propostas de temas relacionados às artes em geral, como música, artes plásticas, cinema, teatro, literatura, sarau de poesias, literaturas feministas e de resistência, interculturalidade, multiculturalidade, aspectos decoloniais, rodas de leitura, folclore, arte popular ou quaisquer outros conteúdos ou temas que sejam do interesse do professor e dos alunos e que promovam a interculturalidade e a aproximação com a língua-cultura em questão.

 

Membros da Comissão Técnico-Científica:  Ana Beatriz Simões da Matta; Carlos dos Santos Pacheco Júnior; Ileana Celeste Fernandez Franzoso, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva

 



Organização

Organizado por Comissão do Evento Serele - Seminário Regional do Ensino de Línguas Estrangeiras, III Encontro de Professores de Espanhol e Aplierj: One-Day Seminar



Entrar em contato














Cancelar

Parceiros: