SOBRE O EVENTO

Estamos saindo de um tempo em que o afastamento social foi necessário, em que nossos encontros/contatos foram mediados pela tecnologia. Foi um tempo de perdas, de lutos e de lutas – pela sobrevivência. Mas foi também um tempo em que a ciência teve um protagonismo ímpar, tendo sido, por meio de seus produtos – as vacinas, os testes de detecção do novo coronavírus – o sustentáculo para a necessária travessia que nos trouxe até aqui, quando tantas centenas de milhares de pessoas ficaram pelo caminho – só em nosso país, sem contar com todo o planeta.

Por tudo isso, o 10º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza tem um significado que nenhum dos outros que o antecederam teve: mais do que nunca, aqui estamos para saudar e defender a vida! Não qualquer vida, ou a vida de uma determinada espécie.  Nos referimos a toda forma de vida, à vida que vai do mais minúsculo procarionte ao maior organismo vivo do planeta.

O ritmo acelerado da vida, o consumo desenfreado e desigual, a caça e a pesca predatórias, o desmatamento alarmante, a negação da ciência, colocaram a humanidade inteira diante do que seja, talvez, seu maior desafio: salvar a própria pele, compreendendo que, para isso, a integração com o ambiente é imprescindível. Não podemos mais nos dar ao luxo de continuarmos a ser empecilhos ou promotores da perda da harmonia do sistema do planeta!

Caminhamos acelerados para o abismo, apontam os cientistas.  Vamos ouvi-los?  Vamos lhes dar crédito?  Devemos.  Temos que fazê-lo.  Ainda é tempo.  “Um novo jeito de viver é preciso”.

O 10º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza vem nos trazer uma provocação: a de assumirmos esta responsabilidade, que é coletiva, diante de nós mesmos e de todo o planeta.  De pensarmos num novo jeito de viver.  É preciso. 

De 21 a 23 de novembro de 2022 estaremos nos provocando, partilhando inquietações e possibilidades, identificando sinais que nos apontem um caminho melhor, humanamente saudável e ambientalmente sustentável.  As barreiras entre a ciência e a sociedade não se sustentam mais. 

Nesse contexto, a educação pode e deve ser uma poderosa ferramenta para ultrapassá-lasMeio ambiente e educação como aliados para um novo jeito de viver, tendo a ciência como catalisadora do processo.  É disso que se trata este Encontro cujo tema – MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: UM NOVO JEITO DE VIVER É PRECISO – se desdobra nos seguintes eixos:

- Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no Ensino de Ciências

- Educação inclusiva e o Ensino de Ciências

- Experimentação no Ensino de Ciências

- Formação inicial e continuada de professores de Ciências

- História e Filosofia da Ciência no ensino

- Tecnologia Digitais e inovação no Ensino de Ciências

- Ambientes de Aprendizagem para o Ensino de Ciências

 

INSCRIÇÕES DE 25/10 a 21/11/22



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PROGRAMAÇÃO

A programação poderá sofrer alterações até a data do evento



14:00
Estudos de Caso e Educação 4.0: tecnologias digitais, impressão 3D e robótica no ensino de ciências. Minicurso
Cassiana Barreto Hygino Machado e Fernanda Vidal de Campos
Uso da fotografia artesanal no ensino de ciências: uma proposta para a formação de professores. Minicurso
Márcio de Freitas Azevedo, Karen Anderson Araújo Batista Martins, Renata Lacerda Caldas e Maria Priscila Pessanha de Castro
Técnicas de Extração de compostos Orgânicos: Aprendendo na Prática Minicurso
Milena Gonçalves Curcino Vieira
Vivência sensorial com plantas alimentícias não convencionais do laboratório de Permacultura em Lagoa de Cima Minicurso
Tatiana Almeida Machado Garrétt, Crisla Barreto Pessanha e Maria Cecília Carvalho Américo
15:00
Análise de parâmetros de qualidade de água em corpos hídricos Minicurso
Thiago Moreira de Rezende Araújo
Introdução as técnicas básicas de laboratório de química. Minicurso
Larissa Codeço Crespo e Monique Seufitellis Curcio
19:00
Oficina de Tecnologias Educacionais Minicurso
Michelle Maria Freitas Neto
Utilização do Plickers como instrumento avaliativo Minicurso
Rafaella Cruz Ferreira
Ferramentas digitais para o Ensino de Física: Utilizando na prática os aplicativos Plickers e Algodoo. Minicurso
Pedro Augusto do Amaral Moreira Mancini Moll e Olivier Gonçalves Gomes Junior
Técnicas de astro-observação Minicurso
Cristine Nunes Ferreira
Reflexões sobre a cegueira botânica por meio de práticas em fisiologia vegetal para o tema fotossíntese. Minicurso
Tatiana Almeida Machado Garrétt e Márcia de Almeida Nascimento
Análise de compostos orgânicos voláteis na atmosfera: o ar que respiramos. Minicurso
Maria Cristina Canela


SUBMISSÕES DE TRABALHOS – COMUNICAÇÃO ORAL

SUBMISSÕES DE 25/10 a 18/11/22

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1 - O 10º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza aceita a submissão de trabalhos na modalidade RODA DE CONVERSA (comunicação oral).

Não haverá pôster.

2- Leia atentamente os Eixos para saber em qual o seu trabalho se enquadra (a descrição dos Eixos se encontra abaixo). É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um eixo, entretanto opte por apenas um.

3 - Número máximo de autores por trabalho: 5 (cinco).

4 - Cada autor apresentador SOMENTE poderá APRESENTAR um (01) trabalho no evento. No entanto, pode constar como coautor em mais de um trabalho.

5 - Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no template.

6- Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do trabalho a ser submetido, já no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do mesmo.

7- Para submeter o trabalho o autor deverá realizar um cadastro acessando a aba "Área do Usuário" no menu superior. A seguir, na página central, no canto supeior direito, clicar em "Submissão de Trabalhos".

8- A inscrição dos coautores é facultativa. A emissão do certificado será realizada constando tanto o nome do autor principal quanto dos coautores, na ordem indicada na submissão, e que ficará disponível no login do autor principal que submeteu o resumo.

9- Após a submissão do resumo não será possível a inserção de outros autores.

10 - As decisões dos pareceristas sobre o aceite ou recusa do trabalho não são passíveis de recurso. Desse modo, não haverá mudança na decisão tomada.

11- Poderão ser submetidos trabalhos de alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Ciências Biológicas,  Física e Química, de qualquer instituição de ensino superior, que contemplem Relatos de Experiência, Trabalhos de Conclusão de Curso, Pesquisas de Iniciação Científica, Iniciação a Docência, Residência Pedagógica e trabalhos resultantes de Projetos de Extensão. TODOS com resultados ou resultados préveis, que se encaixem nos seguintes eixos:

 

EIXO 1 - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no Ensino de Ciências

Pesquisas que se fundamentam no enfoque CTSA no Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

 

EIXO 2 - Educação inclusiva e o Ensino de Ciências

Pesquisas que estudam e/ou propõem metodologias e recursos para o ensino inclusivo na área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

 

EIXO 3 - Experimentação no Ensino de Ciências

Pesquisas que tenham como foco o desenvolvimento, reprodução, adaptação ou investigação no uso de experimentos para o Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

 

EIXO 4 - Formação inicial e continuada de professores de Ciências

Pesquisas que investigam a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

 

EIXO 5 - História e Filosofia da Ciência no ensino

Pesquisas que se baseiam na História da Ciência para elucidar e/ou divulgar as contribuições históricas dos cientistas no campo do conhecimento da Biologia, da Física e da Química.

 

EIXO 6 - Tecnologias Digitais e inovação no Ensino de Ciências

Pesquisas que utilizam ou estudam a tecnologia digital/inovação nos processos educativos no âmbito do Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

 

EIXO 7 - Ambientes de aprendizagem para o Ensino de Ciências

As pesquisas em ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) que utilizam outras abordagens metodológicas que não estão contempladas nos itens anteriores.

 

IMPORTANTE:

Prezado autor, fique atento e confira o cabeçalho de autores, que deve constar no template do resumo, no momento da submissão de seu trabalho:

1- Confirmar se SOMENTE o nome do autor que apresentará o trabalho está sublinhado e somente o e-mail deste está descrito.

2- Verificar a numeração e ocupação/função dos autores com os números sobrescrito. O número de identificação deve ser REPETIDO, caso os autores possuam ocupação/função em instituições iguais.

3- Deve ser inserida apenas a sigla da instituição e campus, se houver.

4- Indicar SOMENTE uma ocupação/função por autor.

 

ATENÇÃO:

- Somente um apresentador por trabalho.

- Todos os apresentadores deverão chegar com uma hora de antecedência para a sua apresentação e só poderão sair ao final da sessão.

- Somente receberão certificados os autores cujo trabalho for apresentado.

- Haverá premiação/menção honrosa de melhor trabalho apresentado por sessão oral (desde que sejam cumpridos os itens acima).

 



CONHEÇA OS PALESTRANTES

 Murilo de Oliveira Souza

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Mestre em Química pela UFES - Química Analítica (2015). Doutor em Ciências Naturais na Universidade Estadual do Norte Fluminense (2021), com doutorado sanduíche no Centro de Investigaciones Energeticas, Medio-Ambientales y Tecnologicas (CIEMAT - Madrid/España). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) - Campus Itaperuna-RJ. Experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Quimiometria, Técnicas Espectroanalíticas (AAS e ICP OES) e Cromatográficas (HPLC e GC/MS). É coordenador do Grupo de Pesquisa LAQUA (Laboratório de Análises Químicas e Agroambientais) certificado pela instituição e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2017. As linhas de pesquisa são direcionadas a aplicação de métodos quimiométricos em estudos ambientais (Química Atmosférica e Poluição do Ar) e em alimentos (Autenticidade de Alimentos). Atualmente está como coordenador de Pesquisa e Inovação do IFF Campus Itaperuna e atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais PGCN/UENF.

 

Aline Chaves Intorne 

     

 

 

 

 

Aline Chaves Intorne possui Bacharelado em Ciências Biológicas (2006), é Mestre (2008) e Doutora (2012) em Biociências e Biotecnologia com ênfase em Biologia Molecular e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), tendo reallizado seu doutorado sanduíche na Texas A&M University. No seu pós-doutorado atuou junto ao Laboratório de Ciências Ambientais da UENF no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais. Atualmente é professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e orienta alunos nos programas de pós-graduação da UENF de: Biociências e Biotecnologia, Ciências Naturais e Biotecnologia Vegetal, e vem trabalhando com Interação Microrganismo-Planta, Microbiologia Ambiental, Ensino de Ciências e Divulgação Científica.

 

 Bruno dos Santos Esteves

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrientes, macrófitas aquáticas, lagoas costeiras, distúrbios ambientais e limnologia. 



COMISSÃO ORGANIZADORA

SERVIDORES
Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi 
Erika Soares Bull de Nadai 
Franz Viana Borges 
Maria Virginia Claudino Ribeiro 
Milena Goncalves Curcino Vieira 
Sarah da Silva Ferreira 
Sergiane Kellen Jacobsen Will Cirimarco 
Thiago Moreira de Rezende Araujo 
Tiago Desteffani Admiral 
Wagner da Silva Terra 
Johnny Taylor de Oliveira Miranda 
Tiago Fidelis Cruz 
Viviane Freitas dos Santos
 
DISCENTES
Emily Alexandre Santana 
Francielly Rangel Norgueira 
Izamara Rosa Rodrigues 
Jade Barbosa Nunes 
Kissila de Freitas Almeida 
Larissa Rodrigues Ramos
Loranny Jorge Machado da Silva Pessanha 
Maryana da Paixão Santana 
Messyas Alves dos Santos 
Paula Ramos Machado Berto 
Renan de Souza Ferreira 
Rudson Dias Medeiros 
Vicente Vecce Lessa Navega Dias 
 
IDENTIDADE VISUAL
Manuel Felipe Fortunato Conde



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