A extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade e as demandas locais. Torna-se parte essencial do processo de investigação e aprendizagem, como etapa indissociável da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
No curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus Itaperuna, 10% da carga horária é destinada às atividades de extensão curricularizadas, aproximando o estudante das demandas sociais e aperfeiçoando o perfil do egresso.
Assim nasce a 1ª Jornada de Curricularização da Extensão, com a proposta de fomentar e dar visibilidade às ações extensionistas do curso e se tornar um instrumento de apoio ao desenvolvimento de competências previstas no projeto pedagógico.
Nessa primeira edição, estudantes do terceiro período de Engenharia Mecânica observaram e entrevistaram moradores de Itaperuna em um processo de escuta ativa, identificando problemas estruturantes e debatendo possíveis soluções introdutórias de engenharia.
Após essa etapa, o evento contará com dois painéis em uma programação prevista para .