Apresentação
Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2019, o IFFluminense Campus Campos Centro irá sediar o I Encontro dos Programas Institucionais de Formação de Professores do IFFluminense (I ENPROFORP), o qual congregará o II Seminário Institucional do PIBID, o I Seminário Institucional da Residência Pedagógica e o I Seminário Institucional do PET, com o intuito de apresentar às comunidades acadêmica e externa as realizações dos três programas de formação de professores atuantes hoje no IFFluminense, em diferentes segmentos educacionais: o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), a Residência Pedagógica (RP) e o Programa de Educação Tutorial (PET), coordenados, respectivamente, pelos professores Franz Viana Borges, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel e Wander Gomes Ney.
Nesse sentido, o I ENPROFORP propõe a ser um espaço de discussões profícuas para aqueles que atuam hoje na área da Educação, tais como professores, pedagogos, licenciandos, tutores e preceptores, a fim de trocar, por meio de diversas manifestações (conferências, mesas-redondas, rodas de conversas e minicursos), experiências advindas da atuação em campo dos programas PIBID, RP e PET, de modo que possamos fazer, além de uma reflexão crítica sobre a Educação brasileira, repensar a qualificação e a formação de professores do ensino básico.
Assim sendo, convidamos todos que se preocupam com os rumos da Educação no Brasil a se juntar a nós no I ENPROFORP, porque, como bem disse Geraldo Vandré em Caminhando, “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
Locais dos Minicursos
Para acessar os locais no minicursos clique AQUI.
Orientações para Inscrição:
1. CADASTRE-SE (clique no botão <REALIZAR INSCRIÇÃO>; você receberá um e-mail de confirmação);
2. INSCREVA-SE NO I ENPROFORP (I Encontro dos Programas Institucionais de Formação de Professores do IF Fluminense)
3. PARTICIPE DAS ATIVIDADES, (clicando em 4 de Dezembro e depois em <+ PARTICIPAR> na frente do minucurso da sua preferência). OBS: Só é permitida a inscrição em 1 minicurso, pois todos acontecerão no mesmo horário.
4. SUBMETA SEU TRABALHO (clicando em <Submissão de Trabalhos> na faixa superior da página).
Programação
15:30
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Apresentação de trabalhos
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18:30
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Esportes de raquete na Educação Física Escolar
Minicurso
Marilza Rangel Barreto Boynard e Maria Helena Silva Sardinha Simões (Colégio Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto)
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A aplicação do Kahoot como recurso pedagógico para a ressignificação do aprendizado
Minicurso
Anderson Barbosa de Lima (IFF-campus Centro) e Willian Vasconcellos Ribeiro (IFF-campus Centro)
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Desvendando à Língua Brasileira de Sinais de Forma Prazerosa
Minicurso
Cristiaine Silva Ribeiro (IFF campus Centro)
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Jogos Lúdicos e Prática Experimental como Recurso de Aprendizagem
Minicurso
Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre (SEEDUC), Bruna de Souza Tavares Crespo (IFF), Ilce Helena Pinto Vasconcelos (IFF), Kissila de Freitas Almeida (IFF), Jeferson Dias Cardoso Instituto (IFF)
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Propostas metodológicas para o uso de recursos audiovisuais na construção dos conceitos geográficos
Minicurso
Carlos Frederico Rangel de Almeida Ribeiro (IFF-campus Centro) e Patricia Mendes de Abreu Braga (IFF-campus Centro)
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Ensino de Gramática em perspectiva sistêmico-funcional
Minicurso
Marcos Vinicius de Souza Gomes (IFF)
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Oficina de Teatro: Cultura afro-brasileira como caminho para uma construção cênica
Minicurso
Patrick Lian Pereira Lopes (IFF campus Centro)
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Células: abordando o tema através de uma sequência pedagógica dinâmica e contextualizada
Minicurso
Murilo de Almeida Santos (29 de Maio – PMCG), Crisla Barreto Pessanha (IFF), Juliana Monteiro da Silva (IFF), Ricardo Manhães (IFF) Filho
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Duração: Iniciação musical utilizando o corpo como ferramenta.
Minicurso
Ivana Cabral Almeida e Leonardo Couto (IFF campus Guarus)
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Base Nacional Comum Curricular e Educação Física: diversificando as práticas corporais no contexto escolar
Minicurso
Erica Pereira Neto, Samara Moço Azevedo (IFF campus Centro)
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Estratégias para inclusão de alunos com diferentes níveis de desenvolvimento nas aulas de educação física
Minicurso
Anete Ribeiro da Gama (IFF campus Guarus)
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Conexões entre a qualidade de vida, a educação, a ciência e a tecnologia
Minicurso
Victor Hugo Pereira Franco (IFF campus Centro)
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A Ressignificação Crítica dos Sentidos e Saberes Atribuídos à Tecnologia: possibilidades didáticas para o ensino de Geografia
Minicurso
Larissa Salarolli Ruis (UENF)
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O estágio no movimento da formação docente
Minicurso
Edalma Ferreira Paes, Géssie Justo Borges, Mirella da Cruz Caetano, Sttefanni Marins da Silva Oliveira (IFF campus Centro)
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O uso do QR Code como recurso pedagógico
Minicurso
Elizabeth Freitas Barreto da Silva Paes, Fernanda Soares Luz, Tatiana Ribeiro Fernandes, Valéria Nascimento Moreira, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF campus Centro)
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APRENDIZAGEM ATIVA: ESTUDO DE CASO E PEER INSTRUCTION
Minicurso
Larissa Machado Antonio; Graziele Ribeiro dos Santos; Lauro Alves Machado Ferreira; Marcely Pereira Ribeiro; Márcio de Freitas Azevedo, Wander Gomes Ney (IFF campus Centro)
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Educação Ambiental e Ensino De Ciências: Reciclagem Para Construção de uma Tabela Periódica Interativa
Minicurso
Luciana Andrade Tostes Lopes (IFF), Amanda José da Silva Seares (IFF), Elianna Menezes Santana (IFF), Glendha Ribeiro Fonseca (IFF), Klarissa Gomes da Silva (IFF), Laura Maria Das Chagas Bernardo (IFF), Maísa Pereira Marcilio (IFF), Thaynara da Silva Francisco (IFF), Yandra da Silva Flor (IFF)
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Material didático hipertextual nas aulas de Literatura
Minicurso
Alini Cardozo dos Santos Paravidini (IFF)
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Relações entre conceitos geográficos, pensamento espacial e o jogo de Xadrez
Minicurso
Ralfe de Souza Medeiros da Silva (Prefeitura Municipal de Italva/RJ)
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Método Jigsaw: Apresentação de um método cooperativo
Minicurso
Alice Tavares Martins Sobrinho, Laíza Pessanha Pereira, Lara Azeredo Braz, Maria Eduarda Soares Leite Rangel, Yasmim Barbosa Padilha de Souza (IFF campus Centro)
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O uso de jogos no ensino da Geografia
Minicurso
Rafael Freitas Bezerra e Gabriel de Souza Crespo da Silva (IFF campus Centro)
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Utilização de instrumentos geométricos nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental
Minicurso
Gabriel Abreu Moreira (IFF), Henrique Faria Nogueira (IFF), Josiliane Santos do Rosário (IFF), Nathália da Silva Machado Vieira (IFF), Xayenne Freitas Batista Ramos (IFF)
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Máscaras sonoras: Relato de experiência dos Bids Teatro
Minicurso
Maylin Rosa Gonçalves (IFF), Bruna Jesus De Andrade “Morgana” (IFF), Dinah Bense Viera (IFF), Jonas Alves De Menezes (IFF)
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Uso pedagógico do ábaco para o ensino dos algoritmos de adição e subtração
Minicurso
Alice Pereira Stellet de Menezes (IFF), Bruna Machado de Sá (IFF), Giullia Gomes Faes (IFF), Lethícia Emily Cardoso Fernandes (IFF)
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Uma proposta para o ensino de frações equivalentes com adaptação do jogo UNO
Minicurso
Hallef Julia Macabu (IFF), Hiury Lima do Rosário (IFF), Joel Costa Martins (IFF), Laisa Suprani Rocha (IFF), Leomario Ribeiro Maciel da Silva (IFF)
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Credenciamento
Ministrante:
Local:
Espaço Raul Linhares
Data e hora:
03/12/2019 - 15:00 às 19:00
Exposição com fotos e trabalhos mostrando o histórico de ações dos programas institucionais que contribuem para formação de professores no IF Fluminense.
Ministrante:
Local:
Saguão do quarto andar (bloco G)
Data e hora:
03/12/2019 - 16:00 às 22:00
Presidente do FORPIBD/RP
Ministrante:
Nilson de Souza Cardoso
Local:
Auditório Cristina Bastos
Data e hora:
03/12/2019 - 19:00 às 20:30
A definir
Ministrante:
Local:
Auditório Cristina Bastos
Data e hora:
03/12/2019 - 20:30 às 21:30
Apresentação de trabalhos no formato Roda de Conversa.
Ministrante:
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 15:30 às 17:30
Apresentação dos esportes de raquete para os alunos visando o entendimento tático, os questionamentos analíticos, para assim abordar a técnica. De forma comparacional, faremos a associação dos esportes de raquete, levando ao entendimento das regras básicas, iniciando de forma progressiva e crescente a nível técnico, da modalidade mais simples à complexa. O primeiro momento se dará com a apresentação do material a ser utilizado, começando com o frescobol, na abordagem cooperativa no desafio comum entre os participantes. O badminton - mudando a empunhadura, comparado ao frescobol, peso e ainda na abordagem cooperativa no desenvolvimento pedagógico do aprendizado. O beach tennis tem a pontuação similar a do tênis, além dos golpes bem parecidos. Por último, o tênis, com a empunhadura, rede baixa, quadra com marcação e regras básicas individuais. Faremos sequencialmente a parte didático-pedagógica, para haver uma melhor compreensão da modalidade a ser ministrada, adaptando algumas regras devido ao espaço físico para tornar possível executar esse tipo de esporte que, para muitos, é tão “distante”. As habilidades motoras exigidas nestes esportes são as técnicas de rebater - características pouco exploradas nas aulas de Educação Física. A prática da Educação Física nos dias de hoje são estratégias inovadoras que fogem da abordagem tradicional do processo do ensino-aprendizagem. No Brasil, temos uma cultura popular, onde o futebol, esporte de massa nacional, é o principal foco e mais desejado pelos alunos em uma aula de Educação Física. A flexibilidade do profissional de Educação Física em inovar suas práticas de ensino e trabalhar novos conceitos e temáticas em aula, deve ser uma constante. Com as aulas de raquete, por exemplo, a coordenação motora é desenvolvida, aprendendo também o controle da força. O objetivo dessas aulas é fazer com que os alunos adquiram o conhecimento e venham a despertar o gosto por estes esportes, pouco convencionais em aulas diversificadas.
Ministrante:
Marilza Rangel Barreto Boynard e Maria Helena Silva Sardinha Simões (Colégio Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
O Kahoot é um aplicativo digital de aprendizagem que geralmente é utilizado como recurso didático pelos professores para reforçar ou revisar o conhecimento dos conteúdos aplicados nas aulas aos alunos, além de ser um novo método de ensino, diferente das atividades tradicionais da sala de aula. Logo, o uso é indicado como uma metodologia alternativa tecnológica para a consolidação ou ressignificar o aprendizado dos conteúdos. Para utilizar o aplicativo é necessário estar conectado à internet. Ao jogar, ganha mais pontos o grupo que selecionar a resposta correta dentre quatro opções de uma série de perguntas relacionados a um tema escolhido mais rapidamente. Para distinguir os grupos, a identificação se apresenta por cores, formas geométricas diferentes, além de nomes no qual pode nomear-se como quiser. Portanto, o ideal é que o Kahoot seja utilizado por pelo menos dois grupos. Os principais objetivos do minicurso são introduzir a plataforma ainda tão desconhecida no âmbito dos profissionais educacionais e dos licenciandos que futuramente serão educadores, além de propor um novo método pedagógico considerado incomum da rotina vivenciada em sala de aula aos alunos, interligando o uso das tecnologias, algo tão presente na vida da maioria dos estudantes, com a aquisição ou readaptação de conhecimento. A partir do ótimo rendimento e da integração satisfatória das turmas do 7º ano no CEMSTIAC como um dos exercícios organizados pelos bolsistas da licenciatura de Geografia do PIBID em 2018 na instituição, pretende-se com o minicurso, reproduzir a atividade realizada na escola com os participantes, cujo propósito permitirá o acesso total e interação dos integrantes com o aplicativo através de aparelhos eletrônicos como tablets ou celulares. Para um melhor prosseguimento do minicurso, sugere-se dividir os participantes no máximo em cinco trios que irão formar times e responder questões relacionadas à Geografia.
Ministrante:
Anderson Barbosa de Lima (IFF-campus Centro) e Willian Vasconcellos Ribeiro (IFF-campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ao contrário do que muitos pensam, é uma língua reconhecida pela linguística desde a década de 60, tem por pioneiro o linguísta norte-americano Willian Stokoe e possui estrutura gramatical própria, ultrapassando as ideias de ser apenas gestos ou mímicas. Com o intuito de difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de forma prazerosa, proporcionando o aprendizado inicial de uma das línguas oficiais do Brasil, reconhecida pela Lei de n° 10.436 de 2002 e seguindo as diretrizes do decreto de n° 6.562 de 2005 de capacitar docentes a lidar de forma adequada com os alunos surdos, tornando a sociedade falante dessa língua. Este minicurso apresenta a oportunidade para compreensão da Língua de Sinais, na condição de segunda língua (L2), entre os ouvintes, uma vez que é o foco da comunicação viso-gestual, entre os surdos-surdos e surdos-ouvintes, contribuindo para a inclusão deste grupo minoritário, como sujeitos sociais, educacionais, culturais e históricos que compõem o cotidiano. Tendo como metodologia de ensino a proposição de envolver diferentes atividades de formação e práticas da pedagogia visual, como conhecimento do público-alvo, anseios, aplicação de atividades teórico-práticas para melhor intervenção. Desse modo, esperasse a participação do público-alvo nas atividades propostas, intervindo positivamente na formação acadêmica e continuada, de forma a contribuir para inclusão de todos os participantes no processo de ensino do contexto escolar e extraescolar.
Ministrante:
Cristiaine Silva Ribeiro (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Atividades lúdicas e experimentais têm sido apontadas como recursos didáticos para o ensino. Neste contexto, o presente minicurso tem como objetivo apresentar exemplos de práticas com foco na ludicidade e na experimentação, a fim de auxiliar professores e futuros licenciados no ensino de temáticas de Ciências em nível fundamental. A proposta do minicurso surgiu a partir de ações desenvolvidas e validadas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) em escola pública parceira. No minicurso serão apresentadas algumas dessas ações, para fins de oportunizar aos participantes a troca de conhecimento acerca de estratégias diferenciadas de ensino. As práticas com enfoque lúdico envolverão jogos de tabuleiro, jogos de memória, quebra-cabeça, dentre outras. As atividades experimentais demonstrarão experimentos de baixo custo. Todo o material a ser apresentado no minicurso foi produzido e validado pelos bolsistas do programa durante suas inserções em sala de aula. Espera-se, nessa oportunidade, contribuir para formação dos futuros professores, bem como para a capacitação de professores já experientes.
Ministrante:
Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre (SEEDUC), Bruna de Souza Tavares Crespo (IFF), Ilce Helena Pinto Vasconcelos (IFF), Kissila de Freitas Almeida (IFF), Jeferson Dias Cardoso Instituto (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Os conceitos geográficos são ferramentas necessárias para o entendimento do que é a própria geografia e como estes podem ser utilizados para uma melhor percepção de mundo. Através do seu conhecimento, é possível criar a base para a compreensão dos acontecimentos do espaço onde vivemos e fazer uma ponte que ligará a sala de aula ao “mundo exterior”. O minicurso tem por objetivo propor atividades que englobam conceitos geográficos, possibilitando a maior flexibilidade do professor na construção de tais conceitos junto aos alunos, de forma dinâmica e participativa, e não em uma definição breve e rasa. Ressaltaremos a importância de uma metodologia ativa em aula, com o auxílio de recursos didáticos para além daqueles tradicionais, ilustrando questões cotidianas e concretas através das músicas, os noticiários, as representações e as imagens, que serão os recursos audiovisuais utilizados. Não se pretende, com isso, sugerir um receituário a ser utilizado por professores de forma acrítica. Ao contrário, o trabalho evoca o uso de imagens como importantes ferramentas voltadas ao desafio da construção (e não da simples definição dada a priori) de conceitos geográficos, devendo, portanto, ser feitas as devidas adequações aos diferentes contextos educativos. No auxílio da construção do saber geográfico, temos a finalidade de levar um significado para a vida dos alunos, produzindo um novo olhar acerca da geografia. Dando ênfase à prática docente, nos debruçaremos sobre as propostas pedagógicas, trabalhando atividades discursivas e práticas, nas quais serão abordados diferentes conceitos da geografia, fugindo das definições prévias e sem reflexão. Na exposição de cada atividade, os alunos acompanharão e partilharão suas contribuições, individuais ou em conjunto, oralmente e de forma escrita.
Ministrante:
Carlos Frederico Rangel de Almeida Ribeiro (IFF-campus Centro) e Patricia Mendes de Abreu Braga (IFF-campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
A Gramática ou Linguística Sistêmico-Funcional é um modelo científico que ambiciona contribuir com a análise e a compreensão linguística, e também com o processo de ensino de línguas. No Brasil, esse modelo de gramática não é amplamente conhecido e divulgado no contexto educacional, principalmente por não ser empregado (de maneira explícita, em alguns casos) pela maioria dos manuais ou livros didáticos voltados para o ensino de língua portuguesa. Nesse sentido, este minicurso visa, de forma introdutória, apresentar aos professores e aos estudantes de língua materna, principalmente aqueles que atuam na Educação Básica, uma possibilidade de trabalho gramatical distinta da perspectiva tradicional. Pretende-se, ainda, ressaltar um tratamento da gramática que permita reconhecer a utilidade discursiva dos diferentes itens gramaticais em diferentes textos, de modo que essa gramática possa funcionar como ferramenta para a leitura e a produção de textos. Serão feitas análises de textos de gêneros distintos a fim de que, a partir da exposição de modelos de atividade, os cursistas elaborem exercícios de gramática que levem à reflexão sobre uso da língua.
Ministrante:
Marcos Vinicius de Souza Gomes (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Capoeira, dança afro, brincadeiras, cantigas e jogos fazem parte da cultura afro-brasileira. Precisamos conhecê-las a fim de nos apropriarmos dessa bagagem tão rica e profunda. A oficina tem como objetivo propor uma experiência teatral a partir de movimentos corporais, músicas e criação coletiva.
Ministrante:
Patrick Lian Pereira Lopes (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Trata-se de minicurso para a apresentação de técnicas de ensino para o estudo da temática Células, resultado de atividades diferenciadas desenvolvidas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Ciências da Natureza, em parceria com Escola Municipal de Campos. A primeira técnica será ministrada na forma de atividade lúdica. Os participantes aprenderão na prática como utilizar jogos em sala de aula. Dois jogos serão desenvolvidos, sendo um jogo da memória e caça-palavras sobre organelas e suas funções. Em seguida, com a participação do público, será apresentado um experimento para visualização microscópica e extração de DNA de células vegetais tais como, morango, banana, entre outros frutos. Ao final, serão apontadas maneiras de como avaliar tais atividades em sala de aula, bem como divulgar as propostas em meios digitais. Todas as técnicas apresentadas estarão disponíveis em material impresso a ser entregue aos participantes.
Ministrante:
Murilo de Almeida Santos (29 de Maio – PMCG), Crisla Barreto Pessanha (IFF), Juliana Monteiro da Silva (IFF), Ricardo Manhães (IFF) Filho
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
O corpo é peça fundamental para entender o fazer musical, o minicurso propõe uma iniciação musical partindo de uma canção de composição própria, que utiliza partes do corpo (mão, perna e cotovelo) como exemplo de duração de figuras rítmicas (semínima, colcheia e semicolcheia). A composição também trabalha a noção de pausa, composição rítmica por parte dos alunos, regência livre e prática em conjunto. Tem o objetivo de iniciar os participantes musicalmente, mostrando aos mesmos que é possível utilizar o corpo como ferramenta facilitadora para entender o parâmetro de som Duração. A primeira atividade consiste em aprender a canção criada pelo primeiro autor do minicurso (Ivana Cabral), em seguida, trabalhar percussão corporal proposta pela canção para que todos possam utilizar o corpo como recurso didático. Posteriormente, trabalhar pausa com os participantes, pedindo para que todos cantem a canção, junto com a percussão corporal e que façam pausa em determinados momentos da música. A segunda atividade propõe ligar as partes do corpo que são citadas na letra da música (mão, perna e cotovelo) e utilizar suas separações silábicas como ligação para figuras rítmicas (semínima, colcheia e semicolcheia). Tendo o entendimento por parte dos participantes em relação a associação das palavras com as figuras rítmicas, daremos início a leitura rítmica utilizando semínima, colcheia e semicolcheia no ritmo da canção e criaremos sequencias rítmicas utilizando essas mesmas figuras. Para finalizar o minicurso os participantes irão fazer uma leitura rítmica e percussão corporal de acordo com as figuras rítmicas que serão escritas no quadro e poderão também, criar sequencias rítmicas para que os outros alunos possam efetuar a leitura.
Ministrante:
Ivana Cabral Almeida e Leonardo Couto (IFF campus Guarus)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
O cenário educacional tem se transformado constantemente e isso tem exigido do
profissional da educação uma permanente atualização, em especial dos profissionais
da educação física, pois o avanço tecnológico, através da mídia e da informática, tem
alterado significativamente o comportamento das crianças e adolescentes, e isso
influencia diretamente no contexto da Educação Física Escolar. Recentemente, com a
aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), verifica-se uma necessidade
de reflexão sobre a prática do professor frente aos novos desafios do processo de
ensino e aprendizagem. A educação física estruturada na BNCC, visa se opor na
fundamentação de esportes tradicionais que por muito tempo foram as atividades
predominantes nas aulas de educação física, diversificando as práticas corporais no
contexto escolar. Nesse sentido, o presente minicurso tem por objetivo proporcionar aos
licenciandos de Educação Física uma reflexão sobre a BNCC e seus conceitos básicos.
O minicurso terá característica teórico-prática e será dividido em duas etapas: no
primeiro momento, será realizado um estudo teórico sobre o texto da BNCC para a
compreensão das mudanças, dos desafios e das possibilidades de se trabalhar no
contexto escolar com base no referido documento; já na segunda etapa, será realizada
uma prática em que será exposto conteúdos que versem desde o currículo e movimento
até as brincadeiras e jogos populares, com o objetivo de contribuir para a formação dos
licenciandos, visando auxiliá-los em sua prática enquanto futuros professores. A parte teórica será ministrada por uma professora da área pedagógica e a parte prática será
ministrada por uma professora da Licenciatura em Educação Física, ambas do quadro
docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus
Campos Centro.
Ministrante:
Erica Pereira Neto, Samara Moço Azevedo (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
experiências. Para alguns, prazer, autoconfiança e alegria. Para outros, vergonha e
medo. Embora a educação física não se reduza à aprendizagem de gestos motores, a
utilização de movimentos durante as atividades revela as experiências motoras e o
nível de aptidão dos alunos, o que pode gerar inibição e até afastar crianças e
adolescentes das atividades físicas. É desejável que todos os alunos obtenham prazer
e conhecimentos nas aulas de educação física escolar, para que tenham vontade de
continuar praticando atividades físicas ao longo da vida e não se tornem adultos
sedentários. Planejar as atividades de forma a promover o envolvimento e o
desenvolvimento de todos, por vezes, é um desafio para o professor. A diversificação
dos conteúdos e a forma de organização das atividades, a utilização da regra como
instrumento de convívio, o incentivo à criatividade e à autonomia são recursos que o
professor pode utilizar para que cada aluno perceba que é capaz e se sinta estimulado
a aprender. Esse minicurso tem por objetivo discutir e compartilhar alternativas para a
inclusão de todos os alunos nas aulas de educação física. Refletindo sobre os
diferentes conteúdos em suas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, os
participantes buscarão alternativas para que as atividades se tornem possíveis para
todos. Serão realizados exercícios e jogos, buscando se flexibilizar a forma de se
obter êxito e criar um ambiente de aceitação mútua e confiança, propício à inclusão e
à cooperação. Espera-se contribuir para uma melhor percepção do significado da
educação física escolar para os alunos e também proporcionar aos professores um
olhar mais atento às necessidades de cada aluno.
Ministrante:
Anete Ribeiro da Gama (IFF campus Guarus)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Os professores necessitam adequar sua postura para que se tornem mais participativos, solidários, intelectuais, mediadores, transformadores de seu ambiente, democráticos, criativos e, fundamentalmente, reflexivos, produtores de conhecimento com sentido e significado, tendo, no horizonte, uma sociedade mais justa e humana. Porém, não deve deixar de se preocupar com sua qualidade de vida. Para isso, teremos como objetivos: 1) analisar a relação entre docência, Educação e Qualidade de Vida a partir de sua totalidade/complexidade; 2) analisar e compreender os conceitos de qualidade, de vida e de qualidade de vida; 3) discutir sobre a influência da Ciência e da Tecnologia na qualidade de vida e na Educação. Alguns dos conteúdos a serem aborados serão: conceitos relacionados à qualidade de vida; “Vida conectada" e tecnologias; “Conhecimento prudente para uma vida decente" (Boaventura Santos); Visão holística da vida; Papel da Educação na busca pela qualidade de vida.
Ministrante:
Victor Hugo Pereira Franco (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
No ensino de Geografia, a criticidade e a experimentação ocupam lugares importantes na relação entre teoria e prática no processo de construção do conhecimento. Atualmente, como possibilidade de promover novas abordagens didáticas, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, tem sido comumente atribuído em teorias deterministas e práticas instrumentalistas, dominantes nos debates acadêmicos e nos diversos espaços de circulação e produção de sentidos. Almejando-se distanciar do uso linear, operacional e inexpressivo das tecnologias para além das apropriações unívocas e vazias de sentido na esfera educativa, o presente minicurso buscará, junto aos participantes, um olhar sobre as perspectivas filosóficas e contra-hegemônicas acerca do uso das tecnologias, com intuito de elucidar novos significados e possibilidades para o ensino de Geografia. Adotando a Teoria Crítica da Tecnologia, a fim de intencionar um processo reflexivo de manifestação pedagógica, o minicurso se constituirá em duas dimensões: a) reflexão teórica sobre o papel pedagógico da tecnologia por meio de metodologias ativas: será estimulada a percepção demonstrativa, investigativa e problematizadora, indicando peculiaridades e potencialidades das tecnologias digitais e analógicas no ensino de Geografia; b) reelaboração de práticas pedagógicas: por meio da rotação por estações de aprendizagem, serão pesquisadas, analisadas e reelaboradas diferentes práticas pedagógicas para o ensino de Geografia, buscando tecer novos sentidos à tecnologia, transcendendo às discussões guiadas, permeadas pela perspectiva investigativa e problematizadora. Por fim, os significados atribuídos pelos grupos, serão socializados entre todos. Desta forma, o minicurso dará luz à importância da filosofia da tecnologia como eixo da prática pedagógica, a fim de manifestar ações mais conscientes, nas quais os futuros professores de Geografia sejam capazes de julgar, avaliar, decidir, ressignificar e contribuir para o desenvolvimento de possibilidades didáticas a partir do uso de tecnologias digitais e analógicas condizentes com diferentes realidades educacionais.
Ministrante:
Larissa Salarolli Ruis (UENF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Com enfoques variados, o estágio supervisionado na formação de professores destaca-se pelo seu papel formativo no eixo teórico-prático, sendo responsável pela inserção do licenciando na escola-campo. Embora estudos apontem fragilidades que permeiam os movimentos na relação estagiário, escola básica, prescrições legais, etc; a importância dessa etapa formativa é reconhecida como significativa na construção da identidade docente, visto que envolve pressuposições sobre o outro, seus fazeres e saberes. Esta vivência constitui-se numa dinâmica capaz de oferecer múltiplas possibilidades de ressignificações da profissão. Sem encerrar o estágio em suas próprias molduras, este minicurso terá como foco problematizar o papel mobilizador do estágio sobre o ser professor, a partir de referenciais teóricos que embasam a temática, apresentando também resultados de pesquisas realizadas com licenciandos e egressos do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro. Visando o diálogo com os participantes, questões problematizadoras sobre o assunto nortearão as discussões finais. Como desfecho dos argumentos apresentados, espera-se contribuir com os sentidos que estes sujeitos vão atribuindo aos saberes adquiridos nestas experiências e sobre o papel que este componente desempenha na formação docente.
Ministrante:
Edalma Ferreira Paes, Géssie Justo Borges, Mirella da Cruz Caetano, Sttefanni Marins da Silva Oliveira (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em especial, as móveis, estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas (ALMEIDA, 2016). Sociedades digitalizadas demandam escolas preparadas para lidar com as TDIC e com as transformações culturais delas decorrentes. Ao invés de ser um transmissor de informações – como se esperava na tendência tradicional (LIBÂNEO, 2003) – é importante que o professor seja mediador do processo de construção de conhecimento realizado pelo aluno. Assim, necessita-se da adoção de práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo discente. Neste contexto, o minicurso tem por objetivo provocar reflexões sobre a relevância do uso das TDIC no âmbito escolar. Pretende-se ainda apresentar e experimentar algumas sugestões de utilizações pedagógicas do recurso digital QR Code. Espera-se, com a discussão teórica e a realização do minicurso de QR Code, que os professores em formação percebam a importância de práticas pedagógicas que possam dar novos significados aos processos de ensino e de aprendizagem em contexto escolar, sobretudo no que diz respeito ao uso das TDIC.
Ministrante:
Elizabeth Freitas Barreto da Silva Paes, Fernanda Soares Luz, Tatiana Ribeiro Fernandes, Valéria Nascimento Moreira, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
As metodologias ativas de ensino têm como proposta enfrentar desafios frente a práticas de ensino tradicionais em que a participação dos alunos nas aulas tem sido predominantemente passiva. Tendo em vista, portanto, a relevância desses métodos no ensino, torna-se necessário a disseminação dessas metodologias entre docentes e licenciandos. Nesta perspectiva, o minicurso tem o intuito de apresentar a aprendizagem ativa e os métodos de ensino Peer Instruction e Estudo de caso. Além disso, objetiva-se trabalhar esses métodos de modo a apresentar suas aplicabilidades em diversas áreas do conhecimento. Para isso, será apresentado aos participantes o método Estudo de Caso no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas e solicitado a elaboração de um caso. Em seguida, será apresentado e aplicado o método de ensino Peer Instruction por meio de uma dinâmica. Neste contexto, a metodologia do minicurso consistirá em seis etapas: Relatos de experiências acerca de métodos de ensino vivenciados pelos participantes; Apresentação por meio de slides e discussões dos fundamentos históricos e teóricos da aprendizagem ativa e do método Estudo de caso; Elaboração e apresentação de um Estudo de Caso pelos participantes; Apresentação por meio de slides e discussões sobre o método Peer Instruction para diferentes áreas do conhecimento; Aplicação do método de ensino Peer Instruction com a utilização do aplicativo Socrative e de flash cards; Discussões acerca dos métodos ativos de ensino e suas aplicabilidades nas diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, almeja-se que o minicurso “Aprendizagem ativa: Estudo de caso e Peer Instruction” colabore na complementação acadêmica de licenciandos e docentes.
Ministrante:
Larissa Machado Antonio; Graziele Ribeiro dos Santos; Lauro Alves Machado Ferreira; Marcely Pereira Ribeiro; Márcio de Freitas Azevedo, Wander Gomes Ney (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Dentre as constantes preocupações ambientais na atualidade, tem se difundido a política do reduzir, reciclar e reutilizar. Nesse contexto, em atividades desenvolvidas por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Ciências da Natureza, em parceria com Escola Municipal de Campos, foi construída com material reciclável e disponibilizada à comunidade escolar uma Tabela Periódica Interativa. O presente minicurso apresentará as etapas de construção dessa tabela, destacando o papel fundamental da reciclagem, bem como o aproveitamento de materiais de baixo custo para fins de ensino. Serão também discutidas formas diferenciadas de se utilizar a Tabela no ambiente escolar, explorando assuntos relacionados à história da descoberta dos elementos, bem como sua aplicação no cotidiano. Espera-se com o minicurso contribuir para formação dos futuros professores, bem como para a capacitação de professores já experientes.
Ministrante:
Luciana Andrade Tostes Lopes (IFF), Amanda José da Silva Seares (IFF), Elianna Menezes Santana (IFF), Glendha Ribeiro Fonseca (IFF), Klarissa Gomes da Silva (IFF), Laura Maria Das Chagas Bernardo (IFF), Maísa Pereira Marcilio (IFF), Thaynara da Silva Francisco (IFF), Yandra da Silva Flor (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
O ensino de Literatura no cenário contemporâneo evidencia o crescente interesse pelo emprego de novas estratégias de ensino frente ao modelo tradicional, no qual o professor tem por função primordial a transmissão do conhecimento, enquanto o aluno tende a assumir o papel de mero receptor de informações. Dessa forma, assiste-se à ampliação da discussão sobre o uso de metodologias pautadas na dialogicidade, que integrem cotidiano do aluno e currículo escolar. Nesse contexto, incluem-se as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), cuja aplicação visa à aproximação do fazer educativo à realidade discente. Dentre as tecnologias disponíveis, destaca-se o hipertexto como um novo modo de organização textual, permitindo relações com outros textos e mídias diversas. O uso de hipertextos permite convergir diferentes campos e formas de aprender e ensinar, fazendo da sala de aula um ambiente contextualizado, de interação, que envolve práticas inovadoras e integra tecnologia e cotidiano. Assim, o objetivo do minicurso “Material didático hipertextual nas aulas de Literatura” é apresentar a conceituação de hipertexto a professores de língua e literatura e licenciandos em Letras, e auxiliá-los a produzirem materiais didáticos com recursos de hipertextualidade, de modo que possam adaptar suas aulas à nova configuração solicitada pelos nativos digitais. A primeira parte do minicurso englobará uma conceituação acerca do tema hipertexto, a partir da leitura de textos teóricos. Em seguida, serão apresentadas diferentes ferramentas que podem auxiliar os professores e futuros docentes na produção de materiais didáticos para a era digital e, por fim, serão desenvolvidas algumas atividades práticas.
Observação: Para este minicurso é necessário que o participante traga seu smartphone.
Ministrante:
Alini Cardozo dos Santos Paravidini (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
O jogo dos reis, como também é conhecido o jogo de xadrez, ainda encanta jogadores pelo mundo todo. O raciocínio lógico, a tomada de decisão, a paciência e a memorização são atributos passíveis de serem potencializados a partir da prática do jogo de xadrez. Contudo, a essência espacial do jogo também cabe ser destacada. A disputa territorial, o domínio de setores dos tabuleiros, o controle das casas centrais e a mobilidade das peças evidenciam o caráter espacial do xadrez. Nesse sentido, é possível considerar o jogo de xadrez como instrumento didático para o ensino de conceitos centrais da Geografia e para o exercício do pensamento espacial. Dentre os conceitos se destaca o território, uma vez que o jogo representa uma disputa territorial entre dois exércitos. No que tange ao pensamento espacial, será destacado as oitos modalidades do mesmo: comparação espacial, analogia espacial, aura espacial, transição espacial, associação espacial, hierarquia espacial, padrões espaciais e regionalização. A oficina terá três momentos. No primeiro momento será ensinado o movimento das peças do jogo, assim como as regras básicas do mesmo. É importante que no primeiro momento os participantes joguem uma partida de xadrez, com o intuito de sistematizarem as informações apresentadas. No segundo momento haverá a exposição do arcabouço teórico que embasa a proposta do minicurso. No terceiro momento será pedido aos participantes que proponham um plano de aula que utilize o jogo de xadrez em algum conteúdo da Educação Básica. Os jogos de xadrez, assim como os tabuleiros serão disponibilizados pelo ministrante da oficina.
Ministrante:
Ralfe de Souza Medeiros da Silva (Prefeitura Municipal de Italva/RJ)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Percebe-se que a educação brasileira é marcada predominantemente por práticas tradicionais de ensino, sendo os alunos agentes passivos no processo de aprendizagem. Em contraponto a essas estratégias tradicionais, tem-se a utilização de métodos que visam a promoção da autonomia do aluno. A aprendizagem cooperativa, uma dessas alternativas, baseia-se em uma natureza social, que busca estabelecer uma maior participação do aluno e interação com o conteúdo proposto. Dentre os métodos de cooperação destaca-se o Jigsaw, que se fundamenta em um conjunto de procedimentos específicos voltados ao desenvolvimento de competências cognitivas. O minicurso tem como objetivo: apresentar o Jigsaw como um método cooperativo e ativo da aprendizagem, permitindo que participantes de diferentes áreas do conhecimento interajam com os demais, através de discussões e debates a fim de solucionar determinado problema; mostrar aos participantes que as metodologias cooperativas podem ser aplicadas em qualquer área ou nível de ensino; apresentar as metodologias cooperativas da aprendizagem como uma alternativa à práticas de ensino tradicionais. O método Jigsaw funciona em três etapas, a primeira etapa consiste na divisão dos alunos em grupos onde cada integrante receberá um texto diferente, a respeito do mesmo tema. Esses grupos são chamados de grupos base. Feito isso, os participantes devem responder uma questão problema acerca do tema, antes da leitura dos textos. Em seguida, os integrantes de cada grupo que tiverem adquirido o mesmo texto formarão os grupos de especialistas. Esses especialistas irão discutir sobre o texto específico, a fim de obterem respostas e ideias convergentes acerca do assunto. Por último, os alunos devem retornar aos grupos de base, apresentando os conhecimentos e conclusões obtidos nos grupos de especialistas, de modo que seja possível responder a questão problema de maneira mais aprofundada. Neste minicurso, o método será aplicado usando textos relacionados a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.
Ministrante:
Alice Tavares Martins Sobrinho, Laíza Pessanha Pereira, Lara Azeredo Braz, Maria Eduarda Soares Leite Rangel, Yasmim Barbosa Padilha de Souza (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
O ensino lúdico, através de jogos, traz mais divertimento e entusiasmo a alunos de
todas as faixas etárias, sendo uma importante ferramenta metodológica que ajuda a
desenvolver, no educando, habilidades cognitivas; capacidade de reflexão; percepção
e outras habilidades importantes para o desenvolvimento do ser humano.
Este minicurso nasce da vontade de dois bolsistas e suas experiências no exercício de
suas funções como PIBIDIANOS, a fim de expor os impactos das atividades com
jogos analógicos e digitais elaboradas no espaço da sala de aula. Tem-se, como
objetivos, realizar uma atividade de criação de jogo analógico em grupo visando
elucidar para os participantes o processo de criação e participação de uma atividade
lúdica; expor a elaboração de jogos no ensino de geografia e seus impactos; além de
tentar tornar o ensino de Geografia ou qualquer outra área do conhecimento mais
prazerosa para ambas as partes, considerando que o conhecimento é construído e
moldado em conjunto por alunos e professores no ambiente escolar. Dentro disso o
cronograma das atividades está dividido em cinco momentos. Primeiro momento:
introdução teórica. Segundo momento: exposição de experiências e resultados obtidos
através do PIBID e breve relato sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência. Terceiro Momento: proposta de criação, em grupos, por parte dos
participantes de um jogo simples, funcional e rápido com determinados temas
pré-estabelecidos. Quarto momento: apresentação das propostas aos demais grupos.
Quinto momento: Discussão sobre a prática e finalização do minicurso. Cada
momento com previsão de quarenta e cinco minutos de duração.
Ministrante:
Rafael Freitas Bezerra e Gabriel de Souza Crespo da Silva (IFF campus Centro)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
A Geometria é fundamental para resolver diversos problemas do mundo físico, não se restringindo apenas a disciplina de Matemática, mas também a várias outras áreas do conhecimento, pois engloba o estudo de um vasto conjunto de conceitos e procedimentos. Com isso, a parte teórica da Geometria é reforçada pelo Desenho Geométrico que é uma disciplina autônoma que amplia a visão do aluno, colabora no entendimento das propriedades geométricas e contribui para a concretização desses conhecimentos. Este minicurso, promovido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro, tem como objetivo aprimorar a compreensão de ângulos por meio das Construções Geométricas e relatar a experiência sobre a aplicação de um projeto, a respeito desse conteúdo, numa turma do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campos dos Goytacazes. A pesquisa foi qualitativa, que busca compreender e descrever determinados fenômenos e não somente quantificar, do tipo intervenção pedagógica, no qual o professor realiza interferências (mudanças, inovações) no processo de ensino e aprendizagem do aluno. O minicurso será realizado em duas etapas: (i) apresentação sobre todos os encontros que ocorreram para a aplicação da sequência didática, elaborada no projeto, destacando a atuação e o desempenho dos alunos com relação à utilização dos instrumentos geométricos; e (ii) realização de atividades, utilizando régua, compasso, par de esquadros e transferidor para construir, medir e verificar as definições de diversos entes geométricos.
Ministrante:
Gabriel Abreu Moreira (IFF), Henrique Faria Nogueira (IFF), Josiliane Santos do Rosário (IFF), Nathália da Silva Machado Vieira (IFF), Xayenne Freitas Batista Ramos (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
A partir da experiência dos Bids de Teatro do C. E. Thiers Cardoso, durante o quarto bimestre do ano letivo, com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental o projeto máscaras sonoras desenvolve-se, em formato de oficina a apresentação das vivências e saberes adquiridos durante a execução do projeto. Máscaras sonoras busca a criação de máscaras que produzem som a partir de materiais reciclados, bem como a ampliação da percepção sonora e a ampliação das possibilidades num corpo extracoditiano, a partir da neutralidade de cada máscara. A oficina permite ter contato por meio da confecção manual e improvisação alternativas entre o som, a forma e o corpo que serão experimentadas e desenvolvidas em conjunto. Os participantes devem estar de roupa confortável e se possível trazer materiais recicláveis de casa.
Ministrante:
Maylin Rosa Gonçalves (IFF), Bruna Jesus De Andrade “Morgana” (IFF), Dinah Bense Viera (IFF), Jonas Alves De Menezes (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Antigamente, os homens usavam objetos para registrar quantidade, como pedras e galhos, ou até mesmo marcas na areia. Com a crescente necessidade de se fazer cálculos cada vez mais complexos, foi criado um instrumento denominado ábaco, que é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, que representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, etc). Cada bastão é composto por dez “bolinhas”, que simbolizam as unidades de cada casa decimal. Apesar de ser muito antigo e de grande utilidade para o ensino, muitas pessoas ainda não o conhecem, já que com o desenvolvimento da tecnologia, as calculadoras e softwares fazem contas de forma muito mais rápida e fácil. Neste trabalho, pretendemos abordar inicialmente o contexto histórico do surgimento desse dispositivo e da sua contribuição na aprendizagem de operações matemáticas, levando o aluno a construir o conceito de adição e subtração de números naturais por meio do seu uso. Desejamos discutir também a respeito do sistema posicional dos números da base dez, buscando evidenciar as relações entre as casas decimais. Para isso, serão realizadas atividades investigativas com o objetivo de induzir o aluno participante deste minicurso a compreender a posição relativa dos números nas operações acima citadas e realizar de forma mais consciente o “vai um” nas contas, o que já é naturalizado pelo algoritmo e, muitas vezes, imposto sem significação durante a aprendizagem, com auxílio do ábaco. O presente trabalho também tem como objetivo relatar a experiência das licenciandas e a percepção da análise das respostas dos alunos da aplicação da sequência didática elaborada, que ocorreu em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campos dos Goytacazes.
Ministrante:
Alice Pereira Stellet de Menezes (IFF), Bruna Machado de Sá (IFF), Giullia Gomes Faes (IFF), Lethícia Emily Cardoso Fernandes (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2019 - 18:30 às 22:30
Pesquisas revelam que o conteúdo de frações representa uma grande dificuldade para os alunos do Ensino Fundamental. Frente a isso, o uso de materiais manipuláveis em sala de aula pode contribuir para uma aprendizagem mais satisfatória do conteúdo de frações. No que se refere à importância da utilização de jogos pedagógicos no ensino desse tópico matemático, autores ressaltam que eles podem influenciar de maneira positiva no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, possibilitando aulas mais dinâmicas e criando a possibilidade de uma aprendizagem mais significativa. O objetivo desse minicurso é apresentar e aplicar uma sequência didática com a utilização de um jogo de UNO adaptado para o ensino de frações equivalentes, de modo a ressaltar a importância desse conteúdo na Educação Básica, bem como debater as possibilidades e desafios da utilização de jogos em sala de aula. Além disso, serão relatados pontos relevantes levantados durante a aplicação da sequência didática em uma turma regular. Serão apresentados os passos para a confecção do material, elaboração do jogo e das atividades desenvolvidas pelo grupo. Aos participantes, será proposta a aplicação de algumas das etapas da sequência didática e do jogo elaborado, em seguida, apresentado o referencial teórico da elaboração do trabalho e as pesquisas que apontam para as possibilidades dos jogos no ensino de frações. Por fim, relatar-se-á ao público os resultados obtidos após a aplicação, pelos alunos do PIBID, em turma regular do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada na cidade de Campos dos Goytacazes e, ainda, sugestões para futuras aplicações da sequência.
Ministrante:
Hallef Julia Macabu (IFF), Hiury Lima do Rosário (IFF), Joel Costa Martins (IFF), Laisa Suprani Rocha (IFF), Leomario Ribeiro Maciel da Silva (IFF)
Local:
A definir
Data e hora:
04/12/2029 - 18:30 às 22:30
Uma conversa com representantes de todos os programas. Momento de troca de experiências entre os participantes.
Ministrante:
Local:
Auditório Cristina Bastos
Data e hora:
05/12/2019 - 15:00 às 17:30
Palestra com o professor Leandro Garcia Pinho
Ministrante:
Leandro Garcia Pinho - Entre currículos e conteúdos: os desafios de uma prática docente significativa
Local:
Auditório Cristina Bastos
Data e hora:
05/12/2019 - 19:30 às 21:00
Premiação dos melhores trabalhos (roda de conversa)
Ministrante:
Local:
Auditório Cristina Bastos
Data e hora:
05/12/2019 - 21:00 às 22:00
Datas Importantes
Data do evento: 03,04 e 05 de dezembro de 2019
Local do evento: IFF campus Campos Centro
Link para inscrição:
Período de inscrições: 28 de outubro a 28 de novembro.
Peíodo de Inscrições em minicursos: 28 de novembro a 28 de novembro.
Período de submissão de trabalhos: 28 de outubro a 22 de novembro.
Período de avaliação dos trabalhos pela comissão científica: 15 a 20 de novembro.
Período de correção e reenvio para avaliação final dos trabalhos: 21 a 26 de novembro.
A inscrição no evento possibilita a participação nas Palestras de Abertura e Encerramento, atividade cultural e como ouvinte nas sessões de Roda de Conversa, mediante disponibilidade de vagas nos auditórios e salas.
Além dessas atividades é possível submeter trabalhos para Roda de Conversa e se inscrever em minicursos (com vagas limitadas).
Local do Evento e Contato
IFFluminense Campus Campos Centro
Endereço: Rua Dr. Siqueira, 273 - Parque Dom Bosco,
Campos dos Goytacazes, RJ
CEP: 28030-130
e-mail: 1encontropfpiff@gmail.com
Telefone Geral: (22) 2726-2800 / (22) 2726-2906
Telefone da Coordenação do PIBID: (22)27262967
Horário de Funcionamento:8h às 22h
Organização
Organizado por Comissão do Evento I ENPROFORP - PIBID/PET/RP
Entrar em contato
Programação
Horário |
03/12 |
15:00 - 18:30 |
CREDENCIAMENTO
(Todos os dias)
Local: Em frente ao Espaço Raul Linhares
(Térreo Bloco A)
|
15:00 - 22:00 |
EXPOSIÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DOS PROGRAMAS NO IFFLUMINENSE*
(Todos os dias)
Local: Espaço Raul Linhares
(Térreo Bloco A)
|
18:00 |
ABERTURA* |
19:00 |
CONFERÊNCIA DE ABERTURA*
Prof. Me. Nilson de Souza Cardoso - FORPIBID/RP
Local: Auditório Cristina Bastos
(Térreo Bloco D)
|
20:30 |
APRESENTAÇÃO CULTURAL*
Local: Auditório Cristina Bastos
(Térreo Bloco D)
|
Horário |
04/12 |
15:30 - 17:30 |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS***
Apresentação de trabalhos no formato de roda de conversa
|
18:30 - 22:30 |
MINICURSOS** |
Horário |
05/12 |
15:00 - 17:30 |
MESA REDONDA PIBID, RP e PET*
Local: Auditório Cristina Bastos
(Térreo Bloco D)
|
18:30 |
ENCERRAMENTO* |
19:30 |
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Prof. Dr. Leandro Garcia Pinho - "Entre currículos e conteúdos: os desafios de uma prática docente significativa"
Local: Auditório Cristina Bastos
(Térreo Bloco D)
|
21:00 |
PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS*
Local: Auditório Cristina Bastos
(Térreo Bloco D)
|
*Aberto para todos os inscritos no evento.
** Os minicursos terão vagas limitadas.
*** Verificar normas de submissão
PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO
Credenciamento
O credenciamento acontecerá em frente ao Espaço Raul Linhares no térreo do Bloco A, nos seguintes horários:
Dia 03/12 de 14 h até 18h 30 min
Dia 04/12 de 12 h30 min até 18h 30 min
Dia 05/12 de 12 h 30 min até 18 h 30 min
Palestrantes
Professor Nilson de Souza Cardoso, M.Sc.
Palestra: Políticas Educacionais e os Programas de Iniciação à Docência: PIBID e RP
Professor assistente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação de Crateús (UECE/FAEC), desenvolve investigações acerca da Formação de Formadores, com destaque aqueles que atuam nas Ciências Biológicas. Docente permanente do Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (Profbio), na UECE. Integra o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (Educas) e a Rede de Pesquisa em Educação em Ciências (Repenci). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UECE (2014/2018) e, atualmente, ocupa a presidência o Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID e Residência Pedagógica (Forpibid-RP). É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Educação - Área de concentração Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Ceará. Desde de 2019 é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE - PPGE/UECE. Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9032036886876479
Professor Leandro Garcia Pinho, D.Sc
Palestra: Entre currículos e conteúdos: os desafios de uma prática docente significativa
É Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (UENF-RJ); Coordenador das disciplinas Fundamentos da Educação III e História na Educação I do Consórcio CEDERJ/CECIERJ para os polos de Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara, Natividade, Miracema, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana. Integra a equipe de pesquisadores do PEA Pescarte (UENF). Possui Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2018), Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0144220169135488
Rodas de Conversa
CONFIRA AQUI ONDE VOCÊ IRÁ APRSENTAR SEU TRABALHO
A Roda de Conversa será um momento para troca de experiências. Este formato permite que o autor faça um relato oral do seu trabalho e os ouvintes poderão interagir com perguntas ao final da apresentação.
É permitido que o autor leve material didático confeccionado, fotos e outros materiais que possam enriquecer sua fala (não é permitido slides e nem pôster com objetivo de utilizá-los para realização de uma apresentação formal).
Não estarão disponíveis recursos multimídia.
Data: 04/12/2019 - 15:30h
Local: em breve
Tempo de apresentação de 5 a 10 minutos.
Veja o item "Orientações para Submissão de Trabalhos" para mais detelhes.
Orientações para Submissão de Trabalhos
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- O I ENPROFORP aceitará a submissão de trabalhos SOMENTE na modalidade RODA DE CONVERSA (comunicação oral).
- Só poderão submeter trabalhos bolsistas ou voluntários que estejam participando de programas de formação de professores, do IFF ou de outras instituições de ensino superior.
- Somente um apresentador por trabalho. E no máximo 5 autores.
- Todos os apresentadores deverão chegar as 15 horas e só poderão sair ao final da sessão.
- Somente receberão certificados os autores cujo trabalho for apresentado.
- Haverá premiação de melhor trabalho apresentado por sessão oral (desde que sejam cumpridos os itens acima).
- As rodas de conversa serão separadas por eixo. Leia atentamente os Eixos para saber em qual o seu trabalho se enquadra. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um eixo, entretanto opte por apenas um.
- Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no template.
- Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do trabalho a ser submetido, já no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template.
- Para submeter o trabalho, é preciso fazer o cadastro, acessar a aba "Área do Usuário". A seguir, na página central, clicar em "Inscrever Trabalho".
Poderão ser submetidos trabalhos que se encaixem nos seguintes eixos:
EIXO 1 - Educação inclusiva
Pesquisas que estudam e/ou propõem metodologias e recursos para o ensino inclusivo.
EIXO 2 - Experimentação no Ensino
Pesquisas que tenham como foco o desenvolvimento, reprodução, adaptação ou investigação no uso de experimentos para o Ensino.
EIXO 3 - Formação inicial e continuada de professores
Pesquisas que investigam a formação inicial e continuada de professores.
EIXO 4 - Tecnologias Digitais e inovação no Ensino
Pesquisas que utilizam ou estudam a tecnologia digital/inovação nos processos educativos no âmbito do Ensino.
EIXO 5 - Ambientes de aprendizagem para o Ensino
Pesquisas em ensino que utilizam outras abordagens metodológicas que não estão contempladas nos itens anteriores.
Certificados
Prezados,
os certificados do I Encontro dos Programas Institucionais de Fromação de Professores - PIBID/PET/RP serão enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição no evento.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora
Adler dos Santos Tatagiba - Coordenador do Subprojeto de Artes (PIBID).
Ana Lucia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins - Coordenadora do Subprojeto de Letras (Residência Pedagógica).
Erica Pereira Neto - Coordenadora do Subprojeto de Educação Física (Residência Pedagógica).
Franz Viana Borges - Coordenador Institucional do PIBID.
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel - Coordenadora Institucional da Residência Pedagógica.
Mateus Goncalves - Coordenador do Subprojeto de Artes (PIBID).
Mylane dos Santos Barreto - Coordenadora do Subprojeto de Matemática (PIBID).
Raquel Callegario Zacchi - Coordenadora do Subprojeto de Geografia (PIBID).
Renata Lacerda Caldas Martins - Coordenador do Subprojeto de Cências (PIBID - Núcleo Campos).
Sergiane Kellen Jacobsen Will - Coordenador do Subprojeto de Cências (PIBID - Núcleo Campos).
Vagner Machado de Assis - Coordenador do Subprojeto de Cências (PIBID - Núcleo Cabo Frio).
Wander Gomes Ney - Coordenador Institucional do PET Ciências.
Apoiadores