| Abertura da Semana do Saber-Fazer-Saber |
| |
| Abertura Oficial |
Auditório Cristina Bastos |
03/09 das 14h às 17h |
| Apresentação Artística: “Seis Propostas Para Este Milênio” |
| Homenagem |
| Apresentação Musical |
| Palestra |
| Auditórios |
| Local |
Tipo |
Atividade |
Data |
Hora |
| Cristina Bastos |
Apresentação |
Seis Propostas Para Este Milênio |
04/09/2025 a 05/09/2025 |
16h às 16h30 |
| Orquestra de Violões do IFF – Concerto Didático: Sons do Brasil |
04/09/05 |
18:45h |
| Somos Todos Alices |
05/09/25 |
17h às 18h |
| Miguel Ramalho |
Apresentação |
Memória com LIBRAS |
04/09/2025 a 05/09/2025 |
14h às 20h |
| Músicas em LIBRAS: acessibilidade cultural |
03/09/2025 a 05/09/2025 |
14h às 20h |
| Palestra |
IEEEXtreme: Sua Jornada na Programação Competitiva |
04/09/25 |
15h às 15h40 |
| Reginaldo Rangel |
Palestra |
Você na sua agenda |
04/09/25 |
18h às 19h |
| A luta pela terra nos territórios quilombolas em Campos dos Goytacazes-RJ |
03/09/25 |
18h30 |
| Concha Acústica |
| De 03/09 a 05/09 de 16h às 20h |
| Projeto |
| Designação |
| Quadra Externa |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Projeto |
| Desenvolvimento da Odometria de um robô móvel |
| ROS 2: O que é e como simplifica a criação de robôs autônomos |
| Construção de um Robô Móvel para Competição na Categoria Trekking |
| Controlador PID Aplicado à Robótica Móvel |
| Desenvolvimento de Robô de Combate (Hobbyweight) |
| Projeto de robô de combate categoria fairyweight (150g) com sistema hubmotor |
| Micromouse, robô de labirinto |
| Sapão: Robô de Combate da categoria "Fairyweight" |
| Airizes: Robô de combate da categoria "beetleweight" |
| Usina: Desenvolvimento de robô de combate utilizando eletrônica acessível e ferramentas básicas de mecânica |
| Enxugador: Desenvolvimento de robô de combate utilizando eletrônica acessível e ferramentas básicas de mecânica |
| Sapo 2: Um robô de 150g |
| Camelinho: Robô Perseguidor de linha |
| DRONE FPV |
| Equipe Sete Capitães |
| Sistema de Controle e Supervisão de Barcos Solares de Alto Desempenho (Telemetria) |
| Equipe Goytacar E-Racing |
| Térreo – Bloco A |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Projeto |
| Ciência Explicada em 1 Minuto – Desafio da Divulgação Científica |
| Clipping da Educação: representações midiáticas sobre a educação nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo |
| Entrevistas com pesquisadores: traduzindo o conhecimento científico com o olhar jornalístico |
| Repórteres da Ciência — Cobertura Audiovisual da Semana do Saber |
| Fala, Pesquisador! — Pílulas Científicas para o Instagram |
| Live do Saber! |
| Missão partiu IF: trilha de Português |
| Divulgação Científica e Educação Midiática no Ensino Médio |
| Registro Fotográfico da 30ª edição da Semana do Saber |
| PILOTIS – Bloco A |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Baia |
Projeto |
| 1 |
SiGMA: Sistema de Gestos com Mapeamento Autônomo - IEEE |
| 2 |
Energia Solar Residencial: Funcionamento e Aplicação Prática - IEEE |
| 3 |
Estabilizador Para Acessibilidade Motora - IEEE |
| 4 |
Lambreta |
| 5 |
Informática Básica: conhecendo os princípios básicos do funcionamento de um computador |
| 6 |
15 anos de CELIFF: Conectando Saberes em outros idiomas |
| 7 |
Sistema Autônomo |
| Desenvolvimento de um robô com acoplamento rápido utilizando componentes reciclados |
| ESTAÇÃO METEOROLÓGICA INTERATIVA |
| 8 |
Ponte de Palito |
| 9 |
Banco de Papel |
| 10 |
Energias Renováveis: Crescimento da utilização para áreas comuns em condomínios |
| 11 |
Telecom Sustentável: O Futuro da Tecnologia e do Meio Ambiente |
| 12 |
Apresentação de Projetos de Inovação (2) |
| 13 |
Apresentação de Projetos de Inovação (2) |
| Sala NAPNE |
EXPOSIÇÃO TRIDIMENSIONAL: UMA PROPOSTA DE ESTUDO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS |
| Primeiro Andar do Bloco A |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Sala |
Projeto |
| 102 |
Patrimônio de Todos |
| Memória Institucional - As pessoas por trás dos nomes dos espaços |
| 103 |
Ciberviolência: o que fazer quando ela está ao seu redor? |
| 104 |
Primeiros socorros para leigos |
| 105 |
Pensar e Intervir na Cidade |
| 106 |
O Ensino da Dança como Ferramenta Pedagógica nas Aulas de Educação Física |
| 107 |
A Física dos acidentes |
| 108 |
Fenômenos |
| 109 |
Projeto de Pesquisa e Extensão CAFÉ COM LETRAS |
| 110 |
Mobiliário com Materiais Alternativos |
| Urbanismo Coletivo: Criando sua praça |
| 111 |
Vozes da Paisagem |
| Se essa rua fosse minha |
| Desafio Vias Vivas |
| Desafio Caminhos Iguais |
| Desafio A vivência na Rua |
| Caminhos que Vivemos |
| 112 |
Do Projeto à Realidade: Aprendendo a construir com protótipos no Canteiro Experimental |
| Mapas de Transformação: Reocupando o Centro de Campos |
| Arquitetura brasileira: do passado pré-colonial aos dias atuais |
| 113 |
Vozes que escrevem |
| 114 |
Play & Juega: aprenda Inglês e Espanhol jogando |
| Desafio Cultural CELIFF: Feriados em Foco |
| Down the rabbit hole: caindo com Alice no País das Maravilhas |
| 115 |
Fluidos em foco: Da teoria à prática |
| 116 |
A Inteligência Artificial generativa no processo criativo de Arquitetura e Urbanismo |
| 117 |
Campos mais verde |
| 118 |
Ocupa LeX 2025: eXperiência e eXperimentações com Design Gráfico |
| 119 |
Lumos Quantum: a magia da luz quântica |
| 120 |
Histórias em Quadrinhos e Matemática aplicada à Arquitetura e Urbanismo |
| Maquetes de Arquitetura e Urbanismo com sólidos geométricos |
| Exposição de maquetes |
| 121 |
Armas de desnutrição em massa: Ciência transmutada |
| Cartazes Informativos sobre Bombas Nucleares |
| Segundo Andar do Bloco A |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Sala |
Projeto |
Lab de Análise de Instrumental
- Sala 203 |
Sabão Ecológico: Transformando Óleo Usado em Sustentabilidade |
| Produção de Sabonete Líquido Artesanal |
Lab Análise Química I
- Sala 205 |
Segredos da Luz: da Ilusão ao Refratômetro |
| A Ciência por Trás do Semáforo Químico |
| Blitz da química: a ciência do sopro |
| Investigando a Natureza Elétrica da Matéria |
| Separando com Força: Hidrociclone de Baixo Custo Aplicado à Indústria e ao Meio Ambiente |
| Fluídos em foco: Da teoria à prática |
| Produção de bioplástico a partir de amido |
| 208 |
Cores, cheiros e sabores: a química que sentimos |
| A química dos perfumes |
Lab Análise Química II
- Sala 209 |
Relógio Químico |
| Química oscilante |
| Sangue Falso |
| Extração de Óleos Essenciais |
| Água Furiosa |
| Extração de óleo fixo |
| 210 |
Modelos Pedagógicos dos diferentes tipos de células com materiais recicláveis. |
| Modelos Pedagógicos dos Sistemas do Corpo Humano utilizando materiais reciclados. |
Lab Análise Química III
- Sala 212 |
Química Analítica Básica: Volumetria de neutralização - conceitos e aplicações |
| Determinando o Teor Alcoólico com o Ebuliômetro: Química e Consumo Consciente |
| Produção de cachaça |
Laboratório de Física
- Sala 214 |
Luz, Ciência e Ação: abordagem STEAM no ensino de Ondas Eletromagnéticas para o ensino fundamental |
| Entre Jogos e Saberes: A Educação em Movimento com o PIBID |
| Conheça José do Patrocínio: O Herói Campista Esquecido da Luta Abolicionista |
| Cartas na mesa: Um estudo de Caso sobre ISTs e contracepção no ensino de ciências |
| Ensinar, fazer, lançar: Uma experiência didática com catapultas e máquinas simples |
| PIBID e a Conexão entre Sustentabilidade e Tecnologia no Ensino do Século XXI |
| Lab Análise de Petróleo - Sala 215 |
Osmose |
| Identificação de corantes alimentares por cromatografia |
| Degradação química das manchas em tecidos |
Laboratório de Física
- Sala 216 |
Experimentos de física utilizando microcontroladores lógico programáveis |
| Desenvolvimento de experimentos didáticos para o ensino de ciências utilizando recursos digitais |
| Implementação de recursos de machine learning na análise quantitativa de substâncias em processamento digital de imagens |
Lab Biologia
- Sala 218 |
Ciência é Pop! |
Lab de Microbiologia
- Sala 221 |
Análise Bacteriológica de Àgua |
| Exame bacteriológico do Leite |
| 233 |
VRSeg: Uso da Realidade Virtual(VR) para treinamentos em Segurança do Trabalho na área de Combate a incêndios |
| PILOTIS - Bloco B |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Baia |
Projeto |
| 1 e 2 |
| MovimentAção - Educação Física em Todo Lugar |
| 3 e 4 |
Reduzindo o risco com treinamento resistido em diabéticos |
| Reduzindo o risco com treinamento resistido em hipertensos |
| 5, 6 e 7 |
Trânsito: respeite a vida!! |
| Grandes Obras Viárias em Execução no País na Atualidade. |
| 8 |
Baixo Custo Alto Conhecimento |
| 9 |
Serviços topográficos no dia a dia. |
| 10 |
Missão partiu IF: trilha de Português |
| Missão partiu IFF: trilha de Ciências |
| Missão partiu IFF: trilha de Matemática |
| Missão Partiu IFF: trilha do autoconhecimento |
| 11 |
Inscrições Digitais: importante saber fazer |
| 12 |
Ações Afirmativas e o Direito ao Acesso: Divulgação das Políticas de Cotas nas Escolas de Campos dos Goytacazes e Região |
|
| 13 |
Currículo Vitrine – Sabendo o que mostrar |
| Expositores Pilotis Bloco B e Vitrine do CENACAM |
“VALE A PENA VER DE UM JEITO NOVO”
Bastidores dos Processos da Montagem Final do Curso de Licenciatura em Teatro – 2025-1 |
| NUGEDIS |
Exposição de ligas acadêmicas da Faculdade de Medicina de Campos |
| Sala Raul Linhares |
|
| Primeiro Andar do Bloco B |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Lab Instalações Hidrosanitárias, Sala B033 |
Instalações Hidráulicas Prediais |
| Defeitos no pavimento flexível |
| Testando a Estabilidade das Construções |
| Lab Soldagem, Sala B053 |
Soldagem por eletrodo revestido |
| Laboratório de CLP, Sala B016 |
Acionamento de motores via CLP |
| Lab B022 |
Cabos Condutores com LEDs: Visualização da Corrente Elétrica em Linhas de Transmissão |
| Lab usinagem CNC, B040 |
Fabricação de braço hidráulico. |
| Lab CAD/CAM. Sala B040 |
Exposição e fabricação de blindes usinados em máquina CNC. |
| Lab Projeto Final |
Exposição dos softwares Hydros e Lumine da empresa AltoQI. |
| Otimização dos Espaços em Ambientes de Trabalho |
| Lab Solos |
Os projetos que fazem parte da Construção de uma estrada |
| ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS |
| CONTENÇÃO DE ENCOSTAS |
| Lab B132 |
Cabrunco: Um robô de combate de 1,36kg |
| Siminino: Um robô de combate de 1,36kg |
| Lab B137 |
Lógica que Conecta: Tecnologia para Aprender e Compartilhar |
| Lab Soldagem Sala B055-A |
Montagem e Soldagem de Estrutura Metálica |
| |
Realização de Teste Hidrostático em Estrutura Metálica |
| Lab CSA B136 |
Demonstração Bancada mista sensores/eletropneumática |
| B132 |
Kocá: robô sumô mini autonômo |
| Laboratório de Informática 5 da Construção Civil |
Geoguessr - Mapas e Topografia |
| Laboratório de resistência dos Materiais na Construção Civil |
Argamassa colante com adição de resíduos |
| Hall Coordenação de Engenharia de Automação |
O que é Superestrutrura Ferroviária? |
| Sala B113 |
Transmissão de som em linha de 70 volts |
| Lab Motores de Combustão B048 |
Ignis Racing FSAE: |
| Apresentação das estratégias de ensino da disciplina de Motores de Combustão Interna (MCI). |
| Lab B132 |
Poquinha: robô sumô mini RC |
| Lab B021 |
Demonstração dos fenômenos eletromagnéticos utilizando a Bobina de Tesla |
| A Gaiola de Faraday: apresentação de uma estrutura condutora que protege contra campos elétricos e magnéticos. |
| Lab B016 |
Protótipo de Simulador de Piano utilizando Arduíno |
| Protótipo de Sistema de Monitoramento de Temperatura |
| Lab Informática 5 Const Civil Lab 030.2 |
Olhares em perspectiva |
| Laboratório Automação Predial B018 |
Demonstração da Adaptação de ambientes para realização de práticas em Circuitos Fechado de Televisão. |
| Lab B112 |
Martelo de Thor: Aplicação de Eletromagnetismo e RFID |
| Lab B15 |
Demonstração do Laboratório de Instalações Elétricas |
| Disjuntor Inteligente com ESP32 para Monitoramento e Controle de Energia |
| Lab B043 |
Análise microestrutural e de dureza de diferentes ligas ferrosas |
| Lab B132 |
Suvaco de Cobra: robô sumô mini autonômo |
| Sala B34.6 |
Mapeamento de áreas de descarte irregular de resíduos sólidos provenientes da construção civil |
| Lab Informática 6 Const Civil Lab 030.2 |
Desenhos em Perspectiva Isométrica |
| Lab B013 |
Apresentação das atividades desenvolvidas no laboratório de Comandos e Proteções de Motores |
| Passa ou Repassa - Uma aplicação da lógica de Comandos elétricos |
| Lab B015 |
Bancada Didática para Demonstração de Dispositivos de Proteção em Instalações Elétricas de Baixa Tensão |
| Corredor de Eletrotécnica |
Construção de uma Torre de Transmissão de Energia Elétrica em Escala com Cantoneiras
Metálicas |
| Lab de Automação residencial B018 |
Sala de aula Inteligente e Inclusiva |
| Lab de solos B029 |
Grandes Obras Viárias em Execução no País na Atualidade. |
| Os projetos que fazem parte da Construção de uma estrada |
| Lab B044 |
Projeto e fabricação de engrenagem de dentes retos |
| Projeto e fabricação de polia em “V” industrial |
| Lab Informática 7 Const Civil Lab 030.2 |
Moradas Icônicas: Plantas Baixas em Edificações |
| Lab B24 |
Luzes Dançantes 2 |
| Lab Usinagem B040 |
Estratégias Aplicadas no Ensino de Processos de Fabricação com Máquinas CNC |
| Dispositivo Redutor de Vazão de Água Fabricado em Máquina com Comando Numérico Computadorizado – CNC |
| Lab B044 |
Apresentação de Melhorias no Laboratório de Usinagem Mecânica Convencional |
| Lab B019 |
Geração de corrente alternada e indução eletromagnética |
| Lab B017 |
Apresentação do Laboratório de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: análise estatística segundo a ABRACOPEL. |
| Lab B059 |
Estudo do Escoamento em um Túnel de Vento Didático. |
| Desenvolvimento do projeto mecânico de um diferencial |
| Lab B120 |
Telegravando: o podcast na difusão da ciência e da cidadania |
| Lab Concreto B031 |
Cálculo da Pegada de Carbono e Análise do Ciclo de Vida dos Diversos Traços de Concreto Produzido com Fresado Asfáltico |
| Lab B057 |
Lançamento do Curso Livre “Letramento de Comunicação em Mídias Digitais”. Oficina: Inteligência Artificial Generativa "Sua Porta de Entrada" |
| Segundo Andar do Bloco B |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Corredor do Curso Técnico de Mecânica |
Aplicação de Planta Baixa Elétrica em Projetos de Instalações Residenciais: Interpretação e Representação Técnica |
| F105 |
Projeto para Execução de 4 peças Mecânicas para ser aplicada em Sala de Aula. |
| B111 |
Controle de Iluminação com Varinha Mágica: Aplicação de Transistores e Redes Wi-Fi |
| Caminhão Iveco Hy-Way Controle Remoto e Bluetooth |
| Lab 112 |
Programação de placa de computador para emulação
de consoles de games |
| Monitoramento de encostas com risco de deslizamento utilizando técnicas de Eletrônica Digital |
| B114 |
Escape Room: Fuga do Sistema |
| Lab B116 |
IPTV é legal |
| B117 |
Avaliação de custos de implantação de um sistema de telefonia IP utilizando Raspberry Pi como PABX. |
| Implantação de um sistema de telefonia fixa , utilizando um PABX convencional |
| Sala B118 |
Desenvolvimento de uma bancada didática para o treinamento em sistemas de segurança eletrônica |
| Ampliação de uma rede acadêmica para integração dos laboratórios da área de telecomunicações |
| Sala 118.3 |
Demonstração do Processo de Fusão de Fibras Ópticas |
| Simulação de Rede FTTH (Fiber to the Home) |
| B121 |
Goytacaz FC: Autonomia e Estratégia no Futebol Robótico |
| B130 |
Fluxogramas P&I - visão dos sistemas de Automação. |
| B141 |
Interface campo/ painel e IHM |
| B144 |
Elaboração e Controle dos Movimentos rotativos do modelo icônico do Guindaste do Laboratório de Hidráulica. |
| B134 |
Casa Inteligente |
| Tecnologias Interativas: Jogos Educativos Digitais |
| Lab B135 |
Desenvolvimento de um Medidor Digital de Consumo de Energia Eétrica |
| Automatização Residencial no Processo de Racionamento Energético |
| Elaboração via ESP32 do Alarme de Detecção de Gás e Fogo em Unidades de Petróleo |
| Projeto Piloto Funcional da Árvore de Natal Molhada (ANM) aplicada a Operação de Petróleo |
| Hall de tele |
Do tijolão ao smartphone: uma história visual. |
| B140 |
Sensor de nível magnético |
| Módulo Didático de Baixo Custo: O Saber Aplicado ao Controle e à Instrumentação |
| Conectando Saberes: Dashboards Interativos para Automação e IoT |
| Lab B130 |
Sistema Autônomo de Monitoramento de Água em Tempo Real |
| Bloco C – Ginásio |
| De 03/09 a 05/09 |
| Sala |
Projeto |
| Quadra do Ginásio |
Badminton se aprende na escola 14h ás 16h |
| Quadra do Ginásio |
JINIFF 2025: Contribuições dos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física para o Desporto Escolar do Iffluminense |
| Quadra do Ginásio |
Miniatletismo 17h às 20h |
| Sala de Xadrez |
Ensino de Xadrez na escola |
| Primeiro Andar do Bloco D |
| Local |
Tipo |
Atividade |
Data |
Hora |
| Sala 107 |
Oficina |
Oficina de Teatro: Jogo em Cena |
04/09/2025 |
15h às 17h |
| Sala 108 |
Oficina |
Oficinas do Ateliê de Efeitos Faciais |
03/09/2025 |
18:30h |
| Oficina |
Oficina de crochê |
04/09/2025 |
17h |
| Exposição |
Exposição Caracterização Cênica |
03/09/25 a 05/09/25 |
14h às 20h |
| Sala 103 |
Exposição |
Exposição Acervo - Roupa ou Figurino? |
03/09/25 a 05/09/25 |
14h às 20h |
| Oficina |
Oficina de Figurino e Cenografia |
04/09/25 a 05/09/25 |
18:30h às 20h |
| Corredor |
Exposição |
Exposição Siminino |
03/09/25 a 05/09/25 |
14h às 20h |
| 208D |
Palestra |
Experiências Performativas: performance como acontecimento |
04/09/25 |
18h às 19h |
| Bloco E e PILOTIS |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Sala |
Projeto |
| Sala E001 |
Asiistente de voz Integrada à IA para pessoas com deficiência - IEEE |
| Lab E003 |
Fala, Robô! Interação Humano-Máquina com Inteligência Artificial |
| Lab E005 |
Carregador de celular: do circuito retificador à bateria |
| Lab E006 |
Introdução à Programação com Scratch: Criando seu Primeiro Jogo! |
| Lab E008 |
Criação de Jogo Educacional |
| Projeto Integra Info Técnico IA |
| Lab E015 |
Demonstração de meios de comunicação de dados, comparando a eficiência e velocidade entre eles. |
| Lab E016 |
Comparação das medições da tensão em corrente alternada com osciloscópio, multímetro digital e analógico. |
| Sala E002 |
Mostra de Inovação com Arduino: Do Conceito ao Protótipo! |
| Pilotis |
"Adapt Quiz": uma plataforma adaptável para criação de jogos de perguntas e respostas |
| |
| Lab Matemática E102 |
Lançamento “Meninas Olímpicas do IMPA” |
03/09/25 |
15h |
| |
| Segundo Andar do Bloco F |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Sala |
Projeto |
| 203F |
Saúde dos trabalhadores rurais relacionada ao uso de agrotóxicos |
| 204F |
RISCO ERGONÔMICO E TECNOLOGIA - usando a realidade virtual para reconhecer possíveis falhas |
| 205F |
Segurança na pele: vivência imersiva sobre o uso de EPI’s |
| Segurança do Trabalho em ação: Tecnologia e diálogos que transformam |
| 206F |
Quadro de Nós e Voltas aplicados nos trabalhos e resgates em espaços confinados e em altura |
| Modelo de NUPDEC durante a resposta assistencial aos desastres naturais |
| 207F |
É trabalho escravo? |
| LabMaker |
Cultura Maker: seus princípios e possibilidades em uma educação inovadora |
| Laboratório de instalações elétricas |
Automação residencial |
| Bloco G |
| De 03/09 a 05/09 das 14h às 20h |
| Sala |
Projeto |
| 301G |
Mesa de RPG: Triângulo de Gulliver - A expansão marítima sob uma perspectiva decolonial |
| 503G |
Oficinas Práticas de Computação Gráfica |
| 504G |
Memória impressa: da escrita manual à era digital |
| Professores 506G |
Oficina de Aquarela |
| 507G - Auditório |
CineCARM |
| 509G |
História da arte digital |
| 510G |
Projeto Quadrinhos - Revista Chuvisco |
| Exposição de Artes Plásticas |
| 510G |
Laboratório de Experimentação Gráfica |
| 511G |
Oficina de Fotografia: Composição e Iluminação |
| 512G |
Design e RPG: processos criativos |
| 513G |
Oficina de Serigrafia: Processos de Estamparia |
| Evolução da Escrita |
| 513G |
Oficina de Colagem |
| Corredor 5º andar |
Designação |
| Hall 2º andar |
Língua-jogos: o campistês em movimento |
| Vozes negras da planície: língua, literatura e outras semioses na construção cultural de Campos dos Goytacazes |
| Hall 5º andar |
Projeto “Fanzine” |
| Projeto “Um Tema, Uma Ilustra” |
| Mostra de Projetos dos Alunos de Design Gráfico |
| Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais |
| Luminárias com materiais alternativos |
| Hall 6º andar |
| Cadernos de Viagem #IFFAFORA BH 2025 |
| Biblioteca |
Bibliocena |
| Conexões Culturais africanas e indígenas |
| Compartilhe Saberes |