Sobre o Evento
Programação
Submissão dos Trabalhos
Após se inscrever no evento, o participante que desejar submeter um trabalho, deverá primeiramente ler atentamente as normas contidas no Edital Nº 128 - Reitoria, de 04 de dezembro de 2020.
Serão aceitas submissões, no período de 05 a 31 de dezembro de 2020, de trabalhos de estudantes, pesquisadores e profissionais que desenvolvam estudos em um dos eixos temáticos definidos no edital, a saber:
- Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Estéticas na cibercultura;
- Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade;
- Patrimônio Histórico-Cultural e Memória;
- Possibilidades e desafios no Ensino de Artes nas modalidades virtuais;
- Resistência cultural nos tempos de distanciamento social.
O proponente deverá escolher a modalidade de apresentação do trabalho:
I. artístico-cultural em vídeo;
II. acadêmico-científico ao vivo;
III. acadêmico-científico em vídeo;
Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de dezembro através do formulário disponível em: Formulário de Submissão, não sendo responsabilidade da Comissão Organizadora eventuais problemas que as produções apresentem em relação à qualidade técnica das propostas em caso de não atendimento ao prazo estabelecido anteriormente.
Segundo o §7º do Art. 14 - O vídeo deverá apresentar frame inicial contendo a identificação do título da ação, autores, ano, campus/instituição a qual está vinculada, com tempo suficiente para viabilizar a leitura dessas informações, conforme o modelo disponível no site do evento. Disponibilizamos o frame para ser utilizado em dois formatos ODP e PPTX
Resultado e apresentações dos trabalhos
Publicado no Portal de Seleções o Resultado dos trabalhos selecionados para o III Encontro de Cultura do Instituto Federal Fluminense. Clique aqui para ter acesso ao resultado.
As salas do Google Meet serão abertas às 08 horas e 50 minutos. Os mediadores das salas aceitarão a entrada dos participantes e as apresentações dos trabalhos acadêmico-científicos ao vivo seguirão a ordem descrita a seguir.
SALA 1 Google Meet: https://meet.google.com/coh-xdwn-vtn |
||||
N | Título do trabalho | Autores do trabalho | Eixo Temático | Horário |
1 | A “Mana Chica do Caboio” e o conceito de Lugar no Ensino de Geografia para o 6°Ano do Ensino Fundamental em uma escola da Baixada Campista (Campos dos Goytacazes-RJ) | Marcelle Machao Soares Lorca | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | 09:15 |
2 | Arte, Estética e Pensamento Antiracista. | Túlio Mello Teixeira | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | 09:30 |
3 | Articulando cinema e literatura: refletindo sobre leituras e caminhos possíveis para se pensar relações sociais | Evânia Maria Ferreira do Nascimento; Ana Beatriz Simões da Matta; Giovanna Gesualdi Carneiro | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | 09:45 |
4 | Educaçãodo olhar no século XXI. Por que isso importa? | Carlim Silva Paravidino; Lívia Procópio Bereta Andrade; Maria Luiza da Silva Madeira Leite; Rômulo Nepomuceno de Souza Aquino ; Laura Garcia Menegate Machado; Evelyn Maria Barcellos de Souza; Vanessa nascimento de Paula; Keven Lopes da Cruz | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | 10:00 |
5 | TEATRO FÍSICO – PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO UNINDO CORPO, TECNOLOGIA E A CENA EXPANDIDA | Mônica Cristina Mesquita de Souza; Bianca Rangel Batista; Daniele Oliveira Paulo; Luiza Rocha Sena; Matheus Campista Mariano; Sabrina Soares Aguiar | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | 10:15 |
6 | Cansaço e criação performativa em contexto pandêmico | Andre Luiz Rodrigues Ferreira | Estéticas na cibercultura; | 10:30 |
7 | Tecnologia, Corpo e Cena: espaço de virtualizAÇÃO | Luiza Rocha Sena; Matheus Campista Mariano; Mônica Cristina Mesquita de Souza | Estéticas na cibercultura; | 10:45 |
SALA 2 Google Meet: https://meet.google.com/bdd-xixc-uvk |
||||
N | Título do trabalho | Autores do trabalho | Eixo Temático | Horário |
8 | A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE CULTURAL PROMOVIDA PELO FESTIVAL SANJOANENSE DE CANÇÃO (FESCAN) | Luiz Cláudio da Silva Velasco; Jackeline Barcelos Correa; Amaro Sebastião de Souza Quintino; Adriana Monteiro Camara; Joberto da Silva Pessanha Junior; Denise Cristina Barreto Silva | Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade; | 09:15 |
9 | Existências e Resistências: a importância da linguagem literária como ferramenta cultural para minimização das patologias sociais | Bianca Acampora; Kleverson Willima | Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade; | 09:30 |
10 | Literature-se: intervenção literária e criação da Academia de Letras do IFF/Campus Itaperuna | Giselda Maria Dutra Bandoli; Luana Bazeth da Silva Mello; Esther Ramos Silva; Catarina Barroso Chaves Jucá | Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade; | 09:45 |
11 | Roda de leitura do IFF Campus Quissamã | Natalia Bousquet Batista; Alfeu Garcia Junior; Érica Nascimento Silva; Carlos Costa Rodrigues Luz | Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade; | 10:00 |
12 | CINE IFFilmes (Cineclube do IFF de Itaperuna-RJ) | Carine Lavrador de Farias; Caio Victor Pizano Vieira; Gabryella Oliveira Silva Santos | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | 10:15 |
13 | Faça em Casa e Ganhe as Ruas | Alberto Carlos Paula de Souza; Jackline Freitas de Oliveira. | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | 10:30 |
14 | Festival de Poesia do IFF Campus Campos Guarus - Adaptações ao Virtual. | Aída Maria Jorge Ribeiro; Daniela Balduino Vieira; Letícia Lima da Silva. | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | 10:45 |
15 | O NEABI e as redes socias como ferramenta | Mendel Aleluia; Manoela da Silva | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | 11:00 |
16 | PROJETO ARTE ENCENA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES ENFRENTADAS E POSSIBILIDADES FUTURAS | Priscila Viana da Rocha; Daniele Oliveira Paulo; Bruna Jesus de Andrade; Iago Miranda de Freitas | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | 11:15 |
17 | QUISSARAU: O Sarau Online do IFF Campus Quissamã | Natalia Bousquet Batista; Luiz Cesar Ali Novaes Faria; Débora do Rosário Porto; Ileana Celeste Fernandez Franzoso | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | 11:30 |
SALA 3 Google Meet: https://meet.google.com/peq-tyfp-dae |
||||
N | Título do trabalho | Autores do trabalho | Eixo Temático | Horário |
18 | A CULTURA POPULAR NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE MOBILIZAÇÃO NO PARQUE INFANTIL CIDADE DA CRIANÇA: Apresentação Musical “ O mundo da Fábula” | Adriana Monteiro Camara; Amaro Sebastião de Souza Quintino; Jackeline Barcelos Correa; Luiz Cláudio da Silva Velasco; Joberto da Silva Pessanha Junior; Denise Cristina Barreto Silva | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 09:15 |
19 | A ENCENAÇÃO DO “AUTO DA PAIXÃO DE CRISTO” COMO INSERÇÃO CULTURAL E PATRIMONIAL RELIGIOSA DA COMUNIDADE DE VENDA NOVA/ CAMPOS DOS GOITACAZES | Amaro Sebastião de Souza Quintino; Jackeline Barcelos Corrêa; Adriana Monteiro Camara; Luiz Cláudio da Silva Velasco; Joberto da Silva Pessanha Junior; Denise Cristina Barreto Silva | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 09:30 |
20 | A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO: uma cultura secular em São João da Barra/RJ | Denise Cristina Barreto Silva; Joberto da Silva Pessanha Junior; Amaro Sebastião de Souza Quintino; Jackeline Barcelos Corrêa; Adriana Monteiro Camara; Luiz Cláudio da Silva Velasco | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 09:45 |
21 | A PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA PENHA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO: uma abordagem entre a história e cultura de Atafona/São João da Barra | Joberto da Silva Pessanha Junior; Amaro Sebastião de Souza Quintino; Jackeline Barcelos Corrêa; Adriana Monteiro Camara; Luiz Cláudio da Silva Velasco; Denise Cristina Barreto Silva | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 10:00 |
22 | A PROCISSÃO DO FOGARÉU: um patrimônio cultural do munícipio de São João da Barra/RJ | Jackeline Barcelos Corrêa; Luiz Cláudio da Silva Velasco; Amaro Sebastião de Souza Quintino; Adriana Monteiro Camara; Denise Cristina Barreto Silva; Joberto da Silva Pessanha Junior | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 10:15 |
23 | Do outro lado do rio | Nayara Batista Barroso Francisco; Francisco Carlos Marçal Pereira Filho; Danilo de Freitas Benevides; Quéren Ribeiro Miguel dos Santos | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 10:30 |
24 | Memória Institucional | Raquel Belém de Andrade | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 10:45 |
25 | O “DESCONTROLE” E O “CONTROLE” SOBRE AS FONTES DOCUMENTAIS DO ACERVO JOSÉ CARLOS LIGIERO | Gustavo Gomes Lopes; Adler dos Santos Tatagiba; Ana Clara Silva Faria; Estelle Vieira Gomes de Oliveira; Isabela Gomes do Nascimento | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 11:00 |
26 | O cinquentenário do CTAIBB: a celebração através das memórias institucionais | Fabrício Luiz Pereira; Jônatas Torres Souza; Geovana Carvalho Cassamali | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 11:15 |
27 | Panorama de preservação do patrimônio cultural nos municípios do Norte fluminense | Aline dos Santos Portilho; Alzira de Almeida Cunha; Juliana Silva dos Santos | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | 11:30 |
Os trabalhos acadêmico-científicos em vídeo aprovados serão disponibilizados às 13 horas do dia 10 de fevereiro de 2021, no canal oficial do Youtube do IFFluminense (IFFTube). Disponibilizaremos aqui o link para a playlist das comunicações, bem como o link de cada trabalho.
Trabalhos acadêmico-científicos em Vídeo | ||||
N | Título do trabalho | Autores do trabalho | Eixo Temático | Link |
1 | Arte, Cultura e ação social: conhecer, viver e compartilhar! | Thiago Barcelos Castilhos; Gabriel Bruno Ferreira | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | Clique aqui |
2 | Desvendando a Língua Portuguesa para surdos: favorecendo a inclusão e o uso social da escrita. | Estevâm Farias Sá; Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | Clique aqui |
3 | Música para surdos: é possível | Elisabeth Soares da Rocha; Estêvam Farias Sá | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | Clique aqui |
4 | Núcleo de Práticas e Pesquisa em Teatro do Oprimido, Gênero e Diversidade | Manuela Nogueira; Annelyse Hernandes; Roger Silva; Jessica Alves; Majur Zefererino | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | Clique aqui |
5 | Nugedis IFF Maricá | Lunna Teresco; Felipe Mothé; Matheus Abreu | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | Clique aqui |
6 | Produção Audiovisual: ações integradas de extensão, ensino e pesquisa sob a ótica do etnodocumentário | Rogério Ribeiro Fernandes; Nykole de Oliveira Salazar Dias | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | Clique aqui |
7 | Quarentena da Libras: mídias sociais na difusão da Língua Brasileira de Sinais | Estêvam Farias Sá | Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão; | Clique aqui |
8 | Fundamentos teóricos na ação extensionista: o exemplo do Centro de Memória IFF/Maricá | Fernando Gil Portela Vieira; Samuel Meles Gramoso; Giulia Tinoco de Souza; Poliana dos Santos Siqueira | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | Clique aqui |
9 | NEABI Bom Jesus: Educação, resistência e multiculturalismo para o fortalecimento das relações sociais. | Laiza Setime Silva; Karina Hernandes Neves | Patrimônio Histórico-Cultural e Memória; | Clique aqui |
10 | Autocuidado e bem estar: encontrando a felicidade no isolamento | Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira; Jonas Defante Terra; Natália Tarouquela Corrêa Natalini; Stephani Corrêa Ferreira | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | Clique aqui |
11 | Quartas Musicais: cultura e arte para o protagonismo juvenil. | Daniel Pereira Godoy; Thales de Souza; Karina Hernandes Neves | Resistência cultural nos tempos de distanciamento social; | Clique aqui |
Organização
Portaria Nº. 47, de 26 de janeiro de 2021
Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira