Sobre o Evento
ATENÇÃO AUTORES:
INFORMAÇÕES SOBRE SUBMISSAO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (datas e horário) (clique aqui) ATUALIZADO EM 11/12
Programação
Conheça nossos palestrantes
Lucília Regina de Souza Machado é professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestra e Doutora em Educação, respectivamente pela UFMG e PUC-SP. Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho pelo Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines – Iresco. Integra o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação – Nete (UFMG), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e do qual foi um dos criadores. Está associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e ao Centro de Estudos Educação e Sociedade – Cedes. É membro do corpo editorial de uma dezena de periódicos científicos.
Informações extraídas do CV/Lattes. Endereço: http://lattes.cnpq.br/0275888830144512
Marise Nogueira Ramos é professora associada da Faculdade de Educação e docente credenciada no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora aposentada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fundação Osvaldo Cruz. Mestra e doutora em Educação pela UFF, com Pós-Doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Dourado/Portugal. É uma das coordenadoras do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional. É bolsista de produtividade do CNPq.
Informações extraídas do CV/Lattes. Endereço: http://lattes.cnpq.br/3796863111902233
Zuleide Simas da Silveira é professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestre e doutora em Educação por esta Universidade, com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci (GPETED/CNPq). Membro do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Associada à International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil). Autora e coautora de artigos e livros diversos. Participa de Conselho Editorial e de Comitê Científico de Revistas Acadêmico-Científicas.
Informações extraídas do CV/Lattes. Endereço: http://lattes.cnpq.br/8037763146233564
Espetáculo Teatral " Antes da Aula"
O projeto “Antes da aula” começou a ser elaborado quando a atriz e professora de artes cênicas da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, Aline Oliveira, realizou uma atividade/experiência com as turmas do 8° e 9° ano, na qual os alunos, de maneira anônima, contavam algum episódio marcante de suas vidas.
Foram recolhidos de mais de 100 relatos que mostram, de forma mais aproximada, um recorte da realidade da juventude do subúrbio e oriunda de algumas comunidades da zona norte carioca, mais especificamente do bairro de São Cristóvão e das comunidades adjacentes como Morro Arará, Tuiti e Mangueira. Além do cotidiano muitas vezes marcado pela violência, há também muito humor, situações tragicômicas, angústias e questões existenciais comuns na adolescência. Cartas dos estudantes da escola municipal Nilo Peçanha, RJ.
Esta tarefa em sala de aula estreitou os laços entre a professora e seus alunos e foi o pontapé inicial para vários questionamentos enquanto professora e atriz, enquanto artista-docente ou docente-artista, pensando nesse lugar do entre, simbolizado pelo hífen. Como transformar em arte todas essas vivências em sala de aula? Como dar sentido à essa experiência cotidiana em que o professor é atravessado por tantas histórias de vida? Como nós docentes- artistas somos afetados por essas histórias e que resposta damos a isso? Partindo do conceito de autoficção, o texto de Felipe Barenco com a colaboração na dramaturgia de Aline Oliveira, baseou-se em materiais autobiográficos da professora, textos e de fragmentos de cartas de seus alunos. Barenco, então, cria a personagem Marília Silva, uma professora recém concursada e que se vê imersa numa realidade muito diferente do que idealizava antes de tornar-se professora; e a escola municipal José Bispo Clementino dos Santos, (uma homenagem a um dos maiores cantores brasileiros, ex- aluno dessa escola pública fictícia, localizada no bairro da Mangueira) que será o ambiente onde a personagem Marília traçará seu percurso. O público se torna testemunho e cúmplice da narrativa desta personagem que é por vezes intimista, e por outra se desdobra em múltiplos personagens (alunos, outros professores, diretora) e pontos de vista.
Organização