Sobre o Evento

 
    A realidade do mundo contemporâneo traz desafios de toda ordem, numa velocidade e volume crescentes. No âmbito da formação de professores, como não poderia deixar de ser, são muitas as questões a serem respondidas, formuladas ou mesmo reformuladas.
 
           A Diretoria dos Cursos Superiores de Licenciatura do Campus Campos Centro do IFFluminense tem, como propósito, articular os cursos de licenciatura de tal modo que mantenham suas peculiaridades, no que se refere às diferentes áreas de atuação dos egressos, sem perder, porém, o ponto de partida que lhes confere identidade: o objeto comum de sua ação, qual seja, formar professores para a Educação Básica. Com base nesse propósito, a VII SEMANA DAS LICENCIATURAS traz, no ano de 2023, o tema “O mundo que queremos, a escola que fazemos: diálogos entre licenciaturas e Educação Básica”.
 
          Durante três dias, que vão de 24 a 26 de outubro, serão realizadas atividades de diferentes formatos e contextos tendo, como objetivo principal, a interlocução entre licenciaturas e Educação Básica. Haverá manifestações artísticas, palestras, mesa redonda, roda de conversa, apresentação de trabalhos (formatos: pôster e comunicação oral), compartilhamento de experiências de ensino e aprendizagem que têm sido bem-sucedidas em escolas da Educação Básica (momentos nos quais o público presente poderá ouvir e dialogar com profissionais que atuam no cotidiano de escolas da região).
 
        Nesta Semana, de forma inovadora, uma parte do evento será realizada em escolas da região – definidas a partir da relação de escolas parceiras nos programas institucionais de iniciação à docência, PIBID e Residência Pedagógica –  favorecendo uma abertura dos muros do campus para um movimento no sentido contrário, não para receber, mas para ir ao encontro das comunidades acadêmicas dessas escolas em seu lócus.
 
         Na medida que a ênfase da VII SEMANA DAS LICENCIATURAS está no fortalecimento do diálogo necessário entre licenciaturas e Educação Básica, a formação inicial e a formação continuada de professores experimentam vivências, tempos e ambientes comuns, num espaço singular de compartilhamento de experiências e saberes. Para tanto, o tema “O mundo que queremos, a escola que fazemos: diálogos entre licenciaturas e Educação Básica” se desdobra nos seguintes eixos:
 
1 -  Formação de professores na/para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
2 -  Educação de Jovens e Adultos (EJA), diversidade e inclusão nos currículos das licenciaturas e/ou nas práticas docentes
3 -  Tecnologias digitais e práticas docentes
4 -  Formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica
 
   

ATENÇÃO AUTORES: 
INFORMAÇÕES SOBRE SUBMISSAO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (datas e horário) (clique aquiATUALIZADO EM 11/12



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Programação





Conheça nossos palestrantes

  Lucília Regina de Souza Machado é professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestra e Doutora em Educação, respectivamente pela UFMG e PUC-SP.  Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho pelo Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines – Iresco. Integra o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação – Nete (UFMG), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e do qual foi um dos criadores.  Está associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e ao Centro de Estudos Educação e Sociedade – Cedes.  É membro do corpo editorial de uma dezena de periódicos científicos. 

Informações extraídas do CV/Lattes.  Endereço: http://lattes.cnpq.br/0275888830144512

 

 Marise Nogueira Ramos é professora associada da Faculdade de Educação e docente credenciada no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora aposentada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fundação Osvaldo Cruz.  Mestra e doutora em Educação pela UFF, com Pós-Doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Dourado/Portugal. É uma das coordenadoras do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional. É bolsista de produtividade do CNPq.

Informações extraídas do CV/Lattes.  Endereço: http://lattes.cnpq.br/3796863111902233

 

  Zuleide Simas da Silveira é professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense – UFF.   Mestre e doutora em Educação por esta Universidade, com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci (GPETED/CNPq). Membro do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Associada à International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil). Autora e coautora de artigos e livros diversos.  Participa de Conselho Editorial e de Comitê Científico de Revistas Acadêmico-Científicas.

Informações extraídas do CV/Lattes.  Endereço: http://lattes.cnpq.br/8037763146233564



Espetáculo Teatral " Antes da Aula"

 

                                                       

 O projeto “Antes da aula” começou a ser elaborado quando a atriz e professora de artes cênicas da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, Aline Oliveira, realizou uma atividade/experiência com as turmas do 8° e 9° ano, na qual os alunos, de maneira anônima, contavam algum episódio marcante de suas vidas.

Foram recolhidos de mais de 100 relatos que mostram, de forma mais aproximada, um recorte da realidade da juventude do subúrbio e oriunda de algumas comunidades da zona norte carioca, mais especificamente do bairro de São Cristóvão e das comunidades adjacentes como Morro Arará, Tuiti e Mangueira. Além do cotidiano muitas vezes marcado pela violência, há também muito humor, situações tragicômicas, angústias e questões existenciais comuns na adolescência. Cartas dos estudantes da escola municipal Nilo Peçanha, RJ.

Esta tarefa em sala de aula estreitou os laços entre a professora e seus alunos e foi o pontapé inicial para vários questionamentos enquanto professora e atriz, enquanto artista-docente ou docente-artista, pensando nesse lugar do entre, simbolizado pelo hífen. Como transformar em arte todas essas vivências em sala de aula? Como dar sentido à essa experiência cotidiana em que o professor é atravessado por tantas histórias de vida? Como nós docentes- artistas somos afetados por essas histórias e que resposta damos a isso? Partindo do conceito de autoficção, o texto de Felipe Barenco com a colaboração na dramaturgia de Aline Oliveira, baseou-se em materiais autobiográficos da professora, textos e de fragmentos de cartas de seus alunos. Barenco, então, cria a personagem Marília Silva, uma professora recém concursada e que se vê imersa numa realidade muito diferente do que idealizava antes de tornar-se professora; e a escola municipal José Bispo Clementino dos Santos, (uma homenagem a um dos maiores cantores brasileiros, ex- aluno dessa escola pública fictícia, localizada no bairro da Mangueira) que será o ambiente onde a personagem Marília traçará seu percurso. O público se torna testemunho e cúmplice da narrativa desta personagem que é por vezes intimista, e por outra se desdobra em múltiplos personagens (alunos, outros professores, diretora) e pontos de vista.



Organização

Organizado por Comissão do Evento VII Semana das Licenciaturas



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