V AFRO IFF - Afrorresistências em tempos pos-pandemicos

PÚBLICO ALVO: ALUNOS E SERVIDORES DO IFF - CAMPUS MARICÁ

Data: 05/11/2022

Local: IFF Campus Avançado Maricá

Sobre o Evento

O AfroIff surgiu da necessidade de termos um espaço anual permanente de celebração, debate e discussão de questões étnico-raciais no campus Avançado Maricá . O evento, que está em sua V edição, teve início em 2015 quando ainda estávamos no campus provisório, localizado no Centro de Maricá. Desde a primeira edição, que teve como tema " A Lei 10.639, o que temos com isso" o objetivo do evento é mobilizar a comunidade acadêmica a compartilhar seus projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados à questão étnico-racial. Em 2022, teremos como tema as "Afrorresistências", que vêm sendo impostas desde quando as pessoas negras foram racializadas e desumanizadas. Casos como o de George Floyd parecem demonstrar que mesmo em meio a uma pandemia a maquinaria racial não parou de girar, pelo contrário, em verdade parece impor ainda mais formas de afrorresistências. É sobre isso que queremos tematizar, debater e nos fortalecer com as discussões promovidas.



Realizar inscrição


Programação

 

8h -  Café comunitário

8:30h - Mesa de abertura

8:50h - Apresentaçao cultural - Capoeira 

9:20h  Mesa I -  Afrorresistências: Pérola Campos (ex aluna e cotista UFF); Luis Gustavo de Souza (Professor e ativista do movimento negro) e Sandra Gurgel (Professora e Coordenadora pedagógica do Coletivo Afroencantamento).

11h - Lançamento do livro  de Sandra Gurgel -  AS DJÉLIS DA RESISTÊNCIA - RELIGIÃO, AFETIVIDADE E SABERES QUE FALAM DE ÁFRICA

11:20h - Apresentaçao teatral - Coletivo Madalena Anastácia.

11:50 -  Mostra de talentos, premiacoes e culminância de trabalhos.

12:20h -  Almoço 

13 as 15h - Oficinas (escolha apenas uma das opções abaixo e clique em "Participar")





Organização

Organizado por Comissão do V AFRO IFF 2022 - Afrorresistências em tempos pos-pandemicos