Tendo em vista a problemática da Educação Ambiental ser tratada de forma simplista e repetitiva em muitas instituições, o projeto visa intervir neste cenário ao prover informações sobre uma temática complexa e atual, tendo como principal produto a oferta de um curso de extensão direcionado à futuros professores. O trabalho de cunho ecológico educacional tem como alicerce pedagógico os estudos alavancados por Vygotsky a respeito da importância da mediação e a existente aprendizagem contextualizada. Assim como, conta com análises acerca dos documentos normativos do ensino brasileiro. Especificamente, o público-alvo é composto de licenciandos em Ciências da Natureza, no qual o objetivo geral é capacitar futuros docentes da área a abordarem o tema “fotopoluição” de forma contextualizada e eficiente. No que se refere ao decorrer do curso em si, as aulas expositivas são somadas ao método de ensino ativo Game Based Learning (GBL) durante sua aplicação e, em detrimento à pandemia causada pela COVID-19, é aplicado na modalidade EaD através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os módulos elaborados são compostos por aulas que articularam diferentes conhecimentos relativos ao tema e complementares ao mesmo, principalmente saberes oriundos das áreas de Biologia e Física, dando ênfase à interdisciplinaridade pertencente ao estudo.
MÓDULO 1: “O que é?”.
• Definição Geral;
• Histórico da Luz;
• Medidas legislativas;
• Tipos de poluição luminosa;
• Campanhas de conscientização;
MÓDULO 2: “Quais conhecimentos são essenciais para entender a dinâmica da poluição luminosa?”
• Natureza da luz;
• Percepção da luz;
• Formação da imagem e deturpações;
• Fisiologia ocular;
• A óptica e o direcionamento da luz;
• Reflexão e refração;
• Metabolismo;
• Fotossíntese;
• Ecossistemas.
MÓDULO 3: “Como abordar?”
• Definindo Meio Ambiente;
• Educação Ambiental e a Ecologia;
• Orientações do PCN e BNCC;
• Contextualização;
• Interdisciplinaridade;
• Organização pela BNCC.
MÓDULO 4: “Como minimizar?”
• Impactos Econômicos;
• Tipos de lâmpadas;
• Espectros;
• A importância das luminárias;
• Formas de minimização.