Sobre o Curso

O curso "Viva a Cidadania Digital" é uma ação do Programa de Extensão "Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região dos Lagos: Terra, Renda, Cultura e Educação"
desenvolvido pelo Instituto Federal campus Cabo Frio e tem como objetivo principal contribuir para o processo de desenvolvimento das comunidades quilombolas da região aliando práticas de saberes e fazeres tradicionais aos conhecimentos acadêmicos adaptados às necessidades específicas de cada grupo. Assim, o curso visa a formação do cidadão, através de ações que promovam a geração de renda para redução da vulnerabilidade social.

São parceiros desta ação o Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio (PMCF).



Inscrições

 

O curso terá carga horária de 10h e será ministrado pelo servidor do IFF Cabo Frio Wellington Duarte, às terças-feiras das 15h às 16h, entre os dias 27 de setembro e 29 de novembro .

Serão ofertadas 16 vagas exclusivamente para os aquilombados da Região dos Lagos e para os estudantes e trabalhadores do IFF.

As inscrições para o curso podem ser realizadas por duas maneiras:

1) Preenchimento do formulário impresso disponibilizado pelas lideranças comunitárias ou 

2) Se você é de alguma comunidade quilombola clique aqui para preenchimento do formulário eletrônico .

3) Se você é estudante ou trabalhador do IFF com mais de 16 anos e possui o Ensino Fundamental completo clique aqui para preenchimento do formulário eletrônico



Conteúdo Programático

História e Evolução dos Computadores 

Hardware X Software 1h Dispositivos de Entrada e Saída 

Unidades de Medida da Informática

Gestão de Arquivos Digitais 

Internet

Redes sociais 

Boas ráticas de Segurança da Informação 

Compras Digitais 

Netiqueta