Uma das técnicas mais utilizadas para falar e ouvir sem manifestações agressivas será o tema da palestra “Comunicação não violenta”, realizada pela Coordenadora Regional do Norte Fluminense da Firjan, Patrícia Daldegan, na próxima quinta-feira, na Colinco, no IFF Campos Centro. O evento faz parte da disciplina optativa de Português Instrumental do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.
“A Patrícia tem uma ampla experiência, principalmente, na área de comunicação, planejamento estratégico e relações institucionais. Faz treinamentos para equipes e empresários. A troca vai ser muito dinâmica e rica para todos”, destaca a doutora em Ciência da Informação pelo IBICT-UFRJ e professora do curso, Bárbara Martins Zaganelli.
Para os organizadores do evento, o perfil do arquiteto e urbanista exige habilidades e técnicas para o trabalho em equipe. “É desejável que ele aprenda a trabalhar em grupo. Não só com arquitetos, mas também com outros profissionais. Ferramentas como a comunicação são importantes para a construção de um diálogo saudável”, ponderou o coordenador do curso, doutor pelo PROARQ-FAU-UFRJ, Antonio Leandro Crespo de Godoy.
O tema está inserido nos estudos mais atuais de processo de comunicação como uma forma de criar conexões e ter uma boa relação com o outro. Em diversos países, a CNV é utilizada para fazer com que os objetivos da comunicação sejam atingidos tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais.
“O conhecimento de uma ferramenta de comunicação a mais, para auxiliar principalmente em situações de crise, pode fazer toda a diferença no dia a dia dos nossos futuros profissionais”, conclui Zaganelli. Quem for aluno de Arquitetura e Urbanismo e quiser participar, pode fazer a inscrição.