Sobre o Evento

 O 1º Congresso de Gastronomia "A interdisciplinaridade do campo e o poder dos saberes e sabores regionais” será realizado no Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2023. O evento tem como objetivo fortalecer as relações entre a comuniade científica e as empresas do setor oferecendo um espaço para o intercâmbio de saberes e sabores, divulgação de pesquisas, sobretudo, a valorização dos alimentos regionais da biodiversidade da Região dos Lagos. 
Ao reunir, discentes, docentes, pesquisadores, ativistas, cozinheiros e demais profissionais das diversas áreas relacionadas à gastronomia para pretende ainda compartilhar informações e inspirar todos para agir a favor de um alimento bom, limpo e justo, objetivos também propostos pelo movimento Slow food.



Programação

  • 27/11/2023 - segunda-feira

13h30 - Abertura com o Diretor Geral Victor Saraiva
14h às 15h30 - Palestra “Os Lucros da Fome e da Insegurança Alimentar no Brasil” - Vinicius Teixeira dos Santos
16h às 17h30 - Palestra “A Multiplicidade Profissional do Cozinheiro” - Vanessa Santos
18h às 20h - Palestra “Desafios da Gestão em Negócios da Alimentação” - Marcelo Traldi

  • 28/11/2023 - terça-feira

13h30 - Abertura com o Diretor de Ensino Superior Manildo Marcião de Oliveira
14h às 15h30 - Palestra “Convivium” - Ivan Bursztyn
16h às 17h30 - Palestra “Pesquisa na área de Gastronomia” - Claudia Soares
18h às 20h - Mesa-redonda “Painel da Pesquisa Acadêmica dos Docentes no campo da Gastronomia” - Lucas Martinelli, Gustavo Guterman, Wellington Vinícius dos Santos e Luiz Fernando de Melo Brettas

  • 29/11/2023 quarta-feira

13h30 - Abertura com o Diretor de Ensino Básico Thales Bittencourt de Oliveira
14h às 15h30 -  
Mesa-redonda “Bate papo com as Cozinheiras Tradicionais da Região dos Lagos” - Mulheres Caiçaras Buzianas, Marisqueiras de Búzios, Quilombolas da Baia Formosa e Quilombolas da Rasa.
16h às 17h30 - Palestra “Políticas Públicas da Gastronomia” Maria Teresa Corção e Gustavo Guterman (Projeto Maniva e CONSEA)
18h às 20h - Mesa-redonda “Percepções do Mercado de Trabalho dos discentes de Gastronomia - Do Estágio à  Contratação” - Empresários da Região
20h30 - Encerramento com os coordenadores dos cursos Tecnólogo e Técnico em Gastronomia Claudia Fiuza e Gustavo Guterman



Realizar inscrição


Concurso de Fotografia

O Congresso de Gastronomia do IFFluminense campus Cabo Frio vai promover o 1º Concurso de Fotografia com o tema: "A interdisciplinaridade do campo e o poder dos saberes e sabores regionais”. Neste evento, os participantes poderão expressar, por meio da fotografia, os significados da gastronomia e dos saberes e sabores da nossa região.

Podem se inscrever:  discentes, docentes, técnicos-administrativos do campus e toda comunidade externa, desde que estejam inscritos no 1º Congresso de Gastronomia do IFFluminense campus Cabo Frio.

As inscrições devem ser realizadas entre 25 de setembro e 31 de outubro, através do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/q4RkL245LgzX2HNs8

Confira o regulamento completo, antes de realizar sua inscrição, clicando aqui!



Comissão Organizadora: Claudia Fiuza, Gustavo Guterman, Lucas Martinelli, Brunno Machado e Adriana Slongo