Sobre o Evento

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente - Pólis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Campos Centro, surgiu da iniciativa de um grupo de professores pesquisadores da área de Educação tendo em vista produzir análises e aprofundar conhecimentos sobre a realidade educacional em níveis de abrangência diversos, fomentar a coleta e sistematização de dados sobre educação Básica e Superior e sobre formação inicial e continuada do professor, discutir correntes de pensamento que sustentam teorias sobre aprendizagem e docência e promover diálogos e partilha de experiências mediante eventos acadêmicos e reuniões para estudos.

 

No ano de 2020, uma das atividades do Núcleo Pólis consistiu na realização do I Ciclo Virtual de Debates “Educação em tempos de pandemia: quais caminhos?”, em que foram discutidas pautas consideradas urgentes, tais como: o direito à educação, a emergência do ensino online, os vieses privatistas do ensino remoto e a saúde psicológica do professorado em tempos de pandemia. Durante este evento, contamos com convidados de diferentes universidades do Brasil que mobilizaram os participantes dos encontros a refletirem sobre o cenário educacional no contexto de crise sanitária e seus desdobramentos.

 

Neste ano de 2021, em um contexto ainda tão desafiador para todos e todas, objetivando ampliar o diálogo sobre a educação, em especial, sobre trabalho, formação e fazimentos docentes, propomos o I Congresso de Educação do Núcleo Pólis com a temática “Diálogos docentes: a educação como resistência”. Entendemos que o Congresso poderá configurar-se em um espaço de construção coletiva de ideias e ideais que sirvam de inspiração para novas pesquisas e novos modos de fazer escola e de fazer docência, considerado o cenário brasileiro de enfrentamentos históricos em prol da educação pública e da profissão professor.

GRUPOS DE TRABALHO (GT)

Educação e Tecnologias Digitais

(GT 1)

Este GT pretende abordar, a partir de uma perspectiva crítica, temáticas como: os usos das tecnologias digitais em processos de ensino e de aprendizagem; tecnologias digitais, mediação e construção do conhecimento; novas metodologias na educação; tecnologias digitais e mídias sociais.

Educação, pandemia e ensino remoto

(GT 2)

Este GT visa debater sobre: práticas educativas de ensino remoto em seus aspectos teóricos e metodológicos; experiências formativas no contexto da pandemia; desigualdades educacionais e pandemia; empresariamento da educação e ensino remoto; inclusão /exclusão digital e escola; ensino híbrido.

Formação de professores e Currículo

(GT 3)

Este GT se propõe a discutir sobre: formação inicial e continuada docente; identidade profissional do professor; saberes da docência; políticas de formação de professores; trabalho docente e os efeitos da precarização no exercício do magistério; organização curricular das instituições de ensino e dos cursos de licenciatura; tendências no campo do currículo; currículo e sua dimensão política.

Paulo Freire e a educação

(GT 4)

Este GT aceita trabalhos que discutam aspectos relativos a: conceitos e práticas educativas estruturadas por Paulo Freire; atualidade do legado freireano; educação popular e cidadania; educação libertadora e emancipatória.

Política e Gestão da Educação

(GT 5)

Este GT contempla estudos e pesquisas sobre políticas e gestão educacional nas diferentes esferas governamentais e níveis de ensino, considerando também questões referentes à gestão democrática, à legislação educacional brasileira, ao direito à educação e aos modelos de gestão experienciados no âmbito micro das escolas e macro do Estado.

Inclusão e Diversidade

(GT 6)

Este GT está voltado para discussões relacionadas à diversidade humana e educação; direitos humanos; práticas educativas inclusivas; movimentos sociais e políticas públicas de educação e escolarização; tecnologias assistivas; acessibilidade e desenho universal; relações étnico-raciais; gênero e escola; educação indígena; educação quilombola; educação do campo; educação especial; educação de jovens e adultos.

 

ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

Para que seja viabilizada a certificação posterior à realização do evento, o participante deverá, primeiramente, criar uma conta com login e senha no site de eventos do IFFluminense (caso não possua acesso); em seguida, clicar e se inscrever no I Congresso de Educação do Núcleo Pólis; por fim, escolher as atividades das quais deseja participar (conferências e/ou Grupos de Trabalho), confirmando a inscrição nas mesmas. Caso todas estas etapas não sejam observadas pelo participante, poderá ocorrer problemas na expedição dos certificados.

 

 

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Para submeter trabalho, o participante deverá efetuar o cadastro no site de eventos do IFFluminense (caso não possua) e, em seguida, se inscrever no evento e no (s) respectivo (s) GT (s).
  • Serão aceitos trabalhos no formato de resumo simples, resumo expandido e relato de experiência, com até 3 (três) autores.
  • Não haverá limite para a quantidade de submissões por autor.
  • Os trabalhos deverão ser enviados, conforme os modelos previamente definidos e disponibilizados, através do site de eventos do IFFluminense e em formato .pdf.
  • Na plataforma de submissão, há um espaço para o upload (envio) do documento.
  • Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do evento.
  • Após submetido e avaliado pela comissão científica, o trabalho poderá ser aceito, aceito com restrições ou rejeitado. O resultado será divulgado conforme o cronograma do evento.
  • Para os trabalhos aceitos com restrições, os autores deverão realizar os ajustes sugeridos pela comissão científica e ressubmeter o trabalho no prazo de 3 (três) dias a contar do recebimento do parecer da comissão via e-mail.
  • Os trabalhos que não estiverem de acordo com as regras e a formatação do (s) modelo (s) do evento e/ou não se inserirem em algum dos GTs listados, serão rejeitados.
  • Os trabalhos apresentados irão compor os anais do I Congresso de Educação do Núcleo Pólis, em meio eletrônico.
  • Quaisquer dúvidas ou solicitações podem ser encaminhadas para nucleopolis.centro@iff.edu.br e serão esclarecidas pela comissão organizadora do evento.

 

RESUMO SIMPLES

  • Os trabalhos no formato de resumo simples devem ser submetidos em um dos seis Grupos de Trabalho (GT) do evento.
  • Os trabalhos no formato de resumo simples deverão conter entre 1 (uma) e 2 (duas) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado abaixo:

Modelo do resumo simples (clique aqui para baixar o arquivo)

  • Os trabalhos no formato de resumo simples deverão ser apresentados na forma de comunicação oral, com duração máxima de 5 (cinco) minutos, em sessões organizadas por Grupos de Trabalho.
  • Caso o trabalho seja aprovado, a apresentação deverá seguir a estrutura no modelo abaixo:

Modelo de apresentação (clique aqui para baixar o arquivo)

 

RESUMO EXPANDIDO

  • Os trabalhos no formato de resumo expandido devem ser submetidos em um dos seis Grupos de Trabalho (GT) do evento.
  • Os trabalhos no formato de resumo expandido deverão conter entre 3 (três) e 6 (seis) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado abaixo:

Modelo do resumo expandido (clique aqui para baixar o arquivo)

  • Os trabalhos no formato de resumo expandido deverão ser apresentados na forma de comunicação oral, com duração máxima de 8 (oito) minutos, em sessões organizadas por Grupos de Trabalho.
  • Caso o trabalho seja aprovado, a apresentação deverá seguir a estrutura no modelo abaixo:

Modelo de apresentação (clique aqui para baixar o arquivo)

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Trabalhos no formato de relato de experiência deverão conter relatos da prática docente tendo em vista promover reflexões sobre processos de ensino e de aprendizagem bem como viabilizar a produção de conhecimentos nas mais diversas áreas.
  • Os trabalhos no formato de relato de experiência deverão conter entre 2 (duas) e 6 (seis) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado abaixo:

Modelo do relato de experiência (clique aqui para baixar o arquivo)

  • Os trabalhos no formato de relato de experiência deverão ser apresentados na forma de comunicação oral, com duração máxima de 5 (cinco) minutos, em sessões organizadas por Grupos de Trabalho.
  • Caso o trabalho seja aprovado, a apresentação deverá seguir a estrutura apresentada no modelo abaixo:

Modelo de apresentação (clique aqui para baixar o arquivo)

 

PRAZOS

  • Submissão de trabalhos: 26/06 a 26/07 - ATENÇÃO - Prazo prorrogado até 26/08
  • Resultado da avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica: 27/09
  • Publicação do resultado dos trabalhos aceitos no site: 01/10
  • Inscrições como ouvinte no evento: 26/06 a 26/10

 

Para realizar sua incrição é necessário:

a) Criar sua conta nesta plataforma (Caso já tenha, só realizar o login).
b) Ao criar sua conta coloque o nome completo (os certificados serão emitidos com a informação cadastrada por você e não poderá ser alterado).
c) Ao criar a conta, será encaminhado um e-mail automático para você. Verifique sua caixa de mensagens e confirme sua conta.
d) Retorne a este site e realize sua inscrição clicando no botão INSCRIÇÃO
e) Após se cadastrar no evento, vá para PROGRAMAÇÃO e faça a sua inscrição nas atividades que desejar (clicar no botão  "+ participar") ou vá para SUBMISSÃO DE TRABALHOS (parte superior da tela do site).



Realizar inscrição


Certificados

Expedição de certificado:

A certificação será expedida 45 dias após o encerramento do evento.



Programação

Não deixem de se inscrever nas Conferências e nos Grupos de Trabalho (GT).

Obs.: O participante precisa se inscrever em cada atividade que deseja participar.





Conferências

 



Grupos de Trabalho (GT)

 



Comissão Organizadora do Evento

Profª. Drª. Angellyne Moço Rangel
Prof. Dr. Décio Nascimento Guimarães
Prof. Dr. Otavio Cordeiro de Paula Pierotte
Profª. Esp. Roselene Affonso do Nascimento



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