Sobre o Evento

No Brasil, constantemente artistas da música têm compartilhado da dificuldade e da falta de conhecimento formal para colocar em prática sua vida profissional, mantendo apática uma massa de criadores que poderiam despontar e colaborar para o enriquecimento cultural na área da música. Neste sentido, o objetivo do Curso Livre de Produção Fonográfica do IFF campus Cabo Frio é proporcionar aperfeiçoamento na área, em todas as suas fases, para melhor capacitação das necessidades e demandas do mercado atual.
 
Além disso, o curso pretende:
  • Desenvolver habilidades necessárias para produção musical de artistas, trilhas, áudio para publicidade, espetáculos e músicas; proporcionar conhecimento técnico de áudio e equipamentos,
  • Desenvolver um amplo conhecimento sobre o mercado musical e a comunicação social no que diz respeito a aspectos históricos, técnicos, estéticos e mercadológicos;
  • Oferecer condição de estudo musical profissionalizante para aqueles que desejam se inserir no universo profissional da Música;
  • Desenvolver as potencialidades, transformando-as em competências e habilidades para uma atuação efetiva.
  • Conhecer os princípios básicos de harmonia, análise e linguagem musical.
 
Público-alvo: É direcionado a pessoas ligadas ao mercado musical como: arranjadores, cantores, produtores musicais, músicos profissionais e amadores.
Perfil profissional e área de atuação profissional: atuar em diversos segmentos da produção musical, tanto para material próprio como para de outros artistas; Dominar as técnicas de gravação e produção de áudios; Envolver-se em todas as etapas da elaboração de um trabalho fonográfico, da produção à divulgação e distribuição do produto.
Forma de acesso:  Podem se inscrever no curso aqueles que passaram pela entrevista realizada pelo coordenador do curso. Dúvidas, enviar e-mail para o contato disponível no site.



Realizar inscrição


Programação

Tempo de duração: 02/05/2022 à 05/07/2022 (10 semanas)

Horário: segunda-feira das 18h30 às 21h30

Carga horária total: 30 horas
 

Conteúdo Programático:

Harmonia: Estudo do encadeamento de acordes, levando em consideração aspectos funcionais, acústicos e fraseológicos, visando a harmonização de melodias, arranjos e análise harmônica.

Técnica Vocal: Estudos técnicos fundamentais à prática vocal. Estímulos voltados para a vivência em grupos musicais variados.

Gravação em áudio e midi: Compreender as etapas do processo de gravação e registro sonoro e trazer ao aluno os conceitos de produção sonora em ambiente analógico e digital.

Atividades complementares: As atividades complementares são obrigatórias e têm caráter teórico-prático de aprofundamento na área. São atividades relativas à produção e atuação musical que abrangem performance em shows e espetáculos, conhecimentos sobre os novos processos de veiculação e divulgação de obras musicais em plataformas digitais.

 



Organização

Curso ministrado pelos servidores do IFF Cabo Frio : Gleris Domingues, Rômulo Gomes e Alberto Midon



Entrar em contato














Cancelar