Sobre o Evento

O curso Livre Regência do IFF campus Cabo Frio tem como finalidade formar novos regentes de bandas, vindo ao encontro da crescente necessidade de qualificar profissionais atendendo às demandas de um mercado em desenvolvimento. Reger um grupo instrumental aplicando uma interpretação à obra musical e impondo a dinâmica e o andamento indicados na partitura, constitui-se numa verdadeira arte onde o artista necessita de conhecimentos específicos.
 
O Curso pretende:
  • Proporcionar aperfeiçoamento em regência de banda para melhor capacitação das ne-cessidades e demandas do mercado atual;
  •  Abordar os fundamentos da regência através de aspectos teóricos e práticos, tornando o aluno apto a reger formações instrumentais diversas; 
  • Transmitir a um grupo instrumental, através de gestos, o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra musical;
  • Desenvolver habilidades como: treinamento auditivo, interpretação, comunicação, lide-rança e equilíbrio;
  • Conhecer os princípios básicos de harmonia, análise e linguagem musical;
  • Proporcionar conhecimento técnico de áudio e equipamentos;
  • Proporcionar ao aluno um amplo conhecimento sobre o mercado musical e a comuni-cação social no que diz respeito a aspectos históricos, técnicos, estéticos e mercadológicos;
  • Oferecer condição de estudo musical profissionalizante para aqueles que desejam se inserir no universo profissional da Música;
  • Desenvolver as potencialidades, transformando-as em competências e habilidades pa-ra uma atuação efetiva.
 
REQUISITOS : O requisito para participar do curso é ter conhecimentos básicos em música e dominar de forma mínima um instrumento musical (teclado, cordas ou sopro). 
PERFIL PROFISSIONAL E ÁREA DE ATUAÇÃO: Ao final da formação, o profissional do Curso de Produção Musical / Regência Instrumental (Banda) deverá estar habilitado ao exercício das atividades ligadas à direção e pesquisa musical, estar apto a formar, organizar, ensaiar e dirigir grupos instrumentais (banda), amadores ou profissionais em diferentes espaços de atuação como organizações governamentais e não governamentais.
FORMA DE ACESSO: Podem se inscrever no curso aqueles que passaram pela entrevista realizada pelo coordenador do curso. Dúvidas, enviar e-mail para o contato disponível no site.



Realizar inscrição


Programação

Tempo de duração: 02/05/2022 à 05/07/2022 (10 semanas)

Horário: quarta-feira das 18h30 às 21h30

Carga horária total: 30 horas

Conteúdo Programático:

Técnica  Vocal: Estudos técnicos fundamentais à prática vocal. Estímulos voltados para a vivência em grupos musicais variados.

Harmonia: Estudo do encadeamento de acordes, levando em consideração aspectos funcionais, acústicos e fraseológicos, visando a harmonização de melodias, arranjos e análise harmônica.

Regência (História, Instrumentação e Prática): Proporcionar entendimento a respeito da evolução da música ocidental e brasileira no ponto de vista histórico. Permitir o acesso à obra de compositores nacionais e internacionais por meio de uma leitura do contexto histórico, socioeconômico e estético.



Organização

Curso ministrado pelos servidores do IFF Cabo Frio : Gleris Domingues, Rômulo Gomes e Alberto Midon



Entrar em contato














Cancelar