Sobre o Evento

O IFF Campus Cabo Frio pretende aperfeiçoar o acompanhamento aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais (NEE), para tanto os profissionais envolvidos com esta demanda precisam estar preparados atendendo a uma obrigatoriedade de formação continuada prevista na legislação. Para que se cumpra o papel de uma escola inclusiva, urge que algumas ações sejam postas em prática para que se proceda ao atendimento efetivo de alunos com necessidades especiais. Da mesma forma, urge ainda que recursos materiais e humanos possam ser disponibilizados no âmbito da Rede Federal de Educação, como o caso do IFF, para que alunos possam ser acolhidos em suas necessidades, desenvolvendo competências e habilidades com foco no aprendizado ao longo da vida.
 

Trata-se de um curso direcionado a todos os servidores do IFF campus Cabo Frio. O objetivo é capacitar e orientar, por meio de encontros online via plataforma Moodle, as ações inclusivas do corpo docente e servidores para sensibilizá-los em relação aos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE). 

O evento será ministrado pela Mestra em Cognição e Linguagem e Neuropsicopedagoga Clínica, Maria Lúcia Moreia, e ocorrerá em três etapas: 1. Uma parte teórica que reunirá palestras e atividades a serem desenvolvidas atinentes ao tema abordado; 2. Estudos de caso: discussão em fórum sobre os casos de alunos com necessidades educacionais específicas existentes no campus; 3. Avaliação neuropsicopedagógica individual dos alunos com NEE, que será acompanhada pela equipe do NAPNEE, docentes do referido aluno e cursistas.

As inscrições acontecerão em etapas, o primeiro período para se inscrever será de 12/04/2021 a 16/04/2021.



Realizar inscrição


Programação





Cronograma do Curso

DATA

MÓDULOS

CARGA HORÁRIA

20/04

 

22/04 a 26/04

Palestra: Os desafios dos cérebros que chegam à escola: um olhar sobre a educação especial inclusiva

Atividades pertinentes ao tema no ambiente Moodle

2h

 

10h

27/04

28/04 a 03/05

Palestra: Práticas na educação baseadas em evidências

Atividades pertinentes ao tema no ambiente Moodle

2h

10h

04/05

 

05/05 a 17/05

Palestra: Transtornos que comprometem a aprendizagem: características e sintomas

Estudos de caso: discussão em fórum sobre os casos de alunos com necessidades especiais existentes no campus (Moodle)

2h

 

10h

11,14,18,21,24/05

Avaliação neuropsicopedagógica individual dos alunos com NEE via atendimento online

10h

25/05

 

 

26 a 31/05

Palestra: Adaptação Curricular o que é, como fazer, para quem?

 

 

- Discussão em fórum sobre a proposta de Adaptação Curricular

- Atendimento individualizado aos professores para atividades e avaliação de alunos (Moodle)

2h

 

 

10h

 

08/06

 

 

09 a 14/06

 

Palestra: Adaptação de atividades no ensino remoto: estratégias para o ambiente Moodle

 

Atividades pertinentes ao tema no ambiente Moodle – proposta de atividades no ambiente online: como fazer (Moodle)

 

2h

 

 

10h

 

 

 

 

Total: 70h



Entrar em contato














Cancelar