Sobre o Evento

O evento financiado pela Faperj terá a participação do Secretário Nacional de Economia Solidária e de Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas 

O III Encontro de Economia Solidária e as Perspectivas Concretas de Desenvolvimento Regional integra o grupo de eventos simultâneos ligados às ações do Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares, a ITEP/UENF. O objetivo do projeto é buscar a indução e melhoria de políticas públicas de economia solidária, além do fortalecimento do movimento social de economia solidária das regiões Norte e Noroeste Fluminense.



Realizar inscrição


Programação





Organização

Organizado por Comissão do Evento III Encontro Nacional de Economia Solidária e as Perspectivas de Desenvolvimento Regional



Entrar em contato














Cancelar

Participações

 Mesa: Novas Perspectivas de Políticas Públicas de Economia Solidária no Brasil



Gilberto de Carvalho
Secretário Nacional da Economia Solidária Cursou e concluiu o curso de filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Estudou teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mas deixou o curso antes da conclusão. Fez especialização em gerenciamento público, em instituições de Venezuela, México e Espanha. Ele foi ligado à Pastoral Operária (movimento da Igreja Católica) e desempenhou diversas funções no Partido dos Trabalhadores (PT). Exerceu cargos na prefeitura municipal de Santo André e foi o chefe de Gabinete Presidencial durante os oito anos de Lula na Presidência da República, além de Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

 



Sônia Guajajara
Sônia Bone de Sousa Silva Santos, conhecida como Sônia Guajajara OMC (Terra Indígena Araribóia, Amarante do Maranhão, 6 de março de 1974), é uma líder indígena brasileira filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). É formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual do Maranhão. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural Em 2022 foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Atualmente, a liderança indígena é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Em 2022, Sônia integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula e foi anunciada como a primeira ministra dos Povos Indígenas.

 


dep flavio serafini
Flávio Serafini 

Sociólogo e professor da FIOCRUZ. Atualmente é deputado estadual, foi um dos principais combatentes aos esquemas de Pezão, Witzel e Castro. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular e Solidária, produção orgânica e agroecologia, da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário e da Frente Parlamentar de Mudanças Climáticas. Serafini combate a desigualdade social e defende os direitos sociais e serviços públicos. Comprometido com os direitos humanos, prioriza a luta por educação, saúde, meio ambiente, moradia, transporte e atua contra toda forma de opressão. Atualmente preside a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária e Agroecologia da ALERJ.

 



Jefferson Manhães de Azevedo

Professor Titular e Reitor do Instituto Federal Fluminense. Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), Mestrado em Informática (UFRJ) e Graduação em Engenharia Elétrica com Habilitação Sistemas e Computação (UERJ). Exerce a docência nos níveis da Educação Básica Profissional, Graduação e Pós-Graduação. Como gestor educacional, participou das transformações da Escola Técnica Federal de Campos em CEFET Campos, e deste, no Instituto Federal Fluminense. Neste período, exerceu a coordenação da área de informatização dos processos administrativos e acadêmicos, a função de Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, a Vice-Diretoria Geral do CEFET Campos e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFF.

 

 




Etiane Araldi

Professora do IFRJ e atua na Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do Campus Niterói. É Dra. em Psicologia Social e trabalhou como Analista de Políticas Sociais no Ministério da Saúde no governo Dilma. Nos últimos anos, tem desenvolvido projetos de ensino, pesquisa e extensão em parceria com o Fórum Municipal de Economia Solidária de Niterói. Integra a Rede ITCP e pesquisa as articulações entre economia solidária e o campo da Educação Profissional e Tecnológica.


 




Nilza Franco Portela

Geógrafa/Cientista Política e Mestre em Planejamento Regional e Gerência de Cidades. Assessora Técnica da ITEP - UENF e Coordena o Fórum de Campos dos Goytacazes. Consultora de Políticas Públicas de Economia Solidária. Secretária Executiva e Coordenadora do Departamento de Educação e Formação do IBEBRASIL.

 

 

 



Valmor Schiochet 
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (1998). Possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1984), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) Professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau desde 1987 no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional. Foi Secretário Municipal (Blumenau/SC) de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (1997-98) e Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego (2003-2007 e 2011 - 2015). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, economia solidaria, movimentos sociais, democracia e crise capitalista.

 

 

Mesa: Políticas Públicas Municipais de Economia Solidária e Boas Práticas para Replicação nos territórios



Jairo Santos

Bacharel em direito pela Unifas, atua no governo do estado da Bahia há mais de 20 anos. Atualmente faz parte da Superintendência de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho e é Secretário Executivo da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária.

 

 

 




Angélica Hullen

Secretária de Assistência Social e Economia Solidária de Bom Jesus de Itabapoana. Graduação em Direito - UNIJUI (Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) – Ijuí/RS - – Mestrado em Serviço Social - PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) – Rio de Janeiro/RJ - Doutorado em Serviço Social – PUC/RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) – Rio de Janeiro/RJ – – Graduação em Serviço Social – UFF (Universidade Federal Fluminense) – Niterói/RJ.



 




Mércia Porto

Coordenadora dos Centros Públicos de Economia Solidária da Bahia. Se formou em Administração pela Universidade Dom Pedro II, se formou em Gestão Empreendedora para Empresários de Micro e EPPs, pela Universidade de Brasília, MBA em Gestão Financeira, Controladoria  e Auditoria pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Militante da Agricultura Familiar por mais de 20 anos. Membro do Comitê Estadual do PCdoB da Bahia, Membro do Coletivo de Economia Solidária do PCdoB Bahia. Atualmente é Coordenadora de Inovação e Fomento da SESOL / SETRE.



 





Josinete Pinto

Educadora Popular. Atua no Fórum Municipal de Economia Solidária. Técnica na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda-RJ.





 





Xica da Silva

Representante do FBES do SUDESTE. Francisca Maria da Silva, conhecida como Xica da Silva, encontrou nos programas sociais, principalmente na Economia Popular Solidária, forças e alternativas para superar um passado marcado pela agressão. Coordenadora dos fóruns Nacional e Estadual de Economia Popular Solidária.



 



Vanusa Ney

Graduada em Ciências Econômicas pela UFES, mestrado em Economia pela mesma instituição e doutorado em Produção Vegetal com linha de pesquisa em Engenharia e Economia na Agricultura pela UENF. Professora da UFF, atuando no Departamento de Ciências Econômicas em Campos e no Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas. Coordena o Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) e o Programa de Educação Tutorial Institucional Economia da UFF (ProPET), e é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Economia Aplicada (NEEA). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Economia Solidária e da Rede de Agroecologia da UFF.



 



Mostra Doc Decolonial
Mesa: Produção E Captação De Recursos Para Produções Audiovisuais Decoloniais



Leandro Luz

Bacharel em Produção Cultural pelo IFRJ e pesquisador audiovisual. Atua como Analista de Audiovisual na Gerência de Cultura do Sesc RJ, coordenando a curadoria de projetos e ações culturais promovidos pela instituição, programando filmes nos espaços de exibição das Unidades e realizando o acompanhamento técnico do desenvolvimento de programações audiovisuais no estado do Rio de Janeiro.



 




Clara Mara Gonçalves

Pedagoga, mestranda em Políticas Sociais, Agente de desenvolvimento socioambiental. Ela é responsável pela curadoria da obra audiovisual do professor Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana / UERJ/PPFH, Giovane do Nascimento que foca nos Saberes e Fazeres Tradicionais das comunidades pesqueiras artesanais.




 





Eduardo Hypolito

Formado em Artes Visuais pela UniFlu em 2015, Eduardo atua como diretor visual, diretor de fotografia, editor de vídeo, diretor de transmissão, fotógrafo e cinegrafista Entre suas realizações estão produções de documentários, videoclipes, publicidade, moda e shows.



 




Felipe Sales

Jornalista formado em 2004, foi repórter em O Globo, Extra e Jornal do Brasil. Correspondente internacional freelancer, escreveu para os veículos BBC Brasil, El País, Piauí, entre outros. Foi ainda editor-chefe do RJ 2 da InterTV, afiliada à Rede Globo em Campos dos Goytacazes, RJ. Atualmente atua como assessor de imprensa da Firjan.




 




Carolina de Cássia

DOCUMENTARISTA - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001). Atualmente é assistente social na Secretaria Municipal de Educação e Assistentecia Social da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo.



 




Hugo Soares

Jornalista formado em 2008, é empreendedor responsável pela empresa Cria Sons, que já prestou serviços ligados à assessoria de comunicação da Prumo Logística e da Petrobras. Foi videorrepórter pela Intertv, afiliada à Rede Globo em Campos dos Goytacazes, RJ. Atualmente atua como repórter da Record TV Interior RJ e é bolsista da ITEP/Uenf.




 



Mesa: O Papel da Pesquisa Universitária na edificação
do modo de produção da economia solidária


Felipe Door
Possui graduação (2004) e mestrado (2006) em Engenharia de Produção e doutorado (2012) em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. É professor adjunto e Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), órgão suplementar do Centro de Tecnologia, e pesquisador-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica - Soltec/UFRJ. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGDS/Nides/UFRJ). É organizador de diversos livros, entre eles: Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária (volumes I e II, 2018, Editora da UFRJ) e Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário (2005/2011, Editora UFRGS). Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas: Economia Solidária, Tecnologia Social, Formação em Engenharia, Pesquisa-Ação Extensão Tecnológica, Assessoria a empreendimentos, Gestão e produção em assentamentos da Reforma Agrária, Políticas Públicas e Democracia Participativa.

 




Maria Zanin

Doutora em Física Aplicada Professora sênior do Núcleo Multidisciplinar de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMi-EcoSol) e do Programa de Pós graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos,SP (UFSCar).




 




João Cláudio Arroyo

Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da Universidade da Amazônia. Pesquisador em Economia Solidária. Sócio do Empreendimento Andorinhas de Economia Solidária. Autor de Economia Popular e Solidária (Ed. Perseu Abramo), Economia na Perspectiva da Economia Solidária (Cfes No 2), Amazônia Sensível (Ed. Amazônia Bookshelf) entre outros.



 



Patricia Zandonade

Atualmente Pós-doutoranda no NuMI EcoSol / UFSCar, é docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento na UNILA. Arquiteta e Urbanista, mestre pela FAU USP e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Energia na UFABC. Coordena o Grupo de Pesquisa Territórios Interioranos, Paisagem e Povos na América Latina e participa da Escola Popular de Planejamento da Cidade.  Seu trabalho tem ênfase nas formas populares e autogestionárias de planejamento territorial e desenho ambiental,  dentro do contexto de mudanças climáticas e questões ambientais.


 

 



Cátia Viana

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, título de Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela e Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais todos pela UENF. Participou de projetos na área de pilhas a combustível financiados pelo CNPq. Coordenou curso superior de tecnologia na área de petróleo, participando da avaliação e credenciamento do mesmo pelo MEC. É docente da educação básica , profissional , técnica e tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IFF) nas áreas de ciências dos materiais, resistência dos materiais, tecnologia dos materiais cerâmicos e atualmente é Pró-reitora de extensão, cultura , esporte e diversidade do IFF. É líder do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (NUCLEAPE)/CNPq desde 2018.


 



Mesa: Economia solidária e a educação de Jovens e Adultos:
Práticas e Perspectivas de Inserção ao trabalho e a renda



Heize Áreas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, Mestra em Educação (2004) e Pedagoga (2001) pela Universidade Federal de Pernambuco. Assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense, membro do colegiado do curso de Pós-Graduação em Docência no Século XXI no campus Itaperuna do IFF e membro do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação.


 




Simone

Liderança comunitária na Economia Solidária, doceira, instrutora agente cultural de preservação do chuvisco em Campos dos Goytacazes, Membro da Coordenação do Fórum de Economia Solidária e secretária executiva. Colaboradora da ITEP/UENF.



 




Gerson Carmo Tavares

Possui graduação em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas – RJ, 1977),  mestrado em Cognição e Linguagem (UENF, 2001) e doutorado em Sociologia Política (UENF, 2010). Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Integra o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Cognição e Linguagem(mestrado e doutorado) da UENF. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos e permanência escolar como um problema público sob a perspectiva da Sociologia Pragmática.

 




Gilberto Firmino Coutinho Junior

Totinho Capoeira(Gilberto Júnior), é um ativista social que milita no movimento negro, pela liberdade religiosa e pelo direitos humanos, Pertenço a uma comunidade de matriz Africana/terreiro, sou mestre de Capoeira, músico percussionista, ator e coreógrafo. Sou Dr. Honoris Causa, Sociólogo, e, Estou secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos na prefeitura municipal de Campos dos Goytacazes e membro da comissão nacional de ética do Movimento Negro Unificado do Brasil.


 




Prof. Auner Carneiro

Professor   pós-doc. UENF-RJ. Doutor USP-SP. Especialista UFRJ. Graduação UFPR, com experiência de 58 anos no magistério em níveis do Ensino Fundamental, Médio, Graduação, Lato e Stricto Sensu em diversos estados brasileiros e coordenação de projetos em instituições sociais com trabalhos comunitários   de   repercussões   socioambientais   e   culturais   sustentáveis. Atualmente atuando como coordenador do GPIDMR.


 




Karina Ribeiro

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia (IFF),  Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFRO), é Pós-graduanda em Cidades e suas Tecnologias (IFF). Ativista social do movimento Negro, Pesquisadora nas temáticas: Território, Educação e Economia Solidária ITEP(UENF).



 



Mesa: Finanças Solidárias: Bancos Comunitários e moedas sociais como
instrumento de desenvolvimento do modo de produção da economia solidária



Joaquim Melo
Presidente da Rede Nacional de Bancos Comunitários. Teólogo, educador popular e líder comunitário, Joaquim também é o atual presidente da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, que hoje conta com 150 bancos associados em 67 municípios.



 


Rodrigo Rezende
Professor de contabilidade e controladoria do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense - UFF e professor do curso de administração pública do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ/UAB. Graduado em Ciências Contábeis pela UCAM (1999), pós-graduado em gestão pública pela ESAB (2009), pós-graduado em gestão pública municipal pela UFF (2010), pós-graduado em controladoria de gestão pública pela UCAM (2011), mestre em engenharia de produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2003) e doutoramento em ciências da informação, na especialidade de sistemas, tecnologias e gestão da informação, na Universidade Fernando Pessoa - UFP, em Porto - Portugal. Experiência acadêmica em ensino superior (presencial e EAD), prática na área governamental em controladoria na gestão pública, gestão fazendária, apoio às decisões na administração de empresas públicas e privadas.

 




Érica Borges

Técnica em Administração.  Presidente da Cooperativa de Catadores Solidários (CATA-SOL) criada em 2016. Membro da coordenação do Fórum de Economia Solidária e representante no FCP. Oriunda do antigo lixão da CODIN de Campos dos Goytacazes, onde participou da criação da primeira Cooperativa em 2014 e ainda luta por um sistema de coleta seletiva no município.



 




Mateus Rocha Menezes

Contador, Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG; Professor Universitário com experiência em IES: PUC-Minas, UFMG, UNIBH, UNA, Unihorizontes, UFOP, UEMG, UFF, UFV e IFMG; Instrutor de Educação Continuada para Contadores no Sicoob Central Cecremge, CRCMG, Sistema OCEMG-SESCOOP, FENCONMG, Escola Aberta do Terceiro Setor e CRCPR; Conselho Fiscal em Instituição Financeira; Educador Financeiro e Cooperativista; Educador para Empreendedores; Educador de Economia Solidária; Consultor Empresarial e Palestrante.


 




Valéria Borges Ribeiro

Possui Mestrado em Economia - UEM - Universidade Estadual de Maringá (2003), Graduação em Ciências Econômicas - UEM - Universidade Estadual de Maringá (1998) e em Direito - PUCPR (2007). É especialista em Direito Empresarial com ênfase em Direito Tributário - PUCPR (2006), e em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS (2022). Atua como docente EBTT no IFPR - Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá - PR.