Encontros Históricos de 2020

Data: 13/07/2020

Local: on line

Sobre o Evento

Os Encontros Históricos constituem ciclos de palestras voltadas à licenciatura em História do campus Macaé mas também à comunidade em geral. Ocorrerá entre os dias 13/07/2020 e 30/11/2020. As inscrições serão abertas dia 06/07/2020 e ficam abertas até dia 30/11/2020 quando termina o evento. Oferecido pelo IFF Macaé, o evento é organizado pelos docentes da licenciatura em História do IFF Macaé e servidores do campus. Terá como escopo trazer investidas analíticas e críticas sobre história do tempo presente e reunir contribuições de pesquisadores brasileiros e de outras origens nacionais, assim como de outras frentes de atuação relacionadas às ciências, aos movimentos sociais e a outras organizações. O evento objetiva realizar – para os alunos ingressantes na licenciatura em História do IFF Macaé no ano de 2020 e para o público mais alargado – ciclos quinzenais de palestras on line sobre diferentes temáticas: educação no Brasil e no mundo, trabalho e condição docente, segurança alimentar, ecologia e trabalho, lógicas de ação das instituições de cuidado, estado, poder e economia, participação política contemporânea, escola como arena pública, informação e desinformação, epidemias e problemas públicos, racismo, gênero, história do colonialismo e diferentes problemáticas relacionadas à história das sociedades contemporâneas e ao momento crítico em que vivemos. Haverá certificação individualizada para cada palestra assistida, conforme o guia do participante abaixo.



Realizar inscrição


Programação dos Encontros de 2020

Transmissão pelo canal do youtube dos Encontros Históricos.

Aviso: Houve uma falha de comunicação no chat do canal do youtube. Por essa razão tivemos problemas com a lista de presença. Para o 1o encontro será considerada a lista de inscritos no site, não havendo portanto razão para qualquer preocupação dos que participaram. No 2o Encontro explicaremos ao vivo e no chat como assinar a lista de presença que será veiculada no chat. 

 

Acesse pelo link: https://bit.ly/2ZkHvLs

1) Dia 13/07 às 18 horas,  "A educação pública no pós-pandemia: novo normal?"

Palestra com os professores Roberto Leher (professor titular da Faculdade de Educação da UFRJ) e com o professor Rodrigo Lamosa (professor da Faculdade de Educação da UFRRJ) sobre as questões que tem atravessado a educação pública no Brasil.

2) Dia 27/07 às 19:00 horas, "A invenção do suicídio: da condenação da morte voluntária à apropriação dos cadáveres".

Palestra com Alexandre Reis, professor da Univasf, doutor pela UFRGS e Coordenador da Thanátous - Liga Acadêmica Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio.

3) Dia 10/08 às 19 horas, “Desinfodemia e Sociedade: desafios para os tempos atuais”.

Palestra com Alexandre Brasil, sociólogo, doutor em sociologia, professor Associado e Diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

4) Dia 24/08 às 19 horas, "Neoconservadorismo e Educação nos EUA dos anos 1970-1980: o que podemos aprender?"

Palestra com Roberto Moll, professor da UFF e pesquisador no INCT-INEU, Rede de Estudos dos Estados Unidos, e do Laboratório de Pesquisa e Documentação em História Econômica e Social (LAPEDHE).

5) Dia 14/09 às 19 horas, relançamento (2a edição) do livro "O Brasil-nação como ideologia: a construção retórica e sociopolítica da identidade nacional"

Palestra com Fabrício Maciel, autor do livro e professor Dr. da UFF Campos e da pós-graduação da UENF.

6) Dia 13/10/2020 às 19 horas, “Processos subjetivos decorrentes da organização
do trabalho contemporâneo e seus desdobramentos ecológicos na agricultura camponesa em Macaé-RJ”. 

Palestra com os pesquisadores Vera Miranda, mestranda em psicologia (UFRJ) e Pedro Marinho, mestre em Ciências Ambientais e Conservação (UFRJ).

7) Dia 26/10/2020 às 19 horas  Cidadania ou Classe: o movimento operário na década de 1980.

Palestra com o professor José Welmowicki.

8) Dia 09/11/2020 às 19 horas A ascensão das direitas no Brasil.

Palestra com o professor Demian Melo da UFF.

9) Dia 16/11/2020 às 19 horas  História Econômica e suas construções: problemas, debates, críticas (uma breve introdução)

Palestra com o professor Thiago Reis Marques Ribeiro.

10) Dia 18/11/2020 de 19:30 às 21:00 hsA acumulação de capital e o segredo da mais valia. Link de acesso específico desta palestra: https://meet.google.com/rns-ztcw-cbw

Palestra com o professor Dr. Oséias Teixeira.

11) Dia 23/11/2020 de 19 às 21:00hsRaça ou Classe?

Palestra com Wilson Onório Silva.

12) Dia 25/11/2020 às 18:00hs. SLAM POESIA: A LITERATURA NAS RUAS.

Atividade com os/as artistas-pesquisador@s Luiza Romão, Meimei Bastos. Emerson Alcalde e Thomas Loran.

Nesta noite encerraremos os Encontros Históricos de 2020. 

 

 

 

 



Guia do participante

Seja bem vindo aos "Encontros Históricos de 2020"!

 

 

Teremos, em nossos encontros, ciclos quinzenais de palestras com início em 13 de julho de 2020 e final em 30 de novembro de 2020.

1) O participante precisa fazer a inscrição, do dia 06/07/2020 ao dia 30/11/2020, neste site do evento. Basta se cadastrar, entrar no evento Encontros Históricos 2020 e confirmar a inscrição. Para verificar se a inscrição está feita basta entrar com os dados do seu cadastro. O cadastro inicial será confirmado no email informado.   

2) O participante  deve se inscrever e curtir o canal do youtube "Encontros Históricos 2020" https://bit.ly/2ZkHvLs em que acontecerá as palestras on line. 

3) O participante precisa assinar a lista de presença com nome completo e email. A lista será sempre disponibilizada no chat da palestra on line, no dia e horário de cada palestra. O participante deve estar logado no youtube para ter acesso ao chat do canal onde poderá interagir e se manifestar e, muito IMPORTANTE, acessar a lista de presença no chat. 

4) Os certificados de participação serão específicos de cada palestra, sendo necessário que o participante preencha, a cada palestra, o seu nome completo na lista de presença e o seu email pessoal.

5) O participante poderá, naturalmente, optar por quais palestras irá assistir, segundo suas necessidades, interesses e disponibilidade, fazendo jus a certificados individuais apenas daquela(s) em que se implicar.

6) É de inteira responsabilidade do participante fazer o cadastro e a inscrição no site, assinar a lista de presença com nome completo e email no horário da palestra, sem o que não haverá certificação.

7) As palestras terão duração de cerca de uma hora, haverá de 5 a 10 minutos de comentários dos mediadores virtuais e mais 30 minutos de interação com o palestrante no sentido de responder às perguntas feitas pelos participantes no chat. Pela limitação do tempo, haverá uma seleção limitada das perguntas pelos mediadores. No total, cada encontro durará entre uma hora e meia até o máximo de 2 horas.  

8) Os certificados serão enviados por email até o final de dezembro. Se a participação for muito numerosa, este prazo será estendido até o final de janeiro de 2021. 

9) A programação será atualizada mensalmente com os nomes dos palestrantes, títulos das palestras e demais referências. 


Qualquer dúvida, pergunta ou sugestão, por favor, faça contato pelo endereço de email:
encontroshistoricos2020@gmail.com

A comissão organizadora.



Organização

Os Encontros Históricos de 2020 são organizados pelos seguintes docentes e servidores do IFF
 

 

 

 

Alberto Souza (programador visual e cartunista), Alexandre Elias (professor Me. IFF Macaé) Alice Pereira (professora Ma. IFF Macaé), Camila França (professora Ma. IFF Macaé), Denaldo Souza (professor Dr. IFF Macaé) , Fernanda Rodrigues (professora Dra. IFF Macaé), José Knüst (professor Dr. IFF Macaé), Leonardo Brito (professor Me. IFF Macaé), Marco Lamarão (Professor Dr. IFF Macaé), Marcus Silva (professor Dr. IFF Macaé), Olívia Fonseca (professora Dra. IFF Macaé), Oséias Silva (Professor Dr. IFF Macaé), Raimundo Hélio (professor Dr. IFF Quissamã) e Ubirajara Santiago (Professor Dr. IFF Macaé).

 

Coordenadores:

professor Dr. Marco Lamarão e professor Dr. Ubirajara Santiago 



Entrar em contato














Cancelar