A pandemia, que sobreveio o mundo, alterou drasticamente o quotidiano das sociedades e, como não poderia ser diferente, a instituição escolar foi afetada de forma direta. Um exemplo emblemático foi o que poderíamos chamar de tempo escolar. As famílias, na maioria dos casos, já acostumada às rotinas escolares com horários, hora-aula, férias escolares, articulando outros tempos (do trabalho, do lazer, da igreja) para levar e buscar filhos nas escolas tiveram que readequar suas tarefas diárias com as mudanças impostas pelo cancelamento das aulas presenciais, rompendo uma lógica espaço-temporal quase naturalizada dos momentos formais de aprendizagem estabelecidos pelas instituições escolares. Em muitas situações, o tempo escolar ficou mais flexível. Entretanto, essas rotinas ligadas ao tempo escolar não têm nada de natural. Essa relativa longevidade da escola pode indicar que nada foi alterado nos espaços escolares. Por isso, recorrer a memórias daqueles que passaram pelos bancos escolares pode ajudar a elucidar muitas questões. É esse o horizonte desta proposta.
Os participantes deste projeto irão realizar entrevistas com pessoas de diversas faixas etárias a partir dos 15 anos. As entrevistas serão semiestruturadas (contendo um breve roteiro). Mas, a ideia é deixar os entrevistados livres para falarem das suas experiências nos tempos de escola
Serão elaborados painéis apresentando os relatos das experiências escolares. Além de possível exposição de fotografias e imagens (inclusive de objetos utilizados nos tempos de escola pelos entrevistados). Vagas disponíveis para o projeto: 15.
Ministrante:
Vinicius Teixeira
Local:
Laboratório de Humanas
Data e hora:
27/08/2025 - 13:50 às 15:30