Sobre o Evento

Promover espaço para reflexão pedagógica acerca de temas atuais da Educação Profissional e Tecnológica.



Realizar inscrição


Programação



09:30
Palestra «Ensino e aprendizagem na Educação profissional e tecnológica e a inclusão excludente» Palestra
Profa. Inge Renate Frose Suhr - Instituto Federal Catarinense (IFC) MINICURRICULO DA PALESTRANTE: Doutora em educação pela UFPR (2014) com tese intitulada: Ensino Médio: possibilidade de ampliação da inserção laboral da classe que vive do trabalho? Cursou Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982) e mestrado em Educação pela mesma instituição(2004). Atualmente é professora de EBTT, mais especificamente no curso de Pedagogia, no Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau. Nesta mesma instituição, atua como docente no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que ocorre em rede nacional. Atuou como professora adjunta e coordenadora pedagógica no Centro Universitário Uninter (2006-2016), além de outras IES privadas. Coordenou cursos de pós-graduação na modalidade EAD (2008-2010) e lecionou em cursos de licenciatura nesta modalidade, bem como em pós-graduações da área educacional. Como docente vem lecionando disciplinas e orientando trabalhos de curso relacionados aos seguintes temas: Ensino médio e Educação profissional, Teorias do Conhecimento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência como docente e pedagoga em todos os níveis de Ensino, foi professora e coordenadora de curso de formação de professores em nível médio no período compreendido entre 1990 e 2000. Tem como principais temas de pesquisa: a) relação educação e trabalho; b) educação profissional e tecnológica, c) desenvolvimento profissional docente (foco no docente de ensino superior e da educação profissional e tecnológica)
15:00
Palestra «A reforma do Ensino Médio e os Institutos Federais: a Lei, a BNCC e as novas diretrizes curriculares nacionais da educação profissional» Palestra
Profa. Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - MINICURRÍCULO DA PALESTRANTE: Possui pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017), doutorado em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1989). É professora na Universidade Federal do Paraná (1994 até o presente). Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Tem interesse no campo de pesquisa em Políticas Educacionais com ênfase para o Ensino Médio e na avaliação de políticas públicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio. Coordena a rede EMpesquisa - rede nacional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio. É vice-líder do Grupo de Pesquisa EMPesquisa com sede na Unicamp. É coordenadora local do Projeto PROCAD Amazônia realizado por meio de parceria entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Acre. É integrante do programa Capes PrInt UFPR. É revisora de periódicos dentre eles Educação & Sociedade, Ensaio (Fundação Cesgranrio) e Revista Brasileira de Educação. É membro do Conselho Consultivo do periódico Retratos da Escola e parecerista ad hoc das seguintes agências de fomento: Capes, CNPq e Fundação Araucária. É pesquisadora do CNPq - bolsista produtividade PQ 1D


Orientações para a inscrição

1. Para inscrever-se no evento, é necessário ter uma conta no Portal de Eventos do IFF.

Atenção! A conta é gratuita, pessoal e intransferível.

Atenção! É muito importante que seu nome esteja correto, completo e sem abreviaturas. Pois os certificados serão emitidos exatamente conforme informado no ato da inscrição no Portal de Eventos.

Atenção! É muito importante que seu e-mail esteja correto. Pois os certificados serão encaminhados para o e-mail informado no ato da inscrição no Portal de Eventos. Também serão encaminhados para o e-mail cadastrado os dados para acesso à(s) atividade(s) na(s) qual(is) se inscrever.

a) Para criar uma conta, clique aqui.

b) Para fazer login na sua conta, clique aqui.

c) Para editar seus dados, faça login na sua conta e clique sobre o seu nome na parte superior direita do Portal de Eventos do IFF. Não se esqueça de clicar em Salvar.

2. Depois de efetuado o login na sua conta no Portal de Eventos do IFF, faça a sua inscrição no evento.

Atenção! Serão solicitadas mais algumas informações, para garantir-lhe uma melhor experiência no evento. Informando sua conta Google para acesso ao Google Meet, por exemplo, você não precisará de autorização para acessar a atividade na qual estiver inscrito e que utilizar essa plataforma.

a)  Para inscrever-se no evento, clique no botão Realizar Inscrição ou aqui.

3. Depois de realizar a inscrição no evento, inscreva-se na(s) atividade(s) de seu interesse.

Atenção! Apenas os devidamente inscritos na(s) atividade(s), após credenciamento (comprovação de participação na atividade), receberão certificado.

Atenção! As vagas para algumas atividades são limitadas. Não se inscreva se não tiver real intenção de participar.

a) Para se inscrever em uma atividade, vá ao quadro da seção Programação e clique em + Participar na frente da atividade de seu interesse.

4. As atividades abertas ao público externo serão transmitidas pelo canal oficial do IFF no YouTube (IFF Tube).

Aproveite! Inscreva-se gratuitamente no canal e ative as notificações (clicando no sininho) para acompanhar as atividades que serão transmitidas pela plataforma.



Organização

Organizado por Comissão do Evento Formação Pedagógica do IFF Pádua 2021



Entrar em contato














Cancelar