desenvolvido pelo Instituto Federal campus Cabo Frio e tem como objetivo principal contribuir para o processo de desenvolvimento das comunidades quilombolas da região aliando práticas de saberes e fazeres tradicionais aos conhecimentos acadêmicos adaptados às necessidades específicas de cada grupo. Assim, o curso visa a formação do cidadão, através de ações que promovam a geração de renda para redução da vulnerabilidade social.
Serão ofertadas três turmas do Curso de Gestão de Negócios, exlclusivamente para os aquilombados.
- Turma: Rasa, Baía Formosa e Maria Joaquina - Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio: dias 2, 9 e 16 de julho
- Turma: Campos Novos - Escola Nilo Batista: dias 6, 13 e 20 de agosto
- Turma: Sobara - (Araruama): dias 10, 17 e 24 de setembro
INSCRIÇÕES
As inscrições para o curso podem ser realizadas por duas maneiras:
1) Preenchimento do formulário impresso disponibilizado pelas lideranças comunitárias ou
2) Preenchimento do formulário eletrônico:
Clique aqui para realizar sua inscrição na Turma: Rasa, Baía Formosa e Maria Joaquina
Clique aqui para realizar sua inscrição na Turma: Campos Novos
Clique aqui para realizar sua incrição na Turma: Sobara
PLANO DO CURSO
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR |
|
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
Teoria de Administação |
2h |
Administração de custos |
2h |
Gestão de produção |
2h |
Gestão de materiais |
1h |
Gestão de marketing |
2h |
Formação empreendedora |
2h |
Comportamento humano e ética profissional e noções de cidadania |
1h |
Gestão Socio-ambiental e sustentabilidade |
2h |
Plano de negócio |
2h |
Participação em feira livre, aula de campo |
4h |
EMENTA |
Apresentar conceitos básicos de gestão,negócios, mercado, venda, custos, comércio, empreendedorismos, serviços, marketing e economia, contextualizando com a realidade local, tomando como base a vivência de cada ator social. Desenvolvendo atividades adaptadas ao contexto social, inserindo práticas e experiências contextualizando aos conceitos abordados, provocando a interação e envolvendo dos alunos de acordo com suas vivências. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Perfil do empreendedor; características Empreendedoras; Organização e classificação das empresas. Incentivos governamentais para os micro e pequenos empreendedores; Terceiro setor e Empreendedorismo social. Estudo de caso; Economia e solidária e geração de renda; Comércio Justo e solidário; Plano de negócios:finalidade; desenvolvimento Aula:Criando um novo negócio “Brainstorming” Dinâmica de grupo Plano de negócios: Plano financeiro e projeção de resultados |