O curso " Gestão de Negócios" é uma ação do Programa de Extensão "Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região dos Lagos: Terra, Renda, Cultura e Educação"
desenvolvido pelo Instituto Federal campus Cabo Frio e tem como objetivo principal contribuir para o processo de desenvolvimento das comunidades quilombolas da região aliando práticas de saberes e fazeres tradicionais aos conhecimentos acadêmicos adaptados às necessidades específicas de cada grupo. Assim, o curso visa a formação do cidadão, através de ações que promovam a geração de renda para redução da vulnerabilidade social.
 

Serão ofertadas três turmas do Curso de Gestão de Negócios, exlclusivamente para os  aquilombados.

  • Turma: Rasa, Baía Formosa e Maria Joaquina - Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio: dias 2, 9 e 16 de julho
  • Turma: Campos Novos - Escola Nilo Batista: dias 6, 13 e 20 de agosto
  • Turma: Sobara - (Araruama): dias 10, 17 e 24 de setembro
 
São parceiros desta ação o Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio (PMCF).



INSCRIÇÕES

As inscrições para o curso podem ser realizadas por duas maneiras:

1) Preenchimento do formulário impresso disponibilizado pelas lideranças comunitárias ou 

2) Preenchimento do formulário eletrônico:

Clique aqui para realizar sua inscrição na Turma: Rasa, Baía Formosa e Maria Joaquina

Clique aqui para realizar sua inscrição na Turma: Campos Novos

Clique aqui para realizar sua incrição na Turma: Sobara



PLANO DO CURSO

 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

Teoria de Administação

2h

Administração de custos

2h

Gestão de produção

2h

Gestão de materiais

1h

Gestão de marketing

2h

Formação empreendedora

2h

Comportamento humano  e ética profissional e noções de cidadania

1h

Gestão Socio-ambiental e sustentabilidade

2h

Plano de negócio

2h

Participação em feira livre, aula de campo

4h

EMENTA

Apresentar conceitos básicos de gestão,negócios, mercado, venda, custos, comércio, empreendedorismos, serviços, marketing e economia, contextualizando com a realidade local, tomando como base a vivência de cada ator social. Desenvolvendo atividades adaptadas ao contexto social, inserindo práticas e experiências contextualizando aos conceitos abordados, provocando a interação e envolvendo dos alunos de acordo com suas vivências.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Perfil do empreendedor; características

Empreendedoras;

Organização e classificação das empresas. Incentivos governamentais para os micro e pequenos empreendedores;

Terceiro setor e Empreendedorismo social.

Estudo de caso;

Economia e solidária e geração de renda;

Comércio Justo e solidário;

Plano de negócios:finalidade; desenvolvimento

Aula:Criando um novo negócio “Brainstorming”

Dinâmica de grupo

Plano de negócios: Plano financeiro e projeção de resultados