Sobre o projeto

INSTITUCIONAL: o projeto faz parte dos editais promovidos pelo IFFluminense (Edital 64/2021) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Chamamento público 01/2021, de APOIO À INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM FOCO NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO APLICADA.
 
OBJETIVOS: o projeto de Iniciação Tecnológica “Que ideia você ilumina?” busca promover a aprendizagem de programação de computadores através de ações que visam ao desenvolvimento do Pensamento Computacional e à prática Maker. Busca-se, com a aplicação de metodologias ativas, além da consolidação de conceitos relacionados à programação, proporcionar a vivência prática da montagem e programação de soluções tecnológicas envolvendo, principalmente, a plataforma Arduino. Ademais, ao trabalhar as premissas da cultura Maker, é possível despertar a criatividade e incentivar a criação de projetos próprios para a solução de problemas reais.
 
LOCAL: Instituto Federal Fluminense - campus Macaé. O projeto também conta com a colaboração do Lab. Inovar e Aprender (https://inovareaprender.com.br/), que promove inovação pedagógica na região.
 
PÚBLICO-ALVO: APENAS alunos matriculados nas escolas parceiras do projeto, cursantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Macaé e Rio das Ostras.
 
DURAÇÃO DO CURSO: terá a duração de 32 horas, organizadas ao longo de 8 semanas, contendo atividades remotas e atividades presenciais. 
 
Gostaria de ter sua escola participando deste projeto? Entre em contato conosco através do e-mail: iffilumina@gmail.com
 
CONTATO: em caso de dúvidas, escreva para: iffilumina@gmail.com



Realizar inscrição


Atividades do Curso

As atividades do curso estão disponíveis no endereço:

https://sites.google.com/view/iluminaiff



Organização

Coordenador: Gregório Kappaun Rocha (IFF)

Extensionista: Aurea Yuki Sugai (IFF)

Colaboradores: Gilberlan Cruz Souza (Lab. Inovar e Aprender) e Luemy Avila Santos Silva (Lab. Inovar e Aprender)

Contatoiffilumina@gmail.com

Parceiros: