Integrando Saberes On-line

Apresente, compartilhe e descubra novos caminhos!

Data: 19/08/2020

Local: IFF Macaé - On-line

Sobre o Evento

O Integrando Saberes On-Line, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de Agosto, busca promover a divulgação dos projetos de pesquisa, extensão, diversidade, arte, cultura e esportes desenvolvidos no campus Macaé. Atualmente, mais de 50 projetos são desenvolvidos no IFF Macaé! Além da apresentação dos projetos, o evento possibilita a troca de conhecimento e de experiências entre os participantes por meio de debates guiados por mediadores.
 
O evento será realizado de forma remota.
Participe!
 
NOVAS DATAS!!!!! INSCRIÇÕES PRORROGADAS!!
Inscrição no Evento: 21/07/2020 - 18/08/2020
Inscrição nas Atividades: 21/07/2020 - 18/08/2020
Submissão de Trabalhos: 21/07/2020 - 17/08/2020
 
  • Carlos Henrique e Lucas Dias, ambos engenheiros de Controle e Automação formados no Campus Macaé, foram premiados na Reditec 2018 e apresentaram o projeto em Brasília e na Austrália.
  • Lucas Mata, técnico em Eletromecânica pelo Campus Macaé. Hoje, faz Mestrado em Engenharia Elétrica na USP. Foi um dos representantes brasileiros na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair).
  • Rebeca Fontoura, técnica em Informática pelo Campus Bom Jesus e ex-bolsista Jovens Talentos da Faperj, foi admitida em Harvard em 2020 e contará como sua passagem pelo IFF auxiliou nessa conquista.
 
SALAS TEMÁTICAS E RESPECTIVOS PROJETOS



Realizar inscrição


Programação - Inscrição em Atividades

Acompanhe a Programação do Integrando Saberes e INSCREVA-SE, logo a seguir, nas salas desejadas:

*Na Abertura teremos o Integrando Experiências: neste momento, alguns ex-alunos do IFF Macaé serão convidados a compartilhar experiências e informações sobre suas trajetórias. Contaremos com a presença de:
Lucas Ribeiro Mata, Carlos Henrique Soares Coutinho, Lucas Moreira Dias e Rebeca Roza Fontoura.

SALA LINK

Abertura + Integrando Experiências

http://tiny.cc/IFF_IS_Ab

Ed.Soc.1 http://tiny.cc/IFF_IS_2
Tec.3 http://tiny.cc/IFF_IS_3
Geo.1 http://tiny.cc/IFF_IS_4
Tec.2 http://tiny.cc/IFF_IS_5
Ed.Soc.2 http://tiny.cc/IFF_IS_6
M.Amb http://tiny.cc/IFF_IS_7
Bio.Qui http://tiny.cc/IFF_IS_8
Ed.Soc.3 http://tiny.cc/IFF_IS_9
Ed.Soc.4 http://tiny.cc/IFF_IS_10
Tec.4 http://tiny.cc/IFF_IS_11
Ed.Soc.5 http://tiny.cc/IFF_IS_12
Sau.1 http://tiny.cc/IFF_IS_13
Tec.1 http://tiny.cc/IFF_IS_17
Encerramento http://tiny.cc/IFF_IS_18


A seguir, INSCREVA-SE nas salas desejadas
!



13:30
Abertura do Integrando Saberes Abertura
DIPE Macaé
15:00
Sala Geo Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Ferramentas computacionais para análise de dados públicos online - estudo de caso com dados do setor elétrico brasileiro (Coord. Lívia Cristina da Silva Santos). - (II) O Levantamento E O Acompanhamento Dos Recursos Públicos Das Redes Municipais Da Educação De Rio Das Ostras (Rj) E Macaé (Rj) E Casemiro De Abreu (Rj): Noções Iniciais (Coord. Marco Lamarão). - (III) Serviços ecossistêmicos e sustentabilidade de sistemas socioambientais: estudo de soluções baseadas na natureza aplicadas à gestão integrada das águas (Coord. Maria Inês Ferreira). - (IV) A atuação dos promotores imobiliários na produção do espaço urbano em Macaé e Rio das Ostras (Coord. Oseias Teixeira da Silva). - (V) O papel das Centrais Geradoras Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas na geração de energia no estado do Rio de Janeiro (Coord. Rita de Cassia Nonato).
Sala Tec.3 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) A Matemática Como Ferramenta De Desenvolvimento Da Radiotécnica (Coord. Eduardo Beline). - (II) Implantação De Padrão Para Automação De Estação De Tratamento De Efluentes (Coord. Luiz Alberto O. Lima Roque). - (III) Geradores Lineares de Relutãncia Variável (Coord. Marcos Antonio Cruz). - (IV) Sensor de efeito Hall em substituição ao uso de potenciômetro em joystick: uma aplicação nos simuladores de guindaste (Coord. Mariana Abreu Gualhano). - (V) Sistema embarcado de ignição inteligente mediante a resposta do etilômetro (Coord. Robson da Cunha Santos).
Sala Ed.Soc.1 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Conteúdo de mídia digital com interpretação em Libras: uma ferramenta de inclusão de estudantes surdos do EMI do IFFluminense (Coord. Felipe Giraud Moraes). - (II) Produção de material em Libras (Coord. Germano da Silva Rangel). - (III) Pedagogia Visual: Ideias Para O Ensino De Português Como Segunda Língua Na Educação De Surdos (Coord. Penha Élida Ramos). - (IV) Estudo e proposta de desenvolvimento de protótipo de equipamento para transformação da voz humana em texto (Coord. Pedro Armando Vieira). - (V) Fanzinoteca - Promovendo a cultura do zine e autoralidade (Coord. Alberto Carlos P. de Souza).
13:00
Sala Ed.Soc.2 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Vídeo aulas de Química com interpretação em Libras: uma ação afirmativa voltada para a inclusão de estudantes surdos no EMI do IFF Campus Macaé (Coord. Maysa Franco Zampa). - (II) Resgate da Literatura Oral: do conto à fanzinagem! (Coord. Andrea Gomes Barbosa). - (III) IFF Cinexpertus (Coord. Leonardo S. F. de Mendonça). - (IV) Laboratório colaborativo de trocas linguísticas (Coord. Ubirajara Santiago Pinto).
Sala M.Amb Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Soluções de Esgotamento Sanitário para a Bacia Hidrográfica do rio Macaé (Coord. Glayce Junqueira Quintanilha). - (II) Aperfeiçoamento de modelo para previsão de alagamentos na área urbana de Macaé (Coord. Jader Lugon Junior). - (III) Gestão De Resíduos De Demolição E Construção Civil (RDC) Com Geocolaboração Online: Estudo No Município De Macaé (Coord. Jose Augusto F.da Silva). - (IV) Instrumentos de Gestão Integrada dos Recursos Naturais Conservação das Águas e da Biodiversidade (Coord. Maria Inês Ferreira).
Sala Tec.2 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Recepção De Sinal Na Banda Ku Utilizando Rádio Definido Por Software De Baixo Custo: Um Projeto Multidisciplinar Com O Ensino Médio (Coord. Eduardo Beline). - (II) Automação de processos associados a açudes através de controladores lógicos programáveis (Coord. Luiz Alberto O. Lima Roque). - (III) Avaliação numérica de geradores de relutância (Coord. Marcos Antonio Cruz). - (IV) Aplicação Da Plataforma Unity Para Gerar Relatórios Avaliativo De Simuladores De Guindastes Portuários (Coord. Robson da Cunha Santos). - (V) Aprimoramento do software e hardware nos simuladores de guindaste por meio de uma plataforma de prototipagem (Coord. Yago Correa).
15:00
Sala Bio.Qui Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Bioinformática Aplicada Ao Estudo Dos Coronavírus (Coord. Gregório Kappaun Rocha). - (II) Biologia Computacional aplicada ao estudo de doenças negligenciadas no Brasil (Coord. Gregório Kappaun Rocha). - (III) Análise De Como As Temáticas De Biotecnoliga Estão Presentes Nos Livros Didáticos De Ciências Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Aprovados No PNLD 2019 (Coord. Leonardo Salvalaio Muline). - (IV) Produção de sabão a partir de óleo vegetal residual (Coord. Marcelo Francisco de Araújo).
Sala Ed.Soc.3 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Promoção de ações de edução alimentar e nutricional no IFF, campus Macaé, em uma perspectiva política e multidimensional (Coord. Alessandra B. Paravidino). - (II) Ações extensionistas no IFF Campus Macaé: identificando dificuldades e demandas para o desenvolvimento de projetos de extensão (Coord. Aurea Yuki Sugai). - (III) Desenvolvimento de projeto com a utilização das mídias sociais (Coord. Claudio Marques de Oliveira). - (IV) Marketing pessoal e comunicação eficiente: ferramentas para a inserção no mercado de trabalho (Coord. Fernanda Costa Demier). - (V) Trabalhando a competência informacional com os usuários da biblioteca do IFF campus Macaé (Coord. Michelle Guedes Catunda).
13:00
Sala Tec.4 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Imagens e pensamentos entre o céu e a terra: a astronomia fazendo a divulgação científica (Coord. Aurea Yuki Sugai). - (II) Geradores Lineares com Arranjo Halbach (Coord. Diego Fernando Garcia). - (III) Uso do rádio definido por software para avaliação da comunicação via satélite (Coord. Eduardo Beline). - (IV) Desenvolvimento De Processos Industriais Através De Simuladores, Para Ensino De Robótica A Estudantes Da Educação Profissionalizante E Tecnológica (Coord. Luiz Alberto O. Lima Roque). - (V) Curso introdutório de base para Fìsica do 1º ano do ensino médio (Coord. Luiz Carlos Viegas de Sousa).
Sala Ed.Soc.4 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Centro de Memória (Coord. Henrique Barreiros Alves). - (II) Análise do Desempenho dos Cursos de Graduação da Rede Federal no cenário nacional por meio do Enade utilizando Mineração de dados (Coord. Mariana Abreu Gualhano). - (III) O Ensino De História Da Grécia E Roma Antigas Na Educação Básica: Identificação De Tendências Curriculares E Proposta De Inovações Pedagógicas (Coord. José Ernesto Moura Knust). - (IV) Aprendizagem Interseccional: Falar De (Trans)Gênero E Sexualidade É Dialogar Em Prol De Uma Escola Diversa (Coord. Olívia de Melo Fonseca). - (V) Cotas: raça, direito e educação no IFF campus Macaé (Coord. Sandra Cristina Botelho Dias).
15:00
Sala Saúde Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Sociedade contemporânea: os desafios para uma vida saudável (Coord. Gregório Kappaun Rocha). - (II) Avaliação do conhecimento da população sobre a COVID-19 e o apontamento de ações para o combate à pandemia (Coord. Gregório Kappaun Rocha). - (III) Gente ativa - Pilates e Saúde (Coord. Leonardo Basílio Caetano). - (IV) PsioIFF Canal: Diário SobreVivências (Coord. Marcelo Ferreira Quirino). - (V) Mulheres de Família: como sobreviver em tempos de COVID-19? (Coord. Olívia de Melo Fonseca); (VI) Quarentena Ativa (Coord. Suellen Aparecida C. da Silva).
Sala Tec.1 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) Aperfeiçoamento construtivo e do controle de navegação autônoma de embarcação de pequeno porte (Coord. Jader Lugon Junior). - (II) Desenvolvimento De Um Protótipo Microcontrolado Para Irrigação Automática Com Uso De Módulo De Aquisição De Dados Alimentados Com Energia Solar (Coord. Lucas Scotta). - (III) Uma Proposta De Gerência Organizacional De Espaços Compartilhados No Iff Macaé Utilizando Iot (Coord. Rafael Gomes da Silva). - (IV) Um Modelo Para Projeto, Construção E Programação De Protótipos De Veículos Robóticos Para Coleta Automática De Amostras De Dados Ambientais (Coord. Luiz Alberto O. Lima Roque). - (V) Desenvolvimento De Recursos Didáticos Para Aulas De Química Utilizando A Plataforma Arduino (Coord. Marcelo Francisco de Araújo). - (VI) O uso da Robótica educacional por meio da plataforma Arduino: do IFF campus Macaé para a comunidade (Coord. Yago Correa).
Sala Ed.Soc.5 Apresentação e Discussão de Projetos
Projetos: - (I) IFF Farofa: Podcast como tecnologia que ultrapassa os muros da instituição (Coord. Alexandre Elias). - (II) Laboratório avançado de simulação: uma proposta interdisciplinar (Coord. Fernanda Costa Demier). - (III) A História Profunda Da Humanidade: Um Podcast Para Reconectar-Nos Com Nossos Passados Distantes (Coord. José Ernesto Moura Knust). - (IV) Relações entre origem social e dificuldades em permanecer na escola: estudo sobre as motivações e diálogos com alunos desistentes dos cursos técnicos do Campus Macaé do IFFluminense (Coord. Nadia Batista Correa).
17:00
Encerramento do Integrando Saberes Encerramento
DIPE Macaé


Instruções

  • Os projetos são divididos em Salas (conforme Programação) e os bolsistas/coordenador do projeto terão 10 minutos, no máximo, para sua apresentação. Após as apresentações dos projetos, haverá um tempo para discussão e debate dos mesmos, com participação de um mediador.
  • As Salas de Apresentação serão realizadas pela plataforma do Google Meet e terão duração máxima de 2 horas. Os links para as mesmas serão disponibilizados (em breve) no site do evento.
  • Atenção: é preciso ter uma conta no Google para ter acesso às salas.
  • Entrem com antecedência nas salas! As salas serão abertas 10 minutos antes do horário de início. 
  • Testem a ferramenta Google Meet antes do dia do evento para evitar possíveis imprevistos.

 

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE ALUNOS:

  1. Acesse o site: eventos.iff.edu.br/integrandosaberesonline
  2. Crie uma Conta no site, caso ainda não possua.
  3. Faça a inscrição no Evento Integrando Saberes On-Line.
  4. Inscreva-se (Participe) nas salas em que apresentará projetos, se for o seu caso. Você receberá um e-mail de confirmação.
  5. Inscreva-se (Participe), se desejar, nas salas em que gostaria de assistir as apresentações e discussões.
  6. Inscreva-se, se desejar, nas Salas de Abertura e de Encerramento.

 

ORGANIZAÇÃO

Diretoria de Inovação, Pesquisa e Extensão (DIPE) - Campus Macaé: 

Aurea Yuki Sugai, Eduardo Beline da Silva Martins, Gregório Kappaun Rocha.

Comissão do Evento Integrando Saberes On-line:

Bruna Paula da Cruz, Nadia Batista Correa, Rafael Gomes da Silva, Yago Pessanha Correa.



Entrar em contato














Cancelar