Introdução a Problemas de Otimização Combinatória

Abordagens aproximadas e exatas

Data: 22/09/2020

Local: Transmitido online (link: http://meet.google.com/sgm-yyzm-opx )

Evento

Os Problemas de Otimização Combinatória (POC) consistem em buscar a melhor solução, de acordo com algum critério, dentro um número extremamente grande de possibilidades. Tais problemas ocorrem com frequência nas mais diversas atividades econômicas, nos setores públicos ou privados. Alguns exemplos: (1) um diretor de escola pode precisar elaborar um quadro de horários que atenda as necessidades pedagógicas dos alunos mas que também minimize os tempos ociosos dos professores; (2) um gerente de fábrica precisa decidir a sequência de produtos na linha de produção de forma a reduzir os atrasos nas entregas; (3) um encarregado de logística precisa determinar as rotas de um conjunto de veículos de forma a realizar determinadas entregas minimizando o consumo total de combustível. Apesar de sua importância, muitos desses problemas práticos ainda são resolvidos de forma manual ou por métodos computacionais ingênuos. Em muitos casos isso gera soluções de baixa qualidade, com consequentes prejuízos e desperdício de recursos. Portanto, é bastante interessante que os alunos de cursos técnicos sejam apresentados a esses problemas e aprendam alguns métodos para sua resolução aproximada ou exata.
 

Metodologia

Primeiramente, será realizada uma palestra introdutória, apresentando diversos exemplos de POC. Em seguida, serão realizados dois tutoriais. No primeiro tutorial será mostrado como é possível obter soluções aproximadas de boa qualidade utilizando-se algoritmos construtivos complementados por algoritmos de busca local. Esses algoritmos serão programados na linguagem Visual Basic dentro do ambiente Excel. No segundo tutorial será ilustrado como obter soluções exatas através da técnica de programação inteira. Para esse segundo tutorial será necessário instalar a biblioteca de funções UFFLP no Excel.

Metas

Espera-se que os alunos-alvo do projeto aprendam a reconhecer os POC que provavelmente irão surgir em suas futuras carreiras profissionais e que possam aplicar algumas das técnicas ensinadas na sua resolução.

Público alvo

Alunos dos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes da área tecnológica.



Realizar inscrição


Programação





Mini currículo

Foto do prof Eduardo Uchoa   Eduardo Uchoa é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF, onde é coordenador do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS). Trabalha com Otimização Combinatória e Programação Inteira. É um dos maiores especialistas do mundo na técnica que combina geração de colunas com planos de corte, nos chamados algoritmos de Branch-Cut-and-Price.

 

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6500432536491071

 



Organização

Comissão multicampi

Anderson de Souza Lima - Campus Bom Jesus do Itabapoana
Andre Soares Velasco - Campus Campos Guarus
Daniel Vasconcelos Corrêa da Silva - Campus Quissamã
Diego da Silva Sales - Campus Campos Centro
Fabricio Barros Goncalves - Campus Bom Jesus do Itabapoana
Luiz Cesar Ali Novaes Faria - Campus Quissamã
Philippe Leal Freire dos Santos - Campus Campos Centro



Entrar em contato














Cancelar