O ensino do conceito de fração e de suas operações aritméticas pode ser um desafio para muitos professores da formação inicial ou continuada que, muitas vezes, realizam operações com frações desligadas dos sentidos de seus algoritmos ou ainda que singulariza suas práticas pedagógicas em um ensino baseado em uma perspectiva de partição. Perspectiva essa que, quando ensinada de maneira única em sala de aula, pode apresentar limitações para a aprendizagem dos alunos como, por exemplo, o desenvolvimento do conceito de frações impróprias, ou seja, que uma fração pode ser maior que “um”, ou maior que a unidade de medida, pois, a perspectiva de partição cria uma falsa crença de que a quantidade de partes divididas não pode ser superior a quantidade total de partes. Em contrapartida a essa ideia, a perspectiva de medição remete à fração a sua origem histórica, supera as dificuldades conceituais da tradicional concepção de parte/todo, facilita a introdução de frações impróprias e a representação de números mistos, forma positivamente o desenvolvimento do senso numérico sobre a magnitude, ordem, equivalência e desigualdade de frações e também melhora a fluência oral com os nomes fracionários.
Ministrante:
Camila Augusta do Nascimento Amaral
Local:
Auditório Cristina Bastos
Data e hora:
22/11/2022 - 19:00 às 21:00