Formação em relações etnico-raciais para gestores: a urgência da prática antirracista no cotidiano das instituições


“O Brasil é um país estruturalmente racista e, nesse cenário, não há como fugir do racismo na escola. Como já dialogamos aqui, a escola é um complexo social gestado no interior de uma sociedade, que carrega marcas estruturais dela. Isso não significa que, como a escola reproduz racismo, não há nada a ser feito. Muito pelo contrário: sendo a escola um espaço de reprodução destas estruturas de opressão, precisamos pensar em mecanismos de superação dessas mazelas também, principalmente por meio do sistema educacional formal.”

(Bárbara Carine, no livro "Como ser um educador antirracista")

 

Convidamos gestores do Instituto Federal Fluminense a participar do evento Formação em relações etnico-raciais para gestores: A urgência da prática antirracista no cotidiano das instituições. 

Propõe-se construir um espaço de reflexão e construção do debate sobre o fortalecimento de práticas de gestão escolar e acadêmica comprometidas com a equidade racial e a valorização da diversidade. A formação parte do reconhecimento de que o racismo estrutural está presente nas relações sociais e institucionais, e que o papel da gestão é fundamental na construção de ambientes educativos inclusivos, democráticos e respeitosos.



Realizar inscrição


Programação





Organização

Pró-Reitoria de Políticas Estudantis / Diretoria de Políticas de Formação Integral / Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade / Maiara Tavares dos Santos - Bacharel em Serviço Social pela UFF e estudante do Curso de Psicologia na UFF/Campos-RJ



Entrar em contato














Cancelar