I MOSTRA DE LITERATURA INDÍGENA

UNI-VERSOS DE PALAVRAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS

Data: 02/08/2022

Local: Hall do Bloco B (IFF Campus Itaperuna) e Palestra online (IFF Tube Campus Itaperuna)

Sobre o Evento

Historicamente a cultura e lutas dos povos originários são marcadas por invisibilidades, o que faz gerar uma imagem de inferioridade e passividade desses povos. Há que se reconhecer, portanto, o lugar do indígena na História como sujeito produtor de Ciência, de Arte, de Literatura. É também importante destacar que a palavra é um elemento sagrado para os originários de nossa terra: é através dela que também se luta contra o apagamento e a negação de suas tradições, saberes e cultura.
 
Nesse sentido, a Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna, em parceria com o projeto Literature-se, apresenta a I MOSTRA DE LITERATURA INDÍGENA: UNI-VERSOS DE PALAVRAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS. O evento pretende apresentar autoras e autores indígenas e suas obras, destacando a importância de se atravessar os muros da História Oficial ao apresentar vozes e uma cosmovisão secularmente silenciadas: a voz dos povos originários.
 
Além de conteúdo que ficará exposto durante duas semanas, outras ações farão parte desta Mostra, como: roda de conversas, sarau, palestra, leituras no Clube de Leitura Literature-se, apresentação de documentários e apresentação musical. O evento será realizado essencialmente de forma presencial, nas dependências do campus Itaperuna, com exceção da palestra, que será realizada de forma online.
 
Para receber certificado da palestra online e do debate no encontro do Clube de Leitura Literature-se, o inscrito deve fazer também inscrição em tais atividades.



Realizar inscrição


Programação





Organização

Organizado por Comissão do Evento I MOSTRA DE LITERATURA INDÍGENA: UNI-VERSOS DE PALAVRAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS



Entrar em contato














Cancelar