Sobre o Evento
Programação
ATENÇÃO
No dia da palestra, acessar o link onde a atividade será transmitida. O link de cada palestra estará disponível na programação do evento e foi enviado por e-mail aos inscritos.
Durante as palestras/atividades a lista de presença será gerada automaticamente ou será informado um link de um formulário para registro de presença.
Apenas os devidamente inscritos na(s) atividade(s), após credenciamento (comprovação de participação na atividade), receberão certificado.
10:00 | |
Encerramento e Premiação
|
Apresentação dos Trabalhos
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS E DIAS DE APRESENTAÇÃO >>> AQUI
POSTER
As avaliações dos pôsteres poderão ser realizadas a qualquer momento nos dias 03/12 e 04/12 (os dias de cada trabalho estão indicados na lista de aprovação), sendo que a interação com os autores dos trabalhos (via chat) recomenda-se que ocorra entre 11 e 12h do dia indicado (no campo PERGUNTAS) e pelo mesmo link. O avaliador também pode deixar perguntas antecipadamente no chat.
Ressaltamos que a presença dos autores não é obrigatória no momento da avaliação, considerando que pode haver dificuldade de conectividade.
Todos os trabalhos da modalidade pôster estão disponíveis para avaliadores e congressistas nos links abaixo.
LINKS:
TRABALHOS MULTIDISCIPLINAR E EXTENSÃO
TRABALHOS LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
TRABALHOS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA E ENGENHARIA
TRABALHOS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE
TRABALHOS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E CIÊNCIAS HUMANAS
ORAL
A apresentação oral será realizada no tempo máximo de 10 minutos, seguidos de até 5 minutos para perguntas. O modelo para apresentação será livre.
Links das salas virtuais para apresentações orais: AQUI
Dúvidas sobre sobre apresentação dos trabalhos deverão ser enviadas para cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br
O pequeno negócio e a adaptação ao novo cotidiano
#ficaadica
Bem-vindos ao #ficaadica! Nessa minissérie, professores e estudantes do Campus Bom Jesus do Itabapoana vão dividir com vocês algumas dicas e reflexões sobre os impactos que todas as mudanças trazidas pela Covid-19 geraram nos pequenos negócios e apresentar algumas questões centrais pensadas para ajudar você, pequeno empreendedor, a impulsionar e melhorar seu negócio e adotar práticas responsáveis em seus processos.
2. Boas práticas de fabricação e higienização nas entregas
4. Sustentabilidade em tempos de delivery
5. Importância do apoio da comunidade aos pequenos
FEIRA DE OPORTUNIDADES - Empresas confirmadas
50 anos IFF Campus Bom Jesus - HISTÓRIAS MARCANTES
"Minha chegada ao campus em 2010 com um grupo grande de professores no momento da nova institucionalidade. Foi neste campus que vi uma leitoa assada inteira pela primeira vez. Sempre fui muito urbana, o campus me trouxe novos olhares, experiências. Foram várias pequenas surpresas."
FLÁVIA DA SILVA VITAL
"O que marca minha história no Campus Bom Jesus foi o acolhimento recebido desde os primeiros dias nesta unidade. Eu vim do campus Campos Guarus e tive receio de o campus já contar com suas relações interpessoais formadas e não encontrar espaço neste lugar, porém minhas expectativas foram absolutamente contrariadas, fui muito bem recebida pela maioria dos servidores e conheci colegas incríveis ao longo dos anos."
NAYANA CAETANO TAVARES
"Sou relativamente nova na Instituição, por isso não tenho nenhuma grande história marcante. Porém, como foi no IFF minha primeira experiência com o ensino médio, muitos acontecimentos corriqueiros me marcaram por terem sido a primeira vez vividos por mim, tais como: formatura de alunos, bolo surpresa em meu aniversário, um simples "feliz dia do professor"!"
MAIARA DA SILVA SANTOS
"Aqui vai, ainda que brevemente, uma das inúmeras histórias que além de passearem pelos corredores de nossa querida Escola, confirmam a importância deste local na vida de tantos que por lá passaram e ainda passarão.
De modo geral, alunos e alunas apresentam falas que conjecturam uma “falsa verdade”. Se, por exemplo, a resposta de um problema é 25 e num dado enunciado temos os valores 30 e 20, pode ser que alguém responda que o número 25 é fruto da divisão do resultado da soma dos valores 30 e 20. Mas qual a lógica nisso? Às vezes é só um “chute”, uma observação sem propósito ou uma maneira que o (a) aluno (a) encontra para se inserir no debate sobre a resolução de um exercício.
Em muitas ocasiões, nós, docentes, precipitadamente, julgamos uma fala e damos continuidade à aula como se a expressão pronunciada nunca fora enunciada. Fazemos isso com tanta naturalidade que é comum alguns estudantes se indignarem e o comentário “Eu fiz de outro jeito, mas o professor não considerou!” ser corriqueiro.
Tive a sorte de ser um pouco mais atento no segundo bimestre de 2018, quando a aluna Camille Etiene, durante uma aula de correção de exercícios, faz a seguinte afirmação:
- É só somar as raízes.
Escutei tal afirmação e fiz a conta “de cabeça”, percebendo que, de fato, era só somar mesmo. Então disse:
-É. Realmente deu certo. Mas será que isso sempre funciona?
Camille responde: -Sim, fiz vários exercícios assim.
Nesse momento, fui para o canto do quadro e parei para pensar. Enquanto isso, outros estudantes debatiam a veracidade ou não da afirmação. Pensei em dois exemplos para tentar refutar tal declaração. Escrevi no quadro em letras pequenas para que só eu conseguisse ler. Os exemplos não desmentiam a jovem estudante. Foi então que percebi um caminho para demonstrar, com facilidade, a afirmação da Camille. Após a prova da veracidade, me virei para a aluna com um sorriso:
- Parabéns, você acaba de criar um Teorema.
Ao compartilhar o caso com minha esposa, que também é professora, ela sugeriu que eu escrevesse um artigo relatando o ocorrido. Pensei bem e decidi escrever para a Revista do Professor de Matemática, periódico conhecido entre os docentes da área.
A publicação aparece na edição nº 99 da revista e, graças à jornalista do campus, Erika Ferreira, noticiamos o fato no portal do IFF. A partir daí, a coisa “bombou”. “O Teorema de Etiene” era notícia na grande mídia. Bom Jesus do Itabapoana era destaque nacionalmente por causa de Camille. Recebi inúmeras ligações e e-mails. O teor das mensagens era sempre de felicitações recheadas de elogios para a Escola, Camille e para mim. Recebi até convites para participar de processos seletivos para estudar em Instituições de Ensino. Foi curioso perceber que várias pessoas me procuravam para que eu avaliasse seus “Teoremas”. Isso mostrou que o caso da Camille encantou e encorajou vários estudantes. Diversos alunos e alunas se sentiram representados e notaram ali uma possibilidade, uma chance, uma esperança de aprenderem Matemática. Contudo, o diálogo que mais me marcou foi o que tive com uma aluninha do 9° ano que conheci no supermercado. Ela que questionou:
-Você é o professor Leonardo?
-Sim, eu mesmo. Como posso ajudar?
-Por enquanto nada, mas estou estudando para entrar no IFF. Quero um Teorema meu também.
O “Teorema de Etiene” causou repercussão não pelo resultado ou sua conclusão formal, mas sim pela emoção que emergiu em cada um que teve ou tem dificuldade de aprender.
O hoje Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana existe há mais de 50 anos. Nesse tempo, todos lutamos e nos dedicamos para promover uma Educação que dê esperança e força para os socialmente desamparados. Nossa meta é minimizar as desigualdades sociais, combater o racismo, machismo e homofobia. Estudantes têm voz e elas aqui são (e devem) ser ouvidas. Elas podem até se tornar um Teorema."