Sobre o Evento

 
A Mostra do Conhecimento é um evento de divulgação científica e extensão promovido pelo Campus Bom Jesus do Itabapoana, do IFFluminense. Desde 2012 a Mostra vem crescendo e trazendo inovações em suas edições. Neste ano, em sua VIII edição, a Mostra do Conhecimento com a temática “Resiliência e Ressignificação”, ocorrerá totalmente de forma remota, obedecendo o distanciamento social e todas as orientações para o período que vivemos. O evento, agora de forma adaptada, vem oportunizar espaço para apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no campus, bem como oficinas, palestras, mini-cursos, apresentações culturais e outros eventos para os participantes inscritos de toda a comunidade. Além disso, o evento este ano conta com uma novidade, a I Feira de Oportunidades do Campus Bom Jesus.
O objetivo da I Feira de Oportunidades é estreitar a relação entre escola-empresa-comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado. Devido à pandemia, o formato original, com estandes para exposição das empresas e das  instituições parceiras foi substituído por esse espaço virtual, que contém um informativo sobre cada empresa/instituição e seus endereços eletrônicos, à partir dos quais o visitante poderá navegar pelos menus e conhecer as áreas de atuação, os negócios de cada uma delas, além de ser direcionado para o setor de Recursos Humanos, quando houver interesse em enviar seu currículo. O evento contará também com palestras técnicas diversas, que acontecerão em espaços virtuais.



Realizar inscrição


Programação





Submissão de Trabalhos

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS 

Período de submissão de resumos: 16/10/2020 à 08/11/2020 

Data de apresentação dos trabalhos (Poster virtual e Apresentações Orais): 03/12/2020 (5a feira) e 04/12/2020 (6a feira)

 

 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS 

O orientador deverá estar inscrito no evento e será responsável pela submissão do Resumo, o qual deverá ser enviado pelo site do evento. Cada orientador poderá enviar no máximo 3 resumos, sendo que cada resumo poderá ter no máximo 6 autores. Os alunos que apresentarão os Resumos deverão estar inscritos no evento. 

Os Resumos deverão ser inscritos de acordo com as seguintes áreas temáticas

- Ciências Agrárias 

- Ciências Biológicas e Ciências da Saúde 

- Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 

- Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas 

- Linguística, Letras e Artes 

- Multidisciplinar e Extensão 

* As áreas temáticas têm como base a tabela de área de conhecimento da CAPES 

 

FORMATAÇÃO 

Os resumos devem ser submetidos em formato PDF em página única. Os resumos devem conter: Título, Autoria (nomes citações na ordem da autoria), e-mail de contato, Instituição de Ensino, texto do Resumo, Instituição de Fomento (se houver) e palavras-chave. Os autores devem seguir o modelo indicado no link que consta ao final deste documento. Na ordem de citação dos autores o orientador/coordenador deve ser citado como último autor. O título deve ser formatado em fonte Arial, tamanho 14, negrito, centralizado e em letras maiúsculas, exceto os termos científicos que devem seguir as regras de nomenclatura (Ex: Apis mellifera L.). Os nomes dos autores, e-mail de contato e Instituição de Ensino deverão ser formatados em fonte Arial, tamanho 10, itálico e alinhados à direita. Os autores devem observar o limite de 300 palavras para o texto do Resumo, que deve ser em fonte Arial, tamanho 11, justificado e em único parágrafo. A Instituição de Fomento (se houver) e as Palavras-chave devem ser em fonte arial, tamanho 10 e justificado. Tabelas e figuras não devem ser incluídas. O Resumo deve conter: introdução e objetivos; metodologia; resultados e discussão (ou resultados esperados) e conclusão (ou considerações finais). Não incluir referências a não ser que seja necessário.  

A lista de trabalhos aprovados será divulgada no site do evento.

MODELO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS: AQUI

 

Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Pôster (Banner) virtual ou Apresentação Oral online. AS INSTRUÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO SERÃO DIVULGADAS APÓS A AVALIAÇÃO DOS RESUMOS.

A Comissão de avaliação selecionará dentre os trabalhos enviados um limite de trabalhos para a forma oral. Nas apresentações Orais serão permitidos até 10 minutos para apresentação, seguidos de mais 5 minutos para Perguntas e Respostas. Não serão aceitos trabalhos de revisão bibliográfica. As apresentações orais acontecerão em salas de vídeoconferência previamente divulgadas.

A apresentação de pôsteres será sem a presença do autor, mas com possibilidade de interação com o público  e os avaliadores por meio de mensagens. Após o aceite da submissão, será oferecida a oportunidade de fazer o upload do poster, que ficará visível para avaliadores e congressistas, que, por sua vez, poderão fazer comentários e perguntas aos autores.

Modelo do pôster >>> EM BREVE

A opção de apresentação oral do trabalho deve ser feita na escolha da categoria de apresentação, durante o processo de submissão do trabalho no sistema. A escolha desta opção não é garantia da apresentação nesta forma, pois as salas virtuais de apresentação terão número de limite de trabalhos e a aprovação das apresentações orais neste formato serão definidas pela Comissão Científica; a informação quanto às apresentações, sejam orais ou em forma de poster/banner, serão divulgadas após o término do prazo de submissões.

Para fazer a opção pela apresentação oral, estudante e orientador devem estar seguros de que o estudante terá as condições necessárias para fazer a apresentação oral em sessão síncrona. Sugere-se que esta opção seja preferencialmente para trabalhos com resultados parciais/completos.

 

Dúvidas sobre a submissão e dúvidas sobre apresentação dos trabalhos deverão ser enviadas para cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br 



50 anos IFF Campus Bom Jesus - HISTÓRIAS MARCANTES

"Minha chegada ao campus em 2010 com um grupo grande de professores no momento da nova institucionalidade. Foi neste campus que vi uma leitoa assada inteira pela primeira vez. Sempre fui muito urbana, o campus me trouxe novos olhares, experiências. Foram várias pequenas surpresas."

FLÁVIA DA SILVA VITAL

 

O que marca minha história no campus Bom Jesus foi o acolhimento recebido desde os primeiros dias nesta unidade. Eu vim do campus Campos Guarus e tive receio de o campus já contar com suas relações interpessoais formadas e não encontrar espaço neste lugar, porém minhas expectativas foram absolutamente contrariadas, fui muito bem recebida pela maioria dos servidores e conheci colegas incríveis ao longo dos anos.

NAYANA CAETANO TAVARES

 

Sou relativamente nova na Instituição, por isso não tenho nenhuma grande história marcante. Porém, como foi no IFF minha primeira experiência com o ensino médio, muitos acontecimentos corriqueiros me marcaram por terem sido a primeira vez vividos por mim, tais como: formatura de alunos, bolo surpresa em meu aniversário, um simples "feliz dia do professor"!

MAIARA DA SILVA SANTOS



O pequeno negócio e a adaptação ao novo cotidiano

#ficaadica

Bem-vindos ao #ficaadica! Nessa minissérie, professores e estudantes do Campus Bom Jesus do Itabapoana vão dividir com vocês algumas dicas e reflexões sobre os impactos que todas as mudanças trazidas pela Covid-19 geraram nos pequenos negócios e apresentar algumas questões centrais pensadas para ajudar você, pequeno empreendedor, a impulsionar e melhorar seu negócio e adotar práticas responsáveis em seus processos.

1. Introdução

2. Boas práticas de fabricação e higienização nas entregas

3. Marketing Digital

4. Sustentabilidade em tempos de delivery

5. Importância do apoio da comunidade aos pequenos 



FEIRA DE OPORTUNIDADES - Empresas confirmadas

                                                                                                        EM BREVE