Sobre o Evento

A Mostra do Conhecimento é um evento de divulgação científica e extensão promovido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Desde 2012 a Mostra vem crescendo e trazendo inovações em suas edições. Neste ano, em sua IX edição, a Mostra do Conhecimento ocorrerá totalmente de forma remota, obedecendo o distanciamento social e todas as orientações para o período que vivemos. O evento, agora de forma adaptada, vem oportunizar espaço para apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no campus, bem como oficinas, palestras, mini-cursos, apresentações culturais e outros eventos para os participantes inscritos de toda a comunidade. Além disso, o evento este ano conta com a II Feira de Oportunidades do Campus Bom Jesus.
O objetivo da II Feira de Oportunidades é estreitar a relação entre escola-empresa-comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado. Devido à pandemia, o formato original, com estandes para exposição das empresas e das  instituições parceiras foi substituído por esse espaço virtual, que contém um informativo sobre cada empresa/instituição e seus endereços eletrônicos, a partir dos quais o visitante poderá navegar pelos menus e conhecer as áreas de atuação, os negócios de cada uma delas, além de ser direcionado para o setor de Recursos Humanos, quando houver interesse em enviar seu currículo. O evento contará também com palestras técnicas diversas, que acontecerão em espaços virtuais.



Realizar inscrição


Programação

ATENÇÃO - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS ATIVIDADES LISTADAS ABAIXO. 

AS VAGAS NAS PALESTRAS E OFICINAS SÃO LIMITADAS.

NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA!!

 

1 - Depois de realizar a inscrição no evento, inscreva-se na(s) atividade(s) de seu interesse. É muito importante que seu nome esteja completo, sem abreviatura. Os certificados serão emitidos exatamente como informados no ato da inscrição do evento.

2- Para se inscrever em uma atividade, vá ao quadro da seção Programação e clique em + Participar na frente da atividade de seu interesse.

3- Você pode escolher quantas palestras desejar, desde que estas não sejam simultâneas!

4- No dia da palestra, acessar o link onde a atividade será transmitida. O link de cada palestra estará disponível na programação do evento: ACESSE AQUI TODOS OS LINKS DA PROGRAMAÇÃO !!!

5 – Durante as palestras/atividades a lista de presença será gerada automaticamente ou será informado um link de um formulário para registro de presença.

6- Apenas os devidamente inscritos na(s) atividade(s), após credenciamento (comprovação de participação na atividade), receberão certificado.



08:30
Abertura do Evento
09:00
Mesa de Abertura - Tema: 'ConsCIÊNCIA e Sustentabilidade: Qual o papel do IFF?' Mesa Redonda
Núcleo de Sustentabilidade Campus Bom Jesus (Mediador); Prof. Vicente de Paulo Santos Oliveira (IFFluminense); Prof. Manuel Farías Viguera (Director de Foro Educativo en Chile) ; Prof. Valdeir de Souza Julio (IFFluminense); Paulo Bidegain da Silveira Primo (Biólogo - Consultor Administração Pública e Terceiro Setor)
11:00
Oficina: Rede Sabores, Saberes e Saúde Oficina
13:00
Atividade Cultural: Sarau do IFF e Jornal Estudantil Atividade Cultural
14:00
Mesa Redonda: Restauração e Manutenção de Serviços Ambientais: Possibilidades e Incentivos Mesa Redonda
Prof. Carlos Dambroz / IFFluminense (Mediador); MSc Emiliano Reis (Coordenador do GT do ICMS Ecológico do Estado do RJ e do Observatório do ICMS Ecológico do ERJ); Dr. Marcos Sossai (IEMA - Gerente de Implementação do Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal do Espírito Santo: Programa Reflorestar
15:00
DEBATE SOBRE O FILME: 'A mãe de todas as lutas' Atividade Cultural
Shirley Krenak (Instituto Shirley Djukurnã Krenak); Fabrício Pereira, Karina Neves, Rafael Tardin (IFFluminense)
15:30
Pré-estreia do Filme 'A mãe de todas as lutas' Atividade Cultural
Shirley Krenak (Instituto Shirley Djukurnã Krenak); Fabrício Pereira; Karina Neves; Rafael Tardin (IFFluminense)
Apresentação de Trabalhos: Apresentações Orais e Banners
18:00
FEIRA DE OPORTUNIDADES: Internacionalização no IFFluminense - Experiências e Oportunidades Mesa Redonda
Hilton Lopes Galvão (Mediador - IFF); Sarah Costa; Matheus Zanard; Estela Corrêa (Estudantes do CTA/IFF -Intercambistas no Instituto Politecnico de Bragança - IPB)
19:00
Saúde mental, é um privilégio? Mesa Redonda
Cristovao Jose de Souza Silva Guerson; Bruno Leonardo Gomes Sobral; Carlos André Oliveira De Souza (Discentes - Diretoria do Grêmio Estudantil); Katia Yuri Fausta Kawase (professora e Diretora da Assistência Estudantil do IFF- Bom Jesus); Convidados: David Assad Muniz (Piscológo) e Vânia Márcia Silva do Carmo Brito (Psicóloga e professora FAMESC BJI)
09:00
Mesa Redonda: Produção Agropecuária Sustentável: desafios e oportunidades Mesa Redonda
Dr. Alisson Rodrigues Jordão/IFFluminense (mediador); Dra. Fabiana Villa Alves (Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista - MAPA); Karulina Ribeiro Oggioni (Agricultora Familiar); Mário Slerca Neto (Sócio-Proprietário das Fazendas Boa Fé)
13:00
Provocações Cineclube Debates: A Influência da Fotografia e da Maquiagem na Cultura Mesa Redonda
Rodrigo José Fernandes Portugal; Carlos Henrique da Silva Lessa; Rafael Ferreira Tardin da Silva
14:00
Mesa Redonda: Alimentos do Futuro Mesa Redonda
Natália Miranda / IFFluminense (Mediadora); Maria Luisa Cerri / UTFPR (Modos de Produção de Alimentos em Situações Extremas - Alimentos do Futuro); Valter Oliveira de Souto / UFPB (Antioxidantes Naturais em Produtos Cárneos: Estratégias e Alternativas para Evitar a Oxidação)
16:30
Apresentação de Trabalhos: Apresentações Orais e Banners
18:00
FEIRA DE OPORTUNIDADES: Protagonismo dos Jovens no Empreendedorismo nas Empresas Juniores do IFFluminense: O INOVAGRÃO Mesa Redonda
Hilton Lopes Galvao - Mediador (IFFluminense); Maria Barbatho Goulart (Diretora Presidente- AlQualis Junior); Klarissa Leite Kreile (Diretora Presidente Lignum Ambiental Jr.) e Wagner Vianna Bretas (Professor Orientador - IFFluminense)
19:00
Mesa Redonda: Tecnologias de Produção Mais Limpa Mesa Redonda
Daniel Coelho Ferreira/IFFluminense (Mediador); Eléia Righi /UERGS (Novas Tecnologias para resíduos sólidos e efluentes); Henrique Rego Monteiro da Hora / IFFluminense Polo de Inovação (Unidade Embrapii - Produção Mais Limpa: Portfólios e Tecnologias)


Submissão de Trabalhos

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ANAIS DA MOSTRA DO CONHECIMENTO - ISSN 2763-9886

 Modelo do banner/pôster >>> AQUI

Trabalhos Aprovados (Banner/Pôster) 

LISTA DE TITULOS E AUTORES DE TRABALHOS APROVADOS

 

LINK DAS SALAS DE APRESENTAÇÃO DE BANNERS

20/10/2021 - 4a feira de 15:30 às 16:50 h 

(CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR OS BANNERS DA ÁREA. É POSSÍVEL FAZER PERGUNTAS NO CAMPO INDICADO LOGO ABAIXO DE CADA BANNER)

 BANNERS VIRTUAIS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

BANNERS VIRTUAIS - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA E ENGENHARIAS

BANNERS VIRTUAIS - MULTIDISCIPLINAR E EXTENSÃO

21/10/2021 - 5a feira de 16:30 às 17:50 h 

(CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR OS BANNERS DA ÁREA. É POSSÍVEL FAZER PERGUNTAS NO CAMPO INDICADO LOGO ABAIXO DE CADA BANNER)

 BANNERS VIRTUAIS - CIÊNCIAS AGRÁRIAS 

BANNERS VIRTUAIS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E CIÊNCIAS HUMANAS

BANNERS VIRTUAIS - LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

 

Trabalhos Aprovados (Apresentações Orais) 

Apresentação Oral: 20/10/2021 (15:30h às 16:50h) -  

LINK: meet.google.com/nkm-oomm-jff

EPIDEMIOLOGIA: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO E COMPUTACIONAL EM SISTEMAS COMPLEXOS PARA A PANDEMIA DA COVID-19. ORIENTADOR: RODRIGO LACERDA DA SILVA

- CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO PARA AUTODESCRIÇÃO DA TABELA PERIÓDICOCA. ORIENTADOR: CARLA MARINS GOULART

- QUARTAS MUSICAIS: ARTE, CULTURA, CONSCIÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIALORIENTADORA: KARINA HERNANDES NEVES

Apresentações Orais 21/10/2021 (16:30h às 17:50h) 

LINK: meet.google.com/eny-faqy-yuz

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO CÁSCARA DO CAFÉ PARA ELABORAÇAO DE CHÁS DE QUALIDADE NA REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE. ORIENTADOR: DANIEL COELHO FERREIRA

NEABI BOM JESUS: EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E MULTICULTURALISMO PARA O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. ORIENTADORA: KARINA HERNANDES NEVES

- DO PONTO DE VISTA DOS JOVENS: CIDADANIA E MODO DE VIDA EM SÃO JOÃO DA BARRA/RJ. ORIENTADORA: WANIA AMÉLIA BELCHIOR MESQUITA

A apresentação oral será realizada no tempo máximo de 10 minutos, seguidos de até 5 minutos para perguntas. O modelo para apresentação será livre.

 

 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS 

      O orientador deverá estar inscrito no evento e será responsável pela submissão do Resumo, o qual deverá ser enviado pelo site do evento. Cada orientador poderá enviar até 3 (três) resumos. Essa regra não é válida apenas para PROJETOS INSTITUCIONAIS, uma vez que estão comprometidos com a obrigatoriedade de apresentação de trabalho no evento. Neste caso, se o número de projetos for superior a 3, o orientador deverá enviar um e-mail à Comissão Científica, pelo endereço cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br, indicando os projetos orientados e seus respectivos editais de homologação, de forma a terem possibilidade de acesso ao excedente permitido na Mostra. Cada resumo pode ter no máximo 6 (seis) autores. Os alunos que apresentarão os Resumos deverão estar inscritos no evento. 

Os Resumos deverão ser inscritos de acordo com as seguintes áreas temáticas

- Ciências Agrárias 

- Ciências Biológicas e Ciências da Saúde 

- Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 

- Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas 

- Linguística, Letras e Artes 

- Multidisciplinar e Extensão 

* As áreas temáticas têm como base a tabela de área de conhecimento da CAPES 
 

FORMATAÇÃO 

        Os resumos devem ser submetidos em formato PDF em página única. Os resumos devem conter: Título, Autoria (nomes citações na ordem da autoria), e-mail de contato, Instituição de Ensino, texto do Resumo, Instituição de Fomento (se houver) e palavras-chave. Os autores devem seguir o modelo indicado no link que consta ao final deste documento. Na ordem de citação dos autores o orientador/coordenador deve ser citado como último autor. O título deve ser formatado em fonte Arial, tamanho 14, negrito, centralizado e em letras maiúsculas, exceto os termos científicos que devem seguir as regras de nomenclatura (Ex: Apis mellifera L.). Os nomes dos autores, e-mail de contato e Instituição de Ensino deverão ser formatados em fonte Arial, tamanho 10, itálico e alinhados à direita. Os autores devem observar o limite de 300 palavras para o texto do Resumo, que deve ser em fonte Arial, tamanho 11, justificado e em único parágrafo. A Instituição de Fomento (se houver) e as Palavras-chave devem ser em fonte arial, tamanho 10 e justificado. Tabelas e figuras não devem ser incluídas. O Resumo deve conter: introdução e objetivos; metodologia; resultados e discussão (ou resultados esperados) e conclusão (ou considerações finais). Não incluir referências a não ser que seja necessário.  

 

MODELO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS: AQUI

 

Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Pôster (Banner) virtual ou Apresentação Oral online. 

A apresentação de pôsteres será com a presença de pelo menos um dos autores, com possibilidade de interação com o público e os avaliadores por meio de mensagens. 
 

Modelo do pôster >>> AQUI

Após confecção do banner/pôster, este deve ser enviado em formato PDF para o e-mail cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br , com o assunto: Banner Autor XXXX área XXX

Prazo para envio do pôster por e-mail em PDF: 17/10/2021

Todos os trabalhos da modalidade pôster ficarão disponíveis para avaliadores e congressistas, que, por sua vez, poderão fazer comentários e perguntas aos autores: LINK EM BREVE 
 

A opção de apresentação oral do trabalho deve ser feita na escolha da categoria de apresentação, durante o processo de submissão do trabalho no sistema. A escolha desta opção não é garantia da apresentação nesta forma, pois as salas virtuais de apresentação terão número de limite de trabalhos e a aprovação das apresentações orais neste formato serão definidas pela Comissão Científica; a informação quanto às apresentações, sejam orais ou em forma de poster/banner, serão divulgadas após o término do prazo de submissões.

Para fazer a opção pela apresentação oral, estudante e orientador devem estar seguros de que o estudante terá as condições necessárias para fazer a apresentação oral em sessão síncrona. Sugere-se que esta opção seja preferencialmente para trabalhos com resultados parciais/completos.

 

Os autores devem conferir no aceite da submissão recebido por e-mail no qual consta o formato  para a apresentação do trabalho.

Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos ANAIS DA MOSTRA DO CONHECIMENTO, vol.3, 2021, ISSN 2763-9886 disponível no sitehttp://mostradoconhecimento.bomjesus.iff.edu.br/

 

Dúvidas sobre a submissão e dúvidas sobre apresentação dos trabalhos deverão ser enviadas para cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br 

 

 



FEIRA DE OPORTUNIDADES



Organização

Organizado por Comissão do Evento IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades - Campus Bom Jesus do Itabapoana



Entrar em contato














Cancelar