Sobre o Evento
A Mostra do Conhecimento é um evento de divulgação científica e extensão promovido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Desde sua primeira edição em 2012, a Mostra tem se expandido e introduzido inovações a cada ano. O evento oferece um espaço para a apresentação e divulgação dos trabalhos realizados no campus, incluindo oficinas, palestras, minicursos, apresentações culturais e diversas atividades voltadas aos participantes de toda a comunidade.
Além disso, a Mostra do Conhecimento conta com a Feira de Oportunidades do Campus Bom Jesus, que busca fortalecer a conexão entre a escola, as empresas e a comunidade. O objetivo da feira é criar um ambiente de integração entre o setor produtivo, a comunidade acadêmica e os profissionais especializados. A feira apresenta estandes onde empresas e instituições parceiras expõem suas áreas de atuação, discutem seus negócios com os visitantes e recebem currículos.
Neste ano, o evento será realizado de forma híbrida, ampliando as oportunidades de participação para a comunidade, contando com atividades presenciais e remotas, com lives e transmissões online.
Programação
Em breve.
Organização
Submissão e Apresentação de Trabalhos
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Envio até 08/09/2024 15/09/2024
O orientador deverá estar inscrito no evento e será responsável pela submissão do Resumo, o qual deverá ser enviado pelo site do evento. Cada orientador poderá enviar no máximo 3 resumos*, sendo que cada resumo poderá ter no máximo 6 autores. Os alunos que apresentarão os Resumos deverão estar inscritos no evento.
*Essa regra não é válida apenas para PROJETOS INSTITUCIONAIS, uma vez que estão comprometidos com a obrigatoriedade de apresentação de trabalho no evento. Neste caso, se o número de projetos for superior a 3, o orientador deverá enviar um e-mail à Comissão Científica, pelo endereço cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br, indicando os projetos orientados e seus respectivos editais de homologação, de forma a terem possibilidade de acesso ao excedente permitido na Mostra.
Os Resumos deverão ser inscritos de acordo com as seguintes áreas temáticas:
- Ciências Agrárias
- Ciências Biológicas e Ciências da Saúde
- Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
- Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas
- Linguística, Letras e Artes
- Multidisciplinar e Extensão
* As áreas temáticas têm como base a tabela de área de conhecimento da CAPES
OBS: Após realizar inscrição no evento, o link para Submissão de Trabalho aparecerá no canto superior direito da tela inicial.
FORMATAÇÃO
Os resumos devem ser submetidos em formato PDF em página única.
Os resumos devem conter: Título, Autoria (nomes citações na ordem da autoria), e-mail de contato, Instituição de Ensino, texto do Resumo, Instituição de Fomento (se houver) e palavras-chave.
Os autores devem seguir o modelo indicado no link que consta ao final deste documento. Na ordem de citação dos autores o orientador/coordenador deve ser citado como último autor. O título deve ser formatado em fonte Arial, tamanho 14, negrito, centralizado e em letras maiúsculas, exceto os termos científicos que devem seguir as regras de nomenclatura (Ex: Apis mellifera L.). Os nomes dos autores, e-mail de contato e Instituição de Ensino deverão ser formatados em fonte Arial, tamanho 10, itálico e alinhados à direita. Os autores devem observar que o resumo deve ter entre 210 e 300 palavras, deve ser em fonte Arial, tamanho 11, justificado e em único parágrafo. A Instituição de Fomento (se houver) e as Palavras-chave devem ser em fonte arial, tamanho 10 e justificado. Tabelas e figuras não devem ser incluídas. O texto do resumo deve conter: introdução e objetivos; metodologia; resultados e discussão (ou resultados esperados) e conclusão (ou considerações finais). Não incluir referências, a não ser que seja necessário.
A lista de trabalhos aprovados será divulgada no site do evento.
Modelo de submissão dos resumos: AQUI
* Para editar o resumo é necessário fazer o download *
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Pôster/Banner ou Apresentação Oral.
A apresentação de pôsteres será com presença obrigatória do autor e interação com o público e os avaliadores presencialmente.
Modelo do pôster: AQUI
* Para editar o poster é necessário fazer o download *
O banner/pôster deverá ser fixado no local identificado no dia da apresentação - Tamanho: 70x100
A opção de apresentação oral do trabalho deve ser feita na escolha da categoria de apresentação, durante o processo de submissão do trabalho no sistema. A escolha desta opção não é garantia da apresentação nesta forma, pois a aprovação das apresentações orais neste formato serão definidas pela Comissão Científica; a informação quanto às apresentações, sejam orais ou em forma de poster/banner, serão divulgadas após o término do prazo de submissões.
Ao fazer a opção pela apresentação oral, o orientador se compromete a estar presente (ou coorientador) durante a apresentação do projeto. Orientamos que o estudante e orientador devem estar seguros de que o estudante terá as condições necessárias para fazer a apresentação oral. Sugere-se que esta opção seja preferencialmente para trabalhos com resultados parciais/completos.
A apresentação oral será realizada no tempo máximo de 10 minutos, seguidos de até 5 minutos para perguntas. O modelo para apresentação será livre.
Salas para apresentações orais: SALA 105
Os autores devem conferir no aceite da submissão recebido por e-mail qual o formato recomendado para a apresentação do trabalho.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos ANAIS DA MOSTRA DO CONHECIMENTO, vol.5, 2023, ISSN 2763-9886 disponível no site: http://mostradoconhecimento.bomjesus.iff.edu.br/
Dúvidas sobre a submissão ou apresentação dos trabalhos deverão ser enviadas para cientificamostra.bomjesus@iff.edu.br
FEIRA DE OPORTUNIDADES - Apoiadores confirmados
Em atualização
.