A ideia com esta oficina é oferecer, a quem se interessar, uma discussão introdutória no que diz respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com o ensino de língua materna, mais especificamente sobre o ensino de variação linguística. A temática se justifica pelo fato de que a língua é um fenômeno sociocogntivo (cf. BAGNO, 2014, p. 22), atravessada por questões culturais, históricas, políticas, ideológicas e também sociais e cognitivas. Além disso, autoras/es como Marcos Bagno, Stella Maris Bortoni-Ricardo e Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva afirmam igualmente que a língua é um sistema complexo, heterogêneo, variável e sensível aos mais variados contextos de uso. Nesse sentido, podemos afirmar que a variação linguística é inerente a todas as línguas humanas, sendo, portanto, extremamente necessário que esse debate seja levado à sala de aula. É pensando nisso que decidi propor esta oficina e aproximar as pessoas que se interessarem por ela nas discussões que giram em torno do tratamento da variação na Educação Básica, tomando como ponto de partida e nossa mais atual política curricular brasileira, que é a BNCC. Assim, os objetivos desta proposta são: apresentar a BNCC de Língua Portuguesa, de forma introdutória, mostrando o que diz a Base sobre a variação nas aulas de língua e, por fim, fazer um breve percurso teórico da Sociolinguística Educacional, a fim de justificar, junto a própria BNCC, a importância do tema nas aulas de língua materna.
Referência acima citada:
BAGNO, M. Língua, Linguagem, Linguística: pondo os pingos nos ii. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.
Ministrante:
Kleverson Gonçalves Willima
Local:
Bloco G (406)
Data e hora:
30/05/2023 - 09:00 às 10:30