Sobre o Evento

Considerando as urgências históricas relativas à educação no Brasil, a agudização de demandas socioeconômicas durante os últimos anos e o acirramento de ideias e interesses ao longo do processo eleitoral em trâmitação, a I Mostra do Núcleo de Estudos e Pesquisas Pólis: perspectivas para a educação no Brasil pós-eleições pretende desenvolver e incentivar discussões sobre a conjuntura brasileira, especialmente, no âmbito educacional, num cenário pós-2022. Para tal, serão oferecidas oficinas com temáticas atuais, pertinentes a práticas docentes e escolares, além de um momento de conversa com convidados, pesquisadores de diferentes dimensões do fenômeno educativo, sobre a política educacional brasileira. Também haverá um espaço para apresentação e divulgação de estudos atinentes à área. O objetivo da Mostra é mobilizar reflexões sobre os desafios que envolvem a formação humana no Brasil e os atravessamentos que podem marcar o "adiante" da educação enquanto direito público subjetivo.



Realizar inscrição


Orientações e normas para submissão de trabalhos

ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

Para que seja viabilizada a certificação posteriormente à realização do evento, o participante deverá, receber, criar uma conta com login e senha no site de eventos do IFFluminense (caso não possua acesso); em seguida, clique e se inscreva na I Mostra do Núcleo Pólis; por fim, escolha as atividades das quais deseja participar, confirmando a inscrição nas mesmas. Caso todas estas etapas não sejam observadas pelo participante, poderão ocorrer problemas na expedição dos certificados.

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Para submeter trabalho, o participante deverá controlar o cadastro no site de eventos do IFFluminense (caso não possuía) e, em seguida, se inscrever no evento e no (s) respectivo (s) eixo (s) temático (s).
  • Serão aceitos trabalhos apenas no formato de resumo simples , com até 3 (três) autores.
  • Cada autor poderá submeter até 2 (dois) trabalhos.
  • Os trabalhos devem ser enviados, conforme o modelo previamente definido e disponibilizado, através do site de eventos do IFFluminense, e em formato .pdf.
  • Na plataforma de submissão, há um espaço para o upload (envio) do documento.
  • Os trabalhos devem ser enviados dentro do prazo estabelecidos pelo cronograma do evento.
  • Após submetido e avaliado pela comissão científica, o trabalho poderá ser aceito ou rejeitado. O resultado será divulgado conforme o cronograma do evento.
  • Os trabalhos que não estiverem de acordo com as regras e a formatação do modelo do evento e/ou não se inserirem em algum dos eixos listados, serão rejeitados.
  • Os trabalhos serão enviados em um dos quatro eixos temáticos do evento.
  • Os trabalhos devem conter entre 1 (uma) e 2 (duas) páginas, de acordo com o modelo e as orientações apresentadas no arquivo disponibilizado abaixo:

            Modelo do resumo simples (clique aqui para baixar o arquivo)

  • Os trabalhos  devem ser apresentados na forma de banner, com duração máxima de 10 (dez) minutos de apresentação.
  • Os avaliadores terão 10 (dez) minutos para fazer comentários e tecer contribuições aos trabalhos.
  • O banner deve ter como medida 90cm x 120cm (opcional).
  • Sugestão de modelo de banner:  Modelo de Banner
  • O trabalho mais bem avaliado pela Comissão Científica, em cada eixo temático, será premiado.
  • Quaisquer dúvidas ou pedidos podem ser encaminhados para nucleopolis.centro@iff.edu.br e serão esclarecidas pela comissão organizadora do evento.

 

PRAZOS

 

  • Submissão de trabalhos: 26/10  a 11/11/2022 (PRORROGAÇÃO)
  • Publicação do resultado dos trabalhos aceitos no site: 21/112022

 

 

RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1KDEGtWViRi7KBCPxO-M3w_MX1Kh1TeBR6aYBYS7rTzc/edit#gid=0

 



Eixos Temáticos para submissão de trabalhos

 

Formação de professores, currículo e políticas educacionais

 

Este eixo envolve trabalhos que se proponham a discutir sobre: formação inicial e continuada docente; identidade profissional do professor; saberes da docência; políticas de formação de professores; trabalho docente e os efeitos da precarização no exercício do magistério; organização curricular das instituições de ensino e dos cursos de licenciatura; tendências no campo do currículo; currículo e sua dimensão política; políticas educacionais nas diferentes esferas governamentais e níveis de ensino; Estado e educação.

Educação e Tecnologias Digitais

 

Este eixo engloba trabalhos que tenham como temáticas: os usos das tecnologias digitais em processos de ensino e de aprendizagem; tecnologias digitais, mediação e construção do conhecimento; novas metodologias na educação; tecnologias digitais e mídias sociais, práticas educativas de ensino remoto; inclusão /exclusão digital e escola; ensino híbrido.

Inclusão e Diversidade

Este eixo está voltado para receber trabalhos relacionados à diversidade humana e educação; direitos humanos; práticas educativas inclusivas; movimentos sociais e políticas públicas de educação e escolarização; tecnologias assistivas; acessibilidade e desenho universal; relações étnico-raciais; gênero e escola; educação indígena; educação quilombola; educação do campo; educação especial; educação de jovens e adultos.

Estudos Literários e Linguísticos

Este eixo abarca estudos e análises no campo da literatura e da linguística; literatura e educação; processos de ensino e aprendizagem em língua portuguesa e literatura; manifestações literárias em língua portuguesa; estudos culturais e identitários; abordagens sociolinguísticas.





Organização

comissão organizadora

Alcizmax Pereira do Amaral Santos

Ana Laura Firmo Sátiro

Angellyne Moço Rangel

Gean Dias Coutinho

Josiane da Silva Ribeiro

Letícia dos Santos Nascimento

Otávio Cordeiro de Paula Pierotte

Paulo Augusto Ferreira da Luz

Paloma Azevedo Rocha

Roselene Afonso do Nascimento

Soraia Pessanha da Silva Leandro

 

 

Comissão Científica

 

Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira

Christiane Menezes Rodrigues

Fabricia Martins Sales

Décio Nascimento Guimarães

Dhienes Charla Ferreira Tinoco

Edalma Ferreira Paes

Ingrid Ribeiro da Gama Rangel

Sabrina Mendonça Ferreira