Sobre o Evento

A demanda por formação continuada docente é uma pauta das secretarias municipais de educação, das instituições de educação e dos marcos legais da nação como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. É também uma das atribuições do Instituto Federal Fluminense, que no projeto em tela oferta aos docentes do município de Campos dos Goytacazes um processo formativo continuado, orientado pela perspectiva do pensamento complexo no contexto da educação para o Século XXI. O objetivo é formar professores multiplicadores, competentes no desenvolvimento de práticas ativas e reflexivas, que contribuam com a superação de posturas cartesianas, reducionistas e fragmentadas no fazer pedagógico; e que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação a serviço da potencialização dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como para desenvolver práticas inter e transdisciplinares. E, com isso possam fomentar um pensar crítico, criativo e que percebe na educação a necessidade de religar os saberes sob a égide da mutiplicidade . A título de exemplificação cita-se o desenvolvimento de uma série de webnars organizadas em episódios, com estudiosos e pesquisadores da área; apoio pedagógico por meio de espaços virtuais; e realização de workshops, cujo resultado esperado é a amplianção, interlocução e intercâmbio do IFFluminense com a efetiva transformação da educação sob a égide do pensamento complexo.



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Programação do Evento

 



Organização

ORGANIZAÇÃO:
Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense (MPET/IFF)

EQUIPE:
Neila Ferreira da Silva de Jesús (mestranda do MPET/IFF - Brasil)
Andre Fernando Uébe Mansur (coordenador e professor do MPET/IFF - Brasil)
Anabela Carvalho Alves  (ALGORITMI/Uminho - Portugal)
 

 



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