Sobre o Evento
Programação
22 de novembro
- 10h – Abertura: “Falas Negras” e Homenagens (Anfiteatro bloco J)
- 10h às 16h: Feira Quilombola (Quadra Poliesportiva)
- 11h – Apresentação de dança – Carimbó (Anfiteatro bloco J)
- 14h30 – Debate: “Práticas Emancipatórias e Antirracistas: Fortalecendo a Educação Escolar Quilombola” com a professora Juliana Pacheco de Oliveira) (Anfiteatro bloco J)
Descrição: Juliana Pacheco de Oliveira é mestra em Ensino de História PPGEH/UFF, licenciada em História (UVA), Pós-Graduada em História e Cultura Afro-brasileira (Ferlagos), História Contemporânea (UFF), Filosofia e Sociologia (UCAM). Atualmente é Coordenadora de Educação Escolar Quilombola e Antirracista da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia e dinamizadora do Programa de Ensino de Cultura e História Africanas, Afro-Brasileira e Indígena na Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio. Participa do grupo de pesquisa Cultna/UFF. A professora e pesquisadora abordará a importância das práticas pedagógicas antirracistas e as experiências educacionais das escolas quilombolas em municípios da região dos Lagos.
23 de novembro
- 8h: CDD - Clube de Debates (Anfiteatro bloco J)
25 de novembro
- 11h10 - Leitura dramatizada da obra “Quarto de Despejo - diário de uma favelada” (Anfiteatro bloco J)
Descrição: Apresentação teatral em leitura dramatizada do livro da escritora Carolina Maria de Jesus, pela turma do primeiro período do curso Médio Integrado em Hospedagem e com orientação do professor Mauro Santana e da professora Clarice Terra. Na obra “Quarto de Despejo”, a autora nos apresenta sua com realismo e olhar sensível seu cotidiano nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo. Trata-se de um dos mais importantes relatos literários sobre a vida nas favelas do Brasil sob a perspectiva de uma mulher negra.
26 de novembro
- 11h10: Leitura dramatizada da obra “Torto Arado” (Anfiteatro bloco J)
Descrição: Apresentação teatral em leitura dramatizada do livro do escritor Itamar Vieira Junior, pela do primeiro período do curso Médio Integrado em Química com orientação do professor Mauro Santana e da professora Clarice Terra. O romance premiado é marcado pelas narrativas de vozes femininas que expressam memórias coletivas de desigualdades raciais, sociais e de gênero e também evocando resistências ancestrais dos povos quilombolas.
28 de novembro
- 14h – Oficina de Baile Charme, com professor Max (Quadra Poliesportiva)
Descrição: Inspirados nos bailes blacks das comunidades negras nos Estados Unidos, nos anos 60 e 70, e embalados por ritmos como soul, funk, disco e rhythm and blues, os Bailes Charme surgiram no Rio de Janeiro na década de 80 e se tornaram muito populares. Esses bailes eram frequentemente vistos como espaços de empoderamento e celebração da identidade negra. Em 2013, tornou-se patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro, como parte da cultura black dentro e fora do estado. E como parte do Evento Novembro Negro, teremos a presença do professor Max que oferecerá uma oficina do autêntico Baile Charme em nosso campus.
22 à 29 de novembro
- Exposição “O legado de afro-brasileiros/as nas ciências, artes e literatura” e Mostra “Tributo à Conceição Evaristo” (Hall do Bloco J)
Descrição: Exposição de cartazes ilustrativos, evidenciando a contribuição de afrobrasileiros/as em diferentes áreas como medicina, teatro, música, engenharia, direito, cinema, literatura etc, ao longo da nossa História até a atualidade. Junto a essa exposição ocorrerá uma mostra de trabalhos realizados por estudantes a partir de releituras da obra Olhos D’água da escritora Conceição Evaristo.
Inscrição e Certificação
Atenção!!!! Algumas atividades serão certificadas!!!!
Para receber o certificado é necessário:
1 - Realizar sua inscrição geral no evento (link acima);
2 - Escolha a(s) atividade(s) que deseja participar e clique em “+participar”;
3 - Assinar a lista de presença no dia da atividade.
Fique atento, solicite somente os certificados daqueles que realizarem a inscrição na atividade e registrarem a presença, pois duas ações são indispensáveis.
É muito importante que seu nome esteja completo, sem abreviatura. Os certificados serão emitidos exatamente como informados no ato da inscrição do evento.