Sobre o Evento

Oficinas Culturais é uma ação cultural gerida pela Coordenação de Arte e Cultura na promoção de oficinas artísticas e culturais para a comunidade interna e externa do IFF campus Campos Guarus. O objetivo é ampliar a experiência estética e desenvolver o potencial criativo humano para a promoção das competências socioemocionais, novas formas de trocas, convívio e sociabilidade, por meio das artes com diferentes recursos e suportes, no formato de oficinas. As oficinas abre a possibilidade de transformação individual e coletiva da comunidade interna e externa do IFFluminense campus Campos Guarus, contribuindo para a inclusão social. Dá oportunidade e aproxima artistas, coletivos, agentes culturais, movimentos sociais, produtores e gestores culturais ou a qualquer pessoa interessada em desenvolver alguma ação artístico-cultural, assim como estudantes, servidores e pessoas da comunidade dos territórios de abrangência do campus como forma de intercambiar, socializar e valorizar ações e projetos artísticos e culturais, possibilitando o protagonismo estudantil, os processos produtivos e as realidades locais na promoção e garantia dos direitos culturais.



Realizar inscrição


Programação





Ciclo de Oficinas - Consciências Negras

 

Através de uma série de oficinas de fotografia, focar em explorar e celebrar a beleza, força e diversidade do corpo negro. Organizado em duas etapas principais, o projeto visa promover um espaço de aprendizado, reflexão e expressão artística para os participantes, culminando numa Exposição Fotográfica no Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEPE.

 

Oficineiros

1. João Vitor Azevedo (@joaovitor.ah)

Mini-bio: Graduando em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal Fluminense, com experiência em desenvolvimento web e análise de negócios. Atuando como Produtor Cultural no IFFluminense - campus Guarus e CEO na Cafetec, possui um olhar atento para as interseções entre tecnologia, inovação e sociedade. Com trajetória em projetos que envolvem inteligência artificial e impacto social, João Vitor explora como os algoritmos podem perpetuar preconceitos invisíveis, trazendo uma abordagem crítica e inclusiva à tecnologia. É um entusiasta de iniciativas voltadas para diversidade, equidade e o uso ético da tecnologia.

2. Simone Pedro (@eusimonepedro)

Mini-bio: Socióloga e Especialista em Estudos Culturais e Sustentabilidade.



Organização

Coordenação de Arte e Cultura
Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação
Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus



Entrar em contato














Cancelar