Sobre o Evento

O Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio promove no dia 17 de novembro, o Pleroma hirsutissimum: redescoberta, ações de pesquisa e conservação. Encontro de pesquisadores que atuam na pesquisa e conservação de Pleroma hirsutissimum (Cogn.) P.J.F.Guim. & Michelang., espécie vegetal endêmica das restingas de Cabo Frio e região abrangida pelo Parque Estadual da Costa do Sol.
 
As ações do grupo ocorrem no âmbito do Projeto Pró-espécies do Ministério de Meio Ambiente. O encontro contará com participantes do IFF campus Cabo Frio, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Instituto Estadual do Ambiente e WWF-Brasil e apresentará a comunidade interna e externa o conjunto de iniciativas visando à pesquisa e a conservação da espécie citada e demais espécies endêmicas. Parte do encontro será utilizada para realização de plantio de mudas de P.hirsutissimum com alunos do curso de Licenciatura em Biologia.
 
Por estar em uma área com forte pressão antrópica, representada pelo turismo e pela especulação imobiliária, e por haver pouca informação a seu respeito, P. hirsutissimum é considerada espécie risco crítico de extinção. O encontro servirá para solidificar a relação entre os membros do grupo de estudo, reafirmando seu compromisso com a pesquisa e conservação da espécie e permitindo a divulgação das ações em curso.
 
O evento é voltado para a comunidade do campus Cabo Frio, representantes do Parque Estadual da Costa do Sol e APA do Pau Brasil e escolas da região. 



Programação

8h às 08h20 – Abertura

8h20 às 9h –  Palestra: Das dunas para o herbário: a redescoberta de Pleroma hirsutissimum. (Inara Carolina da Silva Batista e Renata Lopes - WWF e SEAS)

9h10 às 9h50 – Palestra: O gênero Pleroma (Paulo José Fernades Guimarães - JBRJ)

9h50 às 10h – Pausa para o café

10h às 10h40 – Palestra: Micropropagação: Uma estratégia de conservação para Pleroma hirsutissimum (Renan Rangel Moraes - UERJ)

10h50 às 11h30 – Palestra: Plantas nativas inoculadas em ações de revegetação de restingas (Ocimar Ferreira de Andrade - IFF)

13h às 17h – Plantio de mudas na restinga do Peró (participantes poderão se voluntariar no dia do evento)





Inscrição e Certificação

Para participar do Encontro e receber a certificação, é necessário:

1 - Realizar sua inscrição geral no evento;

2 - Escolher a(s) atividade(s) que deseja participar e clicar em "participar". Você pode escolher quantas atividades desejar.

3 - Realizar o credenciamento antes das palestras .

Fique atento, somente receberão os certificados aqueles que realizarem a inscrição na atividade e registrarem a presença, as duas ações são indispensáveis.

É muito importante que seu nome esteja completo, sem abreviatura. Os certificados serão emitidos exatamente como informados no ato da inscrição do evento.



Realizar inscrição


Organização

Comissão Organizadora:
Docentes: Marcos Vinicius Leal Costa (Coordenador) e Ocimar Ferreira de Andrade
Discentes: João Pedro Chaves dos Santos Voluntário, Raul Avilez Rodrigues e Bruno Arruda dos Santos de Jesus



Entrar em contato














Cancelar