O Núcelo de Desenvolvimento Musical do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio está promovendo o projeto "Da Iniciação a Produção Musical" que oferta sete cursos livres de extensão: Harmonia Básica, Harmonia Avançada, Levadas Brasileiras, Prática Banda, Prática de Sopros, Violão Iniciante e Violão Aperfeiçoamento. Os cursos terão uma carga horária de 30h e irão ocorrer no campus tendo como público-alvo pessoas interessadas em iniciação musical, músicos amadores e profissionais da comunidade interna e externa do IFF.
 
O IFF Cabo Frio tem como missão oferecer ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, por meio da produção e difusão de conhecimentos, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável. Dentre as ações destaca-se o comprometimento com a formação do cidadão trabalhador, ser capaz de reconhecer suas possibilidades de produção de conhecimento, tendo compromisso com a capacitação, a melhoria das condições educacionais da comunidade e, consequentemente, de empregabilidade e de desenvolvimento local. 
 
Nesta perspectiva "Da Iniciação à Produção Musical", justifica-se, entre outros aspectos, pela necessidade de preparar profissionais para atender ao mercado musical de arte e de entretenimento, estúdios e produção ao qual se encontra em ascensão no Brasil, bem como oferecer formação musical básica dentro das linguagens profissionais aplicadas no mercado musical atual. Além da necessidade de qualificar profissionais com habilidades mais amplas, relativas à música e sua produção como um todo, atendendo à demanda do mercado local.
 
Como a evolução tecnológica continua avançando em progressiva velocidade, já se vivencia uma realidade ainda mais desafiadora para o músico profissional e para o educador que forma o músico. A tecnologia permite, por exemplo, realizar produções musicais apenas com um telefone celular, com aplicativos que realizam gravação multipistas. Uma formação musical sincronizada com esses avanços tecnológicos, naturalmente proporcionará uma capacitação consistente em quaisquer níveis de atuação profissional.
 
No Brasil, constantemente artistas da música têm compartilhado da dificuldade e da falta de conhecimento formal para colocar em prática sua vida profissional, mantendo apática uma massa de criadores que poderiam despontar e colaborar para o enriquecimento cultural na área da música. Justificam ainda que cursos na área musical são capazes de gerar as competências necessárias para tal empreendimento.

São objetivos dos cursos: Proporcionar formação musical básica com ênfase nas linguagens utilizadas no mercado profissional de música popular e aperfeiçoamento na área, em todas as suas fases, para melhor capacitação das necessidades e demandas do mercado atual; Identificar e aplicar, articuladamente, os componentes básicos da linguagem musical, manipular esteticamente diferentes fontes e materiais utilizados nas composições musicais, bem como seus diferentes resultados artísticos, desenvolver competências e habilidades que contribuam para a melhor produção artístico-musical de mercado, com domínio da tecnologia, aplicar os conhecimentos musicais adquiridos de forma lúdica, inclusiva e ocupacional.



INSCRIÇÃO

CRONOGRAMA:

  • Inscrições: até 17 de agosto
  • Divulgação do resultado: 22 de agosto
  • Início dos cursos: a partir de 23 de agosto
  • Término dos cursos: 9 de dezembro

Cada curso irá oferecer 30 vagas. Caso haja mais inscritos que o número de vagas ofertadas, será analisado o perfil do candidato de acordo com a ficha de inscrição.

Os interessados podem participar de mais de um curso devendo atentar-se para os dias e horários de realização dos mesmos.

Para se inscrever o candidato deverá:

1. Realizar a inscrição geral;

2. Preencher a ficha de inscrição do curso pretendido:

  • Clique aqui para se inscrever no de Curso Harmonia Básica
  • Clique aqui para se inscrever no de Curso Harmonia Avançada
  • Clique aqui para se inscrever de Curso Levadas Brasileiras
  • Clique aqui para se inscrever de Curso Prática Banda
  • Clique aqui para se inscrever de Curso Violão Iniciante
  • Clique aqui para se inscrever de Curso Vioão Aperfeiçoamento
  • Clique aqui para se inscrever de Curso Prática de Sopros 

3. Acompanhar a divulgação do resultado que será publicada neste site.



Realizar inscrição


RESULTADO DA SELEÇÃO E INÍCIO DAS AULAS

Clique aqui para acessar a lista dos candidatos selecionados.

A aula inaugural dos cursos será realizada no dia 23 de agosto, às 19h, no Anfiteatro do IFF Cabo Frio, durante o evento IFF Música. Os cursos tem previsão de término dia 9 de dezembro.

As demais aulas terão início a partir do dia 29 de agosto. Fique atento ao dia e horário das aulas de cada curso. 

  • Curso Harmonia Básica: terças-feiras, das 18h20 às 20h 
  • Curso Harmonia Avançada: terças-feiras, das 20h20 às 22h
  • Curso Levada Brasileiras: quintas-feiras, das 14h40 às 16h40
  • Curso Prática Banda: terças-feiras, das 14h40 às 16h40
  • Curso Violão Iniciante: terças-feiras, das 9h às 11h
  • Curso Vioão Aperfeiçoamento: terças-feiras, das 13h50 às 15h30
  • Curso Prática de Sopros: quartas-feiras, das 18h20 às 20h

OBS: Todas as informações relativas aos cursos serão divulgadas no mural do Núclelo de Desenvolvimento Musical do IFF localizado em frente a entrada do Anfiteatro do Bloco J.



Organização

Núcelo de Desenvolvimento Musical do Instituto Federal Fluminense - Alberto Midon, Gléris Domingues e Rômulo Gomes



Entrar em contato














Cancelar