Programação do Curso de Robótica Básica

Período Conteúdos
Abril e Maio
  • Introdução à robótica: história, conceitos básicos, tipos de robôs e aplicações.
  • Kits de robótica educacional: apresentação dos kits e suas funcionalidades.
  • Ferramentas de programação de kits de robótica educacional: linguagens de programação usadas nos kits de robótica e como programar os robôs.
  • Prática com Projetos de Robótica.
Junho e Julho
  • Componentes para prototipação de robôs e mecanismos: chassi, peças, módulos eletrônicos, motores, sensores: como os componentes são usados para montar robôs e mecanismos.
  • Prática com projetos de robótica: projetos simples usando kits de robótica.
Agosto e Setembro
  • Projeto de robótica: criação e desenvolvimento do projeto para a competição de robótica em setembro.
  • Preparação para a competição de robótica: testes e ajustes finais do projeto.
  • Discussão sobre o impacto da robótica na sociedade e nas profissões.
Setembro
  • Competição de robótica: participação na mostra do conhecimento com os projetos desenvolvidos pelos alunos.
  • Demonstração dos projetos pelos participantes.
  • Planejamento de atividades multidisciplinares com robótica: como incorporar a robótica em atividades interdisciplinares.
Novembro e Dezembro
  • Robótica como método de aprendizado: como a robótica pode ser usada para promover o aprendizado em várias áreas do conhecimento.
  • Continuação do projeto de robótica: aprimoramento do projeto desenvolvido para a competição.
  • Encerramento do curso: entrega de certificados e feedback sobre o curso.

Informações complementares
Carga horária total 60 horas
Divisão de carga horária 50% aulas teóricas / 50% aulas práticas
Duração do curso 10/04/2023 até 08/12/2023
Aulas EaD Não previstas

Curso

Público 

Dia da semana

Horário

Vagas

Requisitos

Robótica com Arduíno

Externo

Terça-feira 14h50min às 16h50min 20 Estar matriculado no 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio/técnico.
Robótica com Arduíno

Interno

Quarta-feira 14h50min às 16h50min 20

Ser aluno do Instituto Federal Fluminense.

Robótica com Lego Parcerias  Quinta-feira 14h50min às 16h50min 20 Ser estudande de escola com parceria oficial com o projeto e estar matriculado no 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio/técnico. 
Robótica com Lego Interno Qua-feira 14h50min às 16h50min 20 Ser aluno do Instituto Federal Fluminense.

*Não atender aos requisitos acima resultará na anulação da inscrição.

* Atualmente o projeto tem parceria de qualificação com a Escola Municipal Dr. Francisco Baptista de Oliveira.


Inscrições de 15/03/2023 até 05/04/2023.

Sorteio Público dia 06/04/2023, no instagram do @ifmaker.bomjesus

 EDITAL DGCBJESUS/REIT/IFFLU N° 9

Resultado do Processo Seletivo - 06/04/2023,(retificado)

 

Incrições vagas remanescentes  para Robótica com Arduíno (Externo) e Robótica com Lego (Interno) de 11/04/2023 a 14/04/2023

Sorteio Público 15/04/2023, no instagram do @ifmaker.bomjesus

EDITAL DGCBJESUS/REIT/IFFLU N° 11

Resultado Edital 11 - Vagas Remanescentes e Suplentes - 15/04/2023.(Retificado)





Organização

 FAPERJ 



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Sobre o Evento

Este evento tem como objetivo promover o ensino da robótica de forma colaborativa, incentivando o desenvolvimento de atividades em grupo que estimulem a integração social, a criatividade e a interação com os conhecimentos de física, robótica e programação.

Utilizando o método de Challenge Based Learning, os participantes serão divididos em grupos e desafiados a buscar conhecimento e dividir tarefas para criar desafios a serem resolvidos pelas equipes durante a atuação do projeto junto à rede pública municipal de Bom Jesus do Itabapoana.

Espera-se que os participantes adquiram habilidades de trabalho em grupo, como identificação de ideias em potencial, expressão de questionamentos e pensamentos para o mundo, descobrir soluções para os desafios e adquirir conhecimento sobre as áreas do conhecimento trabalhadas.

O projeto proposto será executado no Laboratório IFMaker. A sequência de atividades culminará em um evento de competição na Feira Maker da instituição.

Espera-se que todos os participantes sejam qualificados para desenvolver projetos por desafios em grupo e adquiram conhecimentos das áreas de física, robótica e programação.

Participe deste evento e desenvolva suas habilidades!



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