Projeto de Robótica Básica 2024

Educacional

Data: 15/04/2024

Local: Bom Jesus Itabapoana

Programação

Curso de Robótica

Período Conteúdos
Maio
  • Introdução à robótica: história, conceitos básicos, tipos de robôs e aplicações.
  • Kits de robótica educacional: apresentação dos kits e suas funcionalidades.
  • Ferramentas de programação de kits de robótica educacional: linguagens de programação usadas nos kits de robótica e como programar os robôs.
  • Prática com Projetos de Robótica.
Junho
  • Componentes para prototipação de robôs e mecanismos: chassi, peças, módulos eletrônicos, motores, sensores: como os componentes são usados para montar robôs e mecanismos.
  • Prática com projetos de robótica: projetos simples usando kits de robótica.
Julho e Agosto
  • Projeto de robótica: criação e desenvolvimento do projeto para a competição de robótica em setembro.
  • Preparação para a competição de robótica: Programações de controle e conexões.
  • Preparação para a competição de robótica: testes e ajustes finais do projeto.
  • Discussão sobre o impacto da robótica na sociedade e nas profissões.
Setembro
  • Competição de robótica: participação na mostra do conhecimento com os projetos desenvolvidos pelos alunos.
  • Demonstração dos projetos pelos participantes.
  • Planejamento de atividades multidisciplinares com robótica: como incorporar a robótica em atividades interdisciplinares.
Outubro e Novembro
  • Robótica como método de aprendizado: como a robótica pode ser usada para promover o aprendizado em várias áreas do conhecimento.
  • Continuação do projeto de robótica: aprimoramento do projeto desenvolvido para a competição.
Dezembro
  • Encerramento do curso: entrega de certificados e feedback sobre o curso.

Informações complementares

Informações complementares
Carga horária total 60 horas
Divisão de carga horária 50% aulas teóricas / 50% aulas práticas
Duração do curso 08/05/2024 até 08/12/2024
Aulas EaD Não previstas

Curso Público Dia da semana Horário Vagas Requisitos
Robótica com Lego para Estudantes Parcerias Quinta-feira 14h50min às 16h50min 20 Ser estudante de escola com parceria oficial com o projeto e estar matriculado do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Robótica com Lego para Estudantes Interno e Externo Quarta-feira 14h50min às 16h50min 20 Estar matriculado do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Robótica com Lego para Educadores Interno, Parcerias e Externo Quarta-feira 09h50min às 11h50min 20 10 vagas destinadas a escola parceira e 10 vagas disponibilizadas a educadores que lecionem em escolas de nível fundamental e médio.

* Não atender aos requisitos acima resultará na anulação da inscrição.

* Atualmente o projeto tem parcerias de qualificação com as Escolas: Municipal Dr. Francisco Baptista de Oliveira e Estadual de Ensino Fundamental e Médio Horácio Plínio.


Inscrições de 15/04/2024 até 02/05/2024.

Sorteio Público dia 03/05/2024, no instagram do @ifmaker.bomjesus

EDITAL 14/2024 - DGCBJESUS/IFFLU

Homologação das Inscrições Edital 14/2024 - DGCBJESUS/IFFLU

Resultado Edital 14/2024 - Convocação

Convocação de Suplentes



Sobre o Evento

Este evento tem como objetivo promover o ensino da robótica de forma colaborativa, incentivando o desenvolvimento de atividades em grupo que estimulem a integração social, a criatividade e a interação com os conhecimentos de física, robótica e programação.

Utilizando o método de Challenge Based Learning, os participantes serão divididos em grupos e desafiados a buscar conhecimento e dividir tarefas para criar desafios a serem resolvidos pelas equipes durante a atuação do projeto junto à rede pública municipal e estadual de Bom Jesus do Itabapoana e Bom Jesus do Norte.

Espera-se que os participantes adquiram habilidades de trabalho em grupo, como identificação de ideias em potencial, expressão de questionamentos e pensamentos para o mundo, descobrir soluções para os desafios e adquirir conhecimento sobre as áreas do conhecimento trabalhadas.

O projeto proposto será executado no Laboratório IFMaker. A sequência de atividades culminará em um evento de competição na Feira Maker da instituição.

Espera-se que todos os participantes sejam qualificados para desenvolver projetos por desafios em grupo e adquiram conhecimentos das áreas de física, robótica e programação.

Participe deste evento e desenvolva suas habilidades!



Realizar inscrição


Organização

 FAPERJ 



Entrar em contato














Cancelar