Sobre o Evento

A Semana da Consciência Negra é um evento organizado pelo NUGEDIS/NEABI do Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio com intuito de, em obediência à Lei 10.639/03, intensificar os debates sobre o processo de inclusão da história e da cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino e sobre o enfrentamento às diversas formas de discriminação e racismo.
 
O evento pretende informar e formar servidores e discentes no sentido de uma educação democrática, diversa e multicultural, fomentar ações no sentido de implementar a Lei 10639/03, estimular o livre pensamento crítico e o debate sobre as contribuições das populações africanas e afro-brasilerias na formação sociabilidade nacional, além de refletir sobre as consequências históricas e atuais do racismo estrutural.
 
A Semana da Consciência Negra do IFF Cabo Frio é aberta a toda comunidade (interna e externa).



Inscrição

Para participar das atividades da Semana da Consciência Negra do IFF Cabo Frio e receber a certificação, é necessário:

1 - Realizar sua inscrição geral no evento;

2 - Escolher a(s) atividade(s) que deseja participar e clicar em "participar". Você pode escolher quantas atividades desejar, mas fique atento ao numero de vagas disponíveis em cada atividade, elas serão preenchidas por ordem de inscrição.

3 - Realizar o credenciamento (assinatura das listas de presença) durante das palestras.

Fique atento, somente receberão os certificados aqueles que realizarem a inscrição na atividade e registrarem a presença, as duas ações são indispensáveis.

É muito importante que seu nome esteja completo, sem abreviatura. Os certificados serão emitidos exatamente como informados no ato da inscrição do evento.



Realizar inscrição


Programação

  • 16/11, às 14hDebate: Educação Antirracista e Práticas Pedagógicas com Profa Dayane Ferreira - mestranda em Educaçao  (UNIRIO). Local: Auditório do bloco A (80 vagas).
  • 16/11, às 16h30Live: Racismo no ambiente escolar e a Lei 10.639/03  com Alessandra Pio - Prof(a) Doutora em Educaçao (UFRN) e Samir Emmanuel Pereira Teixeira Dutra - Discente da  Licenciatura em Química (IFF) e Quilombola da comunidade Botafogo.  Local: Transmissão pelo IFF Tube
  • 17/11, às 14hDebate: Como quebrar o pacto da branquitude? Reflexões sobre o racismo estrutural com Carla Rodrigues - Prof(a) Doutora em Filosofia (UFRJ/Faperj/CNPq) e Fernanda Gomes - Doutora (USP). Local: Auditório do bloco A (80 vagas).
  • 23/11, às 11h  – Debate: Identidade racial, corpo preto e cabelo crespo a partir do racismo estrutural com Cintia da Silva – Prof(a) Doutora em Letras (IFRJ) Local: Sala A-22 (45 vagas).
  • 26/11, às 8h – Apresentação de trabalhos artísticos dos alunos do Ensino Médio – Auditório do bloco J(250 vagas).

Escolha as atividades que deseja participar e faça sua inscrição clicando em "+participar" no quaro abaixo:





Organização

Comissão Organizadora:
Servidores: Carla Bianca Vieira de Castro Figueiredo,  Maria Carolina Gomes Barbalho e Mauro Simões de Santana Thaís da Silveira  Discentes: Pedro Johonatta Rodrigues Cordeiro de Souza e  Tássio Daminelli Salvador