Semana Acadêmica Edição Especial do IFF Campus Itaperuna
Data: 13/09/2021
Local: IFF Itaperuna (Transmissão IFF Tube Campus Itaperuna e Google Meet)
Sobre o Evento
Programação
NAS ATIVIDADES QUE REQUEREM INSCRIÇÃO, SERÃO CONCEDIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES. ALGUMAS VAGAS SÃO LIMITADAS. GARANTA A SUA!
ATENÇÃO: PARA AS ATIVIDADES A SEREM OFERTADAS PELO GOOGLE MEET, OS INTERESSADOS DEVEM SE INSCREVER ATÉ 01 DIA ANTES DE SUA REALIZAÇÃO
Maratona das Cidades Inteligentes
Esse ano a dinâmica de interação da Semana Acadêmica será um pouco diferente. Teremos uma competição virtual entre alunos do campus, com jogos de perguntas e respostas e criação de conteúdo digital, chamado de Maratona das Cidades Inteligentes.
Nessa competição cada equipe previamente cadastrada adotará uma sala para divulgar. Haverá encontros com perguntas nos dias previstos na programação (normalmente pela parte da manhã). Algumas atividades serão síncronas, com perguntas e respostas, pela Plataforma Meet. As três primeiras equipes que alcançar maior pontuação ao longo da semana garnhrá um prêmio exclusivo!
Para saber mais, acesse o site AQUI!
Salas Temáticas
Nesse ano os temas abordados de forma assíncrona serão:
"Transbordando o IFF"
Professores coordenadores: Bruno de Castro Jardim e Alex Garcia Marca (2ª série do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio e 1ª série do Técnico em Química Concomitante ao Ensino Médio)
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Eixo Tecnológico/Profissional - Química
A sala temática refletirá o clímax da disciplina "Projetos de Extensão e Pesquisa I". Na referida disciplina foram discutidos assuntos como: Conhecimento Científico; Ciência, tecnologia e suas implicações na sociedade atual; Meios e Métodos Extensionistas; e Divulgação Científica. Em nossa sala temática, traremos a concretização das nossas discussões através de projetos de extensionistas que levem ao "transbordamento" das ações no Campus Itaperuna do IFFluminense.
Visite no site clicando Aqui!
"Escola Inteligente"
Professores coordenadores: Gilberto Vieira Garcia e Eliseu Roque do Espírito Santo (Licenciatura em Química)
Área: Eixo Tecnológico/Profissional: Educação/Ensino
Uma escola inteligente é vista por nós como uma escola fundamentada em cinco pilares, que são: sustentabilidade, inclusão, tecnologias digitais, inovação e humanização. Tendo o processo de ensino e aprendizagem como meio e a formação do ser humano, vemos as tecnologias digitais como infraestrutura para busca de maior eficácia no ensino e na aprendizagem, a sustentabilidade como exemplo de coerência entre ensino e prática da preservação de nosso habitat, a inclusão como responsabilidade social, a inovação como meio e fim deste processo, e, finalmente a humanização, que nada mais é que unir todos os esforços para humanizar sujeitos e processos, a fim de tornar a vida humana em sociedade mais justa e aprazível. A sala propõe apresentar murais temáticos (multimídia) relacionados à função da escola para a inteligência e o aprofundamento de temáticas referentes a tecnologias digitais, inovação, aprendizagem, sustentabilidade, inclusão e diversidade, o que implicará em tratar questões que envolvem desde a própria compreensão das funções da Escola dentro de uma cidade, chegando até à discussão sobre o próprio currículo escolar. A sala também buscará apresentar as soluções de mercado para as chamadas escolas inteligentes e exibirá alguns vídeos e outros recursos que documentam exemplos de escolas inovadoras no Brasil e no mundo.
Visite no site clicando Aqui!
"Tesla e a eletricidade para todos"
Professores coordenadores: Adriano Henrique Ferrarez e Vinicius de Araujo Coelho (Turmas de 3o. ano dos Cursos de Administração, Eletrotécnica, Informática e Química e Turma do 4o. Período de Licenciatura em Química)
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Nikola Tesla nasceu durante uma tempestade de raios no vilarejo de Smiljan, então pertencente ao Império Austro-Húngaro, em 1856. Desde criança gostava de desmontar coisas para ver como funcionavam. Esta curiosidade obsessiva o levou a realizar vários dos projetos mais inovadores da História e ser visionário de muitas das tecnologias utilizadas hoje em dia. Nikola Tesla estudou Engenharia Elétrica na Universidade de Praga até o terceiro ano, desistindo depois de assistir às aulas. Nos anos 1880 trabalhou na França e depois nos Estados Unidos, onde foi assistente de Thomas Edison. Foi responsável pela revolução elétrica ao inventar a corrente alternada que garante a eletricidade que chega às nossas casas. Tesla batiza a unidade de medida de densidade do fluxo magnético, uma cratera na lua, um asteroide, o maior prêmio de engenharia elétrica do mundo, um aeroporto, uma banda de heavy metal e tem um dia só seu (10 de julho, em diversos países). Tesla idealizou um projeto reproduzido na chamada Torre Wardenclyffe, uma enorme bobina com a qual pretendia distribuir energia elétrica limpa de forma livre, universal, inesgotável e sem cabos, que serviria também para ter um certo controlo sobre a climatologia. Esta filosofia é partilhada hoje pelo conceito de Cidades Inteligentes, onde a sustentabilidade, cuidado com o ambiente e aproveitamento das energias como bem comum são premissas.
Visite no site clicando Aqui!
"Super Elementos Químicos"
Professores coordenadores: Anders Teixeira Gomes e Juliana Baptista Simões (Química Integrado I e Concomitante I)
Área: Eixo Tecnológico/Profissional: Química
A proposta dessa sala temática é criar Super Elementos Químicos para apresentar a Tabela Periódica, retratando cada um deles como se fosse um super herói, com direito a uma descrição criativa. Cada elemento químico terá características diferentes, ou seja, super poderes que os tornam únicos. Os super elementos químicos serão criados pelos alunos das próprias turmas (química integrado I e concomitante I), que farão uma breve apresentação, como por exemplo seu uso e suas aplicações. A apresentação será feita através de artes e vídeos. O objetivo é aproximar a Química e a Tabela Periódica dos Elemento para os alunos e apresentar ao público em geral uma maneira bem divertida e inovadora de conhecer melhor a Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
Visite no site clicando Aqui!
"Sencityve S.A.: Uma volta ao Smart Mundo em 5 dias"
Professores coordenadores: Marlucia Junger Lumbreras, Michelle Maria Freitas Neto, Orlando Pereira Afonso Junior e Raphael de Mello Veloso (Integrados de Administração: 2, 3A, 3B)
Área: Eixo Tecnológico/Profissional: Administração
A sala temática proposta é uma junção de várias áreas correlatas da Administração. Ao juntar as disciplinas de Informática Aplicada, Informática Aplicada à Gestão, Gestão de Pessoas, Fundamentos de Economia e Administração da Produção e da Gestão da Qualidade, pretende-se demonstrar o que são as cidades inteligentes, o conceito de inteligência, casos de sucesso a nível nacional e mundial, possibilidades e desafios, além de envolver os conteúdos trabalhados nesses componentes curriculares. O nome da sala remete aos sentidos, onde ao ingressar na exposição, o visitante sinta variadas emoções de acordo com os recursos utilizados para passar a mensagem e fazer refletir. Além disso, ao caminhar dentro da mostra, os participantes poderão compreender as áreas que fazem parte de uma Smart City, como se tivesse em uma viagem, onde os caminhos trilhados por estes podem trazer sensações diferentes, experiências únicas de acordo com o roteiro de visitação escolhido. Isto é, utilizaremos recursos como 5 tour sugeridos (correspondente aos dias do título da sala), onde em cada circunstância ele possa realizar experiências diferenciadas de acordo com a forma/ordem em que interage com a sala. Assuntos como sustentabilidade, negócios inteligentes, mobilidade dentre outros estarão presentes, organizados de forma a trabalhar os 5 sentidos do visitante: visão, audição, tato, paladar e olfato.
Visite no site clicando Aqui!
"Cidades Invisíveis"
Professor coordenador: João Felipe Barbosa Borges (Informática 2A e Informática 2B)
Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Desde meados da década de 1980 e início da década de 1990, é crescente o interesse acadêmico sobre a cidade, tanto por parte de governantes, arquitetos, historiadores, geógrafos, cientistas sociais, escritores, entre outros. Quando se considera, no entanto, no cerne da questão, a presença feminina na representação deste espaço, nos deparamos com uma verdadeira lacuna de estudos que investiguem sobre o papel da mulher na cidade, inclusive na Literatura. Nessa perspectiva, temos como interesse central oportunizar, através da Sala Temática Cidades Invisíveis, o acesso a diferentes visões da cidade elaboradas por escritoras das Literaturas de Língua Portuguesa. Em resumo, nosso objetivo é apresentar, na cartografia urbana, sob que formas, através de que canais, e em meio a que discursos, a mulher influi na construção do conhecimento histórico-literário sobre a cidade. Pretendemos, com isso, evidenciar que o problema não é tanto a ausência da cidade nas obras de mulheres, mas as restrições históricas enfrentadas por mulheres para andar livremente pelo espaço público da cidade. Restrições que, sendo ainda hoje vigentes, embora de formas mais sutis, apaga a presença e as marcas das mulheres inclusive na cidade contemporânea, impedindo as mulheres de viver a cidade de forma plena. Considerando que uma cidade inteligente, é não só uma cidade tecnológica, mas principalmente também aquela que inclui a diversidade, refletir sobre o passado e as formas da invisibilidade das mulheres é fundamental para propor intervenções e políticas que garantam a plena inclusão e vivência das mulheres no espaço urbano do Século XXI.
Visite no site clicando Aqui!
Critérios
As salas serão avaliadas por CRIATIVIDADE, CLAREZA VISUAL na exposição da sala, CLAREZA TEXTUAL na descrição dos trabalhos na sala temática, ADEQUAÇÃO AO TEMA da semana acadêmica e da sala proposta, INTERAÇÃO com o público, COESÃO nos trabalhos apresentados e CONTINUIDADE na apresentação do trabalho ao longo da semana acadêmica. A sala com maior pontuação será divulgada no fechamento da semana acadêmica.
A ficha de avaliação pode ser acessada AQUI.
Não deixe de privilegiar as salas!
Organização