SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILINGUE - SEMEBI

O Seminário de Educação Bilíngue do Instituto Federal Fluminense, organizado pelo campus Macaé, acontecerá no dia 4 de agosto de 2021, no período das 14h até 21h e tem como tema: “Refletindo sobre aspectos da educação bilíngüe de surdos”.
O tema possui como principal objetivo fazer com que docentes, discentes, instituições acadêmicas e a sociedade em geral discutam e reflitam acerca das nuances que envolvem a educação bilíngüe para surdos atendidos pela instituição, envolvendo toda a comunidade escolar e os principais atores deste processo, aperfeiçoando o atendimento bilíngüe ao aluno surdo, para que este tenha possibilidade de desenvolvimento acadêmico pleno e de excelência.

================================================
ATENÇÃO!
================================================
Verifique periodicamente se houve atualizações na programação para que você consiga se inscrever em todas as palestras e demais modalidades desejadas para a emissão do seu certificado. As vagas serão limitadas e os links como endereços para as salas serão atualizadas a partir do dia 02/08/2021. 
Divulgue! Participe! Esperamos por você!
Até lá!


 

14h: ABERTURA

14h30: Mesa Redonda: As implicações da família do aluno surdo no processo de escolarização

15h15: Mesa Redonda: As particularidades e necessidades específicas de alunos surdos no seu desenvolvimento acadêmico

16h30: Palestra: Tradução de material didático para alunos surdos no ensino remoto

17h30 às 18:00h: Intervalo

18:00h: Palestra: Proposta de currículo para o ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos

19:00h: Momento cultural

19h20: Palestra: Estratégias de educação bilíngue para surdos no ensino remoto

20:00h: Palestra: Implicações da aprovação da educação bilíngue de surdos na LDB

21:00h: ENCERRAMENTO



Realizar inscrição


Programação



14:00
ABERTURA OFICIAL ABERTURA
Felipe Giraud - Mestrando no curso de Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), especialista em Língua Brasileira de Sinais e pedagogo. Coordenador do NAPNEE IFF campus Macaé e .Marcos Cruz - Diretor Geral do IFFluminense - campus Macaé
14:30
As implicações da família do aluno surdo no processo de escolarização. Palestra
Marion Vasconcelos | Mestranda no curso de Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), pedagoga e professora substituta no INES. CMPDI UFF e Zuleyde Machado: Mestranda no curso de Educação Bilíngue (INES), especializada em docência da Libras (Uníntese) e graduada em pedagogia (UNIP) e em gestão de recursos humanos (Estácio). Professora da Prefeitura Municipal de Itatiaia.
15:30
Mesa Redonda I - As particularidades e necessidades específicas de alunos Surdos no seu desenvolvimento. Mesa Redonda
Matheus Oliveira | Acadêmico de Medicina - UFRJ, João Paulo Delgado - Professor de Libras, Juliane Brizola | Mestranda em Educação Bilíngüe - INES e Eliza Teles | Mestranda em Diversidade e Inclusão - CMPDI UFF
16:30
Tradução de material didático para alunos surdos no ensino remoto Palestra
Clarissa Guerretta: Mestranda no curso de Ciência da Literatura (UFRJ), especialista em Ensino, Tradução e Interpretação da Libras (UFRJ) e graduada em Letras-Libras (UFSC). Coordenadora dos cursos de Letras-Libras e professora na UFRJ.
17:30
INTERVALO
18:00
Proposta de currículo para o ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos. Palestra
Crisiane Bez Batti | Diretora de políticas pedagógicas de educação bilíngue de surdos da diretoria de políticas de educação bilíngue de surdos (DIPEBS) da Secretaria de modalidades especializadas de educação do Ministério da Educação (SEMESP/MEC)
19:00
MOMENTO CULTURAL
Ricardo Boaretto: Especialista em Libras: Ensino, Tradução e Interpretação, graduado em Pedagogia Bilíngue (INES) e em Letras-Libras (UFSC). Professor de Libras no INES e poeta.
19:20
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO ENSINO REMOTO Mesa Redonda
Camila Nascimento | especializada em Libras: ensino, tradução e interpretação e graduada em Letras Libras (UFSC). Professora e orientadora pedagógica no INES
20:00
Implicações da aprovação da educação bilíngüe de surdos na LDB. Palestra
Elizângela Castelo Branco | Coordenadora geral de políticas pedagógicas de educação bilíngue de surdos da diretoria de políticas de educação bilíngue de surdos (DIPEBS) da secretaria de modalidades especializadas de educação do Ministério de Educação (SEMESP/MEC)
21:00
ENCERRAMENTO ENCERRAMENTO
Felipe Giraud: Mestrando no curso de Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), especialista em Língua Brasileira de Sinais e pedagogo. Coordenador do NAPNEE IFF campus Macaé. Direção IFF Macaé


Organização

Organizado por Comissão do Evento II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILINGUE - SEMEBI



Entrar em contato














Cancelar