Data: 11/11/2022

Sobre o Evento

O VI congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense tem o intuito de promover o compartilhamento do conhecimento científico e tecnológico e de propiciar a popularização da ciência e tecnologia no noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião do evento, está prevista a realização das seguintes atividades: cerimônia de abertura; oficinas; palestras; mesas redondas; apresentação de trabalhos nas modalidades banner e oral; cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos. O tema norteador do evento será “Desenvolvimento e Sustentabilidade: desafios para a superação da desigualdade social”
 
Data do Evento: 09 a 11 de Novembro de 2022
Local: IFF Campus Itaperuna (Presencial)



Realizar inscrição


Programação

ATENÇÃO!!! O horário da Palestra "Cientistas versus grandes editoras comerciais" foi modificado para Quinta às 18:00 hs. A Palestra "Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT)" (do horário noturno: 18:00 hs) foi cancelada. 

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO VI CONINF

Lista de trabalhos aprovados _ Atualizada

 



08:00
Pitch: uma comunicação eficaz Palestra
Prof. Guilherme Novaes de Castro
Diversidade no mundo corporativo Palestra
Prof. Celso Nunes de Oliveira
Oficina de teatro Oficina
Gleiciane Lage Soares Poubel (IFF) e Vanessa Pontes (IFF)
Agência de oportunidades do IFF Palestra
Livia Ladeira Gomes, Renata Campbell Barbuto e Vitor Caveari Lage (DIRPEX- IFF)
10:00
Comunicação Oral (Sessão F)
Comissão organizadora do CONINF
Comunicação Oral (Sessão E)
Comissão organizadora do CONINF
13:00
Química atmosférica: É jogando que se aprende! Oficina
Prof Dr Murilo de Oliveira Souza (IFF), Ana Paula de Souza Figueiredo (IFF) e Maria Clara Rodrigues de Souza (IFF)
Roda de Conversa sobre a Área de Engenharia Mesa Redonda
Prof. Juvenil Nunes de Oliveira Junior (IFF), Prof.Elias Freire de Azeredo (IFF), Prof. Rodolfo Ribeiro Oliveira Neto (IFF) e Profa Mariana Abreu Gualhano (IFF)
Roda de conversa (ADM e INFO) Mesa Redonda
Prof. Dr. Matheus Carvalho de Mattos, Isabella Meira Glória da Silva e Hanry Cruz Silveira Souza
15:20
Palestra Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT) Palestra
Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT)
Painel de Empreendedorismo Social
Lays de Lima Magalhães (DiLima Semijoias), Antonio Paulo Pimentel da França (ONG REDI) e Altina Silva Oliveira Dionísio (Projeto GestAção)
18:00
Apresentação de Pôster
Comissão organizadora do CONINF
Palestra Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT) Palestra
Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT)
20:30
Cientistas versus grandes editoras comerciais Palestra
Prof. Dr. Adriano Henrique Ferrarez (IFF)


Orientações para participação no evento

A participação no evento é GRATUITA e aberta à comunidade interna e externa ao Instituto Federal Fluminense. Os participantes do evento e das atividades ofertadas receberão certificado. 

Para participar do evento é simples. Primeiramente é necessário realizar o cadastro no Portal de Eventos do IFF para a inscrição no VI CONINF.

Com seu cadastro no Portal de Eventos realizado, agora é possível inscrever-se como participante do VI CONINF.  Para isso, faça o login no Portal de Eventos, acesse a página inicial do VI CONINF e clique no botão de Inscrição.

 

MODELOS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Template para os trabalhos a serem apresentados na forma de banner: AQUI

Template para os trabalhos a serem apresentados na forma de comunicação oral: AQUI

As comunicações orais serão agrupadas em sessões de acordo com as áreas temáticas, sendo até 10 (dez) minutos para cada apresentação e  10 (dez) minutos para avaliação ao final das apresentações.  O autor do trabalho selecionado para comunicação oral deverá comparecer ao local estabelecido com antecedência de pelo menos 15 min do horário de início de sua sessão. 



Normas para submissão dos resumos

Após se inscrever no evento, o  participante que desejar submeter um trabalho, deverá primeiramente ler atentamente as normas contidas no EDITAL VI CONINF

Serão aceitas submissões, no período de 18 de agosto a 26 de setembro de 2022, de trabalhos de estudantes, pesquisadores e profissionais que desenvolvam estudos em uma das áreas do conhecimento relacionadas no Anexo I do referido Edital, a saber:

ÁREA I: Ciências Exatas e da Terra. ÁREA II: Ciências Biológicas. ÁREA III: Engenharias. ÁREA IV: Ciências Agrárias. ÁREA V: Ciências da Saúde; Área VI: Ciências Sociais Aplicadas. ÁREA VII: Ciências Humanas; ÁREA VIII: Educação e Ensino; ÁREA IX: Linguística, Letras e Artes

 Os trabalhos deverão ser submetidos somente na modalidade RESUMO SIMPLES, para apresentação na forma de banner ou comunicação oral:

No momento de submissão do resumo, o proponente deverá indicar a ÁREA à qual o trabalho se vincula, bem como o grau de escolaridade do estudante/autor principal vinculado ao trabalho: FUNDAMENTAL, MÉDIO/TÉCNICO, GRADUAÇÃO ou PÓS-GRADUAÇÃO.

Os trabalhos aprovados e que forem apresentados no evento terão seus RESUMOS SIMPLES publicados no Portal dos Anais Eletrônicos do Coninf, no site coninf.itaperuna.iff.edu.br

Template para confecção dos Resumos Simples (Template VI CONINF)



II JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

II JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

A Língua Portuguesa e a nossa literatura são elementos fundadores de nossa cultura. Nesse sentido, uma educação linguístico-literária deve nortear ações pedagógicas que favoreçam a reflexão sobre a língua em situações de uso e sobre o exercício da linguagem, discutindo também propostas de como letrar literariamente. Assim, Fortalecendo a relação entre a Pesquisa e a Extensão, a Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna, em parceria com outros projetos - propõe a II JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, reunindo e incentivando professores e pesquisadores a discutir temas centrais sobre a Literatura e a Língua Portuguesa, para promover diálogos pertinentes. O evento ocorrerá paralelamente ao VI CONINF e terá como atividades: palestras, oficinas e apresentações culturais na área de Letras.



VII SIMPÓSIO ANUAL DE LIDERANÇA, TRABALHO E OPORTUNIDADES - SALTO

VII SIMPÓSIO ANUAL DE LIDERANÇA, TRABALHO E OPORTUNIDADES (SALTO)

Vem aí a sétima edição do Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidades (SALTO), organizado pelo Núcleo Técnico em Administração do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. Suas atividades ocorrerão entre os dias 09 e 10 de novembro de 2022, dentro da programação do VI Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (CONINF).

Em seu primeiro dia (09/11), os alunos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio participarão da já tradicional Feira de Negócios do Campus Itaperuna, onde 10 empreendimentos gastronômicos serão expostos e avaliados de forma interdisciplinar a partir das 15h na quadra do Campus Itaperuna. As equipes ficaram encarregadas das marcas, estratégias de divulgação, produção, precificação e apresentação dos produtos que serão comercializados na feira.

Na quinta-feira (10/11), o SALTO abrirá o dia com duas oficinas: "Diversidade no mundo corporativo" e "Pitch: uma comunicação eficaz", promovidas pelo SEBRAE. Na parte da tarde, o evento contará com a participação de dois ex-alunos do Curso Técnico de Administração na Mostra de profissões e um painel de Empreendedorismo Social, com a apresentação de diversas iniciativas a nível regional dentro da temática.

 



Datas importantes