Sobre o Evento

Local do Evento:  IFF Tube Campus Itaperuna: https://youtu.be/_f4W8KDTxCM
 
A necessidade de discutir o uso das metodologias ativas atreladas a iniciativas concretas de investimento em salas de aula mais modernas e que despertem maior interesse dos estudantes no dia a dia escolar será o ponto de partida do Webinar "Ambientes diferenciados de ensino e uso das tecnologias nas práticas pedagógicas". O evento é promovido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, em parceria com o  Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).
 
O Webinar terá a presença do professor de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP) José Manuel Moran Costas, um dos mais renomados pesquisadores dessa temática no Brasil e cofundador da escola do futuro da USP, conhecido por gerenciar pesquisas e projetos de inovação com o uso de metodologias ativas e modelos híbridos atrelados às tecnologias digitais na educação presencial e a distância.
 
Também participará do debate, a professora da área de Informática do IFF Itaperuna Michelle Maria Freitas Neto, que é ex-diretora-geral do campus e idealizadora da Tecnoteca, a sala de aula interativa do IFF Itaperuna, que conta com uma série de recursos tecnológicos, como projetor interativo, tablets e mesa digitalizadora, além de mobiliário diferenciado para estimular o uso de metodologias diferenciadas no ensino.
 
A mediação do Webinar ficará sob responsabilidade do servidor Moysés Frazão que está pesquisando a Tecnoteca por meio da dissertação de mestrado, em andamento, intitulada "Metodologias ativas e a Educação Profissional e Tecnológica, uma reflexão sobre a difusão do ambiente Tecnoteca", orientada pelo professor Severino Joaquim Correia Neto.
 
As discussões também incluirão as possibilidades, dificuldades e benefícios do uso de tecnologias na prática docente. O debate é voltado para gestores, estudantes, professores e pesquisadores interessados pela área de Educação e Tecnologias.
 
Conheça um pouco mais os palestrantes e o mediador:
 
 
 
 
Palestrante: José Manuel Moran Costas. Nascido na Espanha, naturalizado brasileiro. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos. Conheça mais sobre os atuais trabalhos do professor Moran visitando o espaço Educação Transformadora.
 
 
 
 
Palestrante: Michelle Maria Freitas Neto. É professora da área de Informática no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. É graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem Mestrado em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Foi Coordenadora de Curso, Diretora de Apoio ao Ensino e Diretora-Geral do IFF Campus Itaperuna por dois mandatos consecutivos onde dentro deste período instituiu a sala de aula interativa TECNOTECA. Conheça o vídeo de implantação da Tecnoteca
 
 
 
 
 
Mediador: Moysés Frazão dos Santos Jorge. É servidor administrativo do IFF Campus Campos Centro. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2016) e Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Para conhecer um trabalho deste pesquisador, que detalha a instituição do espaço Tecnoteca, convidamos para que consulte o artigo no repositório institucional do IFSC.
 
 
 
 



Realizar inscrição


Programação





Organização

Organizado pela Comissão do Evento "Ambientes diferenciados de ensino e uso de tecnologias nas práticas pedagógicas".



Entrar em contato














Cancelar