TRABALHOS PREMIADOS

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO, SEXTA FEIRA, 25 DE OUTUBRO, ÀS 16HS, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF.

CONFIRA O RESULTADO :

 

TRABALHOS PREMIADOS



PROGRAMAÇÃO

 



APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

 

APRESENTAÇÃO ORAL 

23/10 ( RETIFICADO EM 11/10/2019)

24/10 ( RETIFICADO EM 11/10/2019)

BANNER  

23/10

24/10

MESA DE DISCUSSÃO 

23/10

CIRANDA CULTURAL 

  • Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) 
23/10/2019 14h às 18h Auditório 2 do Prédio 4 (A2 - P4)

 

  • Núcleos de Estudos de Gêneros, Diversidade e Sexualidade (NUGEDIS)
23/10/2019 14h às 18h Auditório Principal do Centro de Convenções 

 

  • Centros de Memória
23/10/2019 14h às 16h Auditório 1 do Prédio 5 (A1 - P5)

 

 



Programação





Organização

Organizado por Comissão do Evento XI Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e III UFRRJ



Entrar em contato














Cancelar

XI MOSTRA DE EXTENSÃO IFF-UFF-UENF e III UFRRJ

 22 a 26 de Outubro de 2019 

CENTRO DE CONVENÇÕES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO

 

As Instituições parceiras: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) se propõem durante a Mostra de Extensão 2019, tendo como cenário o Tema Principal da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, promover “canais de comunicação” entre a comunidade científica e não científica, com o intuito de adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais. Durante a Mostra de Extensão serão realizadas atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, atividades de arte e cultura, exposições, cines e feira de ciências.



ATIVIDADES PARALELAS

ATIVIDADES PARALELAS

 

II ENCONTRO DE AGRICULTURA FAMILIAR

 

 

 

--------------------------

 

IV ENCONTRO DE EMPRESAS JUNIORES

 

--------------------------

 

ENCONTRO DE REDES COMUNITÁRIAS

ACESSO A INTERNET COMO DIREITO HUMANO

Acesso à informação, liberdade de expressão e privacidade são direitos humanos fundamentais, porém mais da metade da população brasileira, sobretudo os mais pobres, ainda não tem acesso à internet banda larga fixa, impedindo o acesso aos serviços sociais básicos essenciais para plena cidadania

LOCAL: Mini Auditório do CCH

Data: 25/10 

Horário: 09:00 às 17:00h

 

------------------------------------------------

 

II CIRANDA CULTURAL

A Ciranda Cultural é um evento cujo objetivo é reunir participantes dos programas de diversidade do IFF, que são os Núcleos de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGEDS), os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros Indígenas (NEABIS) e os Centros de Memória dos campi, para que conheçam e compartilhem ações culturais e políticas institucionais desenvolvidas em seus projetos no âmbito da diversidade como um todo, visando à promoção de um diálogo intercampi. Durante a Ciranda Cultural, cada núcleo se reúne em um dia, simultaneamente às apresentações das comunicações orais inscritas previamente no evento. Os trabalhos apresentados nesta modalidade não concorrerão à premiação.
Ressaltamos a necessidade do engajamento de TODOS os coordenadores de núcleos e de seus respectivos bolsistas em participar efetivamente da Ciranda, com vistas a promover a integração e interação entre os participantes, e a construir coletivamente saberes por meio do diálogo de suas experiências.

 

Encontro dos Data Horário Local (UENF)
Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) 23/10/2019 14h às 18h Auditório 2 do Prédio 4 (A2 - P4)
Núcleos de Estudos de Gêneros, Diversidade e Sexualidade (NUGEDIS) 23/10/2019 14h às 18h Auditório Principal do Centro de Convenções 
Centros de Memória 23/10/2019 14h às 16h Auditório 1 do Prédio 5 (A1 - P5)

 



NORMAS PARA CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

Atendendo exigências dos Editais e Regulamentações dos Programas de Bolsas de Extensão das instituições, os bolsistas UENF (Extensão e Universidade Aberta), IFF, UFF e UFRRJ deverão ter ciência das seguintes normativas:

  1. Todos os bolsistas, Extensão e Universidade Aberta, e coordenadores deverão realizar as inscrições prévias na Mostra de Extensão: XI IFF-UENF-UFF e III UFRRJ , através do site: http://ximostradeextensao.iff.edu.br , no período de 21 de agosto a 22 de setembro de setembro de 2019;
  2. NÃO participação dos bolsistas, sem justificativa, prévia, fundamentada e devidamente comprovada, em evento oficial organizado pelas Pró-Reitorias das Instituições (MOSTRA DE EXTENSÃO) com o intuito de avaliação e apresentação dos projetos, implicará no cancelamento da bolsa;
  3. A presença do coordenador do projeto, junto aos seus bolsistas, durante as apresentações (Oral, Banner e Mesa de Discussão) é obrigatória  e sua ausência deverá ser igualmente justificada. A falta de justificativa acarretará cancelamento do projeto e pendências que impedirão a participação no Edital subsequente;
  4. Para o bolsista UENF (Extensão e Universidade Aberta) só será emitido certificado com a participação mínima em 75% das atividades do evento, ou seja, em três das seguintes atividades discriminadas: Apresentação de trabalho (Obrigatório); Palestra de abertura; Mesa Redonda 1; Mesa Redonda 2 ; Mesa Redonda 3.
  5. Para o bolsista IFF, UFF e UFRRJ só será emitido certificado com a participação mínima em DUAS das seguintes atividades discriminadas: Apresentação de trabalho (Obrigatório); Palestra de abertura; Mesa Redonda 1; Mesa Redonda 2 ; Mesa Redonda 3.



DATAS IMPORTANTES

  • Inscrições no evento:  21 de Agosto a 22 de Setembro de 2019 ( PRORROGADAS ATÉ 25/09/2019)
  • Submissão de Resumos pelos Coordenadores dos Projetos: ​​27 de Agosto a 22 de Setembro de 2019 ( PRORROGADAS ATÉ 25/09/2019)
  • Envio dos arquivos com as apresentações orais : 30 de setembro  a 06 de Outubro de 2019
  • O arquivo da Apresentação Oral deverá ser no formato pdf e com tamanho máximo de 2Mbytes e enviado para o email mostra.oral@gmail.com
  • Inscrições nos minicursos e oficinas: 16 a 30 de setembro de 2019 (no site, até 23h59min)

 

 

 



NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1-  NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O envio do resumo deverá ser feito exclusivamente pelo coordenador do projeto,  após inscrição do estudante e do coordenador .  O resumo será único em relação a cada projeto cadastrado na instituição de origem e deverá constar os nomes de todos os participantes.

A formatação da página deverá ser A4 com todas as margens 2,0 cm. A formatação do texto encontra-se no Modelo de Resumo.

Ao submeter o resumo, o coordenador escolherá a área temática, conforme RENEX (Rede Nacional de Extensão), e um dos seguintes tipos de apresentação: ORAL, BANNER , MESA DE DISCUSSÃO e CIRANDA CULTURAL.

ATENÇÃO:

-Resumos enviados fora do padrão ou fora do prazo não serão aceitos.

-Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção, pois, não será permitida a alteração do conteúdo dos resumos enviados.

-A conferência e correção do conteúdo do resumo são de total responsabilidade dos autores do trabalho.

-A data limite para o envio dos resumos é 22 de setembro de 2019 até às 23h59min.


2-TIPOS DE APRESENTAÇÃO:

OBS: Sugerimos que projetos novos, aprovados no último edital de Extensão, e que ainda não possuam resultados preliminares apresentem suas propostas no formato de “MESA DE DISCUSSÃO”. Segue caracterização de cada tipo de apresentação conforme critério estabelecido:

  • ORAL” – Somente para projetos com resultados consolidados.

Nesta modalidade os trabalhos serão apresentados, oralmente, com auxílio de kit multimídia (data show e computador) nos diferentes anfiteatros do Centro de Convenções da UENF. A apresentação terá duração máxima de 10 minutos, e a plateia/avaliadores terão cinco minutos para perguntas e comentários. O coordenador do projeto deverá estar presente durante a apresentação oral, juntamente com os outros integrantes.

ATENÇÃO: As apresentações orais serão limitadas em 12 (doze) por área temática da extensão. Nesse sentido, caberá à comissão organizadora a validação das apresentações dos trabalhos nessa modalidade e, se necessário, sua alocação na modalidade de banner.

  • BANNER– Para projetos com resultados consolidados ou resultados preliminares.

Nesta modalidade, os banners serão expostos em espaço reservado e em dia e horário específicos a serem divulgados no site. A apresentação terá duração máxima de 10 minutos. O apresentador do banner juntamente com os outros componentes do projeto e o coordenador deverão estar presentes durante o horário de exposição agendado para avaliação.

  • MESA DE DISCUSSÃO” – Para projetos novos e sem resultados até o momento.

Nesta modalidade, os projetos serão apresentados, oralmente, em mesas de discussão separadas por “áreas da extensão” e cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos. O apresentador do projeto, juntamente com os outros componentes e o coordenador deverão estar presentes durante o horário de exposição.

  • "CIRANDA CULTURAL" - Para os trabalhos participantes dos PROGRAMAS DE DIVERSIDADE : NEABI, CEM, NÚCLEO DE GÊNERO. 

A Ciranda Cultural é um evento cujo objetivo é reunir participantes dos programas de diversidade do IFF, que são os Núcleos de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGEDS), os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros Indígenas (NEABIS) e os Centros de Memória dos campi, para que conheçam e compartilhem ações culturais e políticas institucionais desenvolvidas em seus projetos no âmbito da diversidade como um todo, visando à promoção de um diálogo intercampi. Durante a Ciranda Cultural, cada núcleo se reúne em um dia, simultaneamente às apresentações das comunicações orais inscritas previamente no evento. Os trabalhos apresentados nesta modalidade não concorrerão à premiação.
Ressaltamos a necessidade do engajamento de TODOS os coordenadores de núcleos e de seus respectivos bolsistas em participar efetivamente da Ciranda, com vistas a promover a integração e interação entre os participantes, e a construir coletivamente saberes por meio do diálogo de suas experiências. Dessa forma, inviabiliza-se a substituição da participação nas comunicações orais em detrimento da Ciranda Cultural.
Com olhar voltado ao fortalecimento dos núcleos no sentido de conceber uma rede discursiva que dê suporte à emergência de uma política institucional consistente, necessária aos novos tempos que estão por vir, estendemos o convite aos núcleos de estudos afro-brasileiros e de gênero das universidades vinculadas à mostra – UFF e UENF – a participar deste evento.

 



NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

 PREPARAÇÃO DO MATERIAL A SER ENCAMINHADO

 Os autores deverão preparar o banner,  a apresentação oral, a apresentação em mesa de discussão e Ciranda Cultural com base no resumo submetido ao evento.

A apresentação oral deverá seguir, necessariamente, o modelo indicado acima e repeitar o tempo de 10 minutos com 5 minutos de perguntas.

Dimensão máxima do banner: Largura: 60 cm e altura: 90 cm.

Clareza e apresentação: O texto do banner deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro. Deverão ser utilizados os vários recursos gráficos disponíveis para despertar o interesse do público. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo possível de figuras, fotos, tabelas e gráficos.

No banner deverá constar necessariamente:

- Nome do evento (MOSTRA DE EXTENSÃO 2019: XI IFF-UENF-UFF E III UFRRJ);

- Instituição (IFFluminense; UENF; UFF ou UFRRJ);

-Área Temática: www.ufmg.br/proex/renex/

- Título idêntico ao do resumo submetido;

- Nomes dos autores e instituições de origem (sublinhar o autor apresentador do trabalho);

- Introdução;

- Metodologia;

- Resultados;

- Considerações Finais;

- Referências Bibliográficas.

 * ATENÇÃO:

- Banners sem esses tópicos ou sem essa organização serão considerados fora do padrão e excluídos do evento.

- O banner deverá ser trazido impresso (em lona ou papel) no dia estabelecido, e instalado no local indicado (sessão e numeração divulgadas no site) e com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário indicado para sua apresentação.

  • Como preparar a Apresentação para Mesa de discussão?

Os projetos serão apresentados, oralmente, em mesas de discussão, separadas por “áreas da extensão” e cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos. Nesta oportunidade, cada apresentador, ao expor a proposta do projeto promoverá, com o auxílio de um moderador, uma discussão transversal com os outros projetos da mesma área e de áreas afins com o intuito de incorporar novas estratégias metodológicas.

  • Como preparar a apresentação para Ciranda Cultural?   

Os projetos serão apresentados, oralmente, em circulos de conversa e cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos. Nesta oportunidade, cada apresentador, ao expor a experiência do projeto promoverá, com o auxílio de um moderador, uma discussão com os demais participantes.


 



COMISSÃO ORGANIZADORA

IFFLUMINENSE

_________________________________________________

Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação

Vicente de Paulo Santos de Oliveira 

Juliana Gonçalves Vidigal 

Denise Rosa Xavier 

Shanna Dutra Sales

Wayner Silverio Lage Rios

 

 

UENF

________________________________________

Pró-reitoria de Extensão

Olney Vieira da Motta

Ana Bárbara Freitas Rodrigues

Eliane Vieira Parente

 

 

UFF

_________________________________________

 

Isabel Cristina Chaves Lopes

Wanuza da Silva Pereira Ney

Maria do Socorro Bezerra de Lima

 

 

 

 

UFRRJ

_____________________________________________

Giovane Leal de Souza Silva

 



PATROCÍNIO

         



ORGANIZAÇÃO