Memória e Identidade: Uma jornada pelo legado afro-brasileiro em nosso território.
Realização: Instituto Histórico, Geográfico e Ambiental de Maricá (IHGAM)
A exposição é um convite à reflexão sobre o período mais sombrio da nossa história. Maricá, assim como grande parte do Brasil, teve sua economia e sociedade moldadas pelo trabalho forçado de milhões de africanos e seus descendentes.
O IHGAM se propõe a tirar o tema da invisibilidade, utilizando documentos e imagens para lançar luz sobre as vidas, as lutas e as contribuições inestimáveis das pessoas escravizadas que construíram a nossa cidade.
Na transição do século XVIII para o XIX, a região de Maricá floresceu graças à produção agrícola, especialmente o cultivo de cana-de-açúcar, café e a produção de farinha e aguardente. A base de todo esse sistema era a mão de obra escravizada.
Os caminhos da Estrada de Ferro Maricá (EFM), as fazendas, as igrejas e os antigos casarões que hoje compõem nosso patrimônio histórico (colonial / imperial) contêm as marcas de uma sociedade profundamente desigual, definida pelos ciclos econômicos do tráfico e da produção.
O período da escravidão não se encerra nas histórias de sofrimento; é, sobretudo, uma saga de resistência, cultura e resiliência. As pessoas escravizadas mantiveram vivas suas tradições, sua fé, sua música e seus conhecimentos, influenciando de forma decisiva as gerações seguintes e, consequentemente, formando a identidade dos maricaenses. Nossa cultura local, desde a culinária até o folclore, é rica em elementos africanos. Além disso, a forma como a população se relacionou com a terra e seus recursos naturais foi, muitas vezes, um ato de resistência e sabedoria ambiental.
A história continua a ser escrita. O Varal da História é um lembrete de que o passado não está morto; ele vive em nossas ruas, em nossos genes, em nossa gente e em nossa cultura. Convidamos você a sair desta exposição com um olhar renovado para o nosso patrimônio, reconhecendo e valorizando o legado negro que é parte essencial do ser maricaense.
Agradecemos a todos os colaboradores e pesquisadores que tornaram este trabalho possível.
Renata Aymoré Gama - Presidente do IHGAM
Miguel Ângelo Padilha Marques - Presidente do IHGAM Mirim
Ministrante:
Renata Gama
Local:
Área externa.
Data e hora:
25/11/2025 - 10:30 às 12:00