V CONGRESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE DO NOROESTE FLUMINENSE – CONINF

Reinvenção em debate: a ciência e tecnologia a favor da sociedade em tempos de mudanças

Data: 03/11/2021

Local: IFF Tube Itaperuna (Evento Online)

Sobre o Evento

O V congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense tem o intuito de promover o compartilhamento do conhecimento científico e tecnológico e de propiciar a popularização da ciência e tecnologia no noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião do evento, está prevista a realização das seguintes atividades: cerimônia de abertura; oficinas; palestras; mesas redondas; apresentação de trabalhos nas modalidades videopôster e oral; cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos.



Realizar inscrição


Evento Paralelo

JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

 

A Língua Portuguesa e a nossa literatura são elementos fundadores de nossa cultura. Nesse sentido, uma educação linguístico-literária deve nortear ações pedagógicas que favoreçam a reflexão sobre a língua em situações de uso e sobre o exercício da linguagem, discutindo também propostas de como letrar literariamente. Por isso, os projetos "Literature-se" e "IFFolha Itaperuna", articulando ações com o Ensino, Pesquisa e Extensão, propõem a I JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, Oferecendo palestras direcionadas a educadores e pesquisadores na área de Letras, o evento ocorrerá paralelamente ao V Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (V CONINF) e pretende contribuir para suscitar um debate sobre formação de leitores cuja competência deve ultrapassar a decodificação linguística. A data do evento se justifica, já que, no dia 05 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Língua Portuguesa. Criada a partir do Decreto de Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, a data é uma homenagem ao nascimento de Ruy Barbosa, escritor e político brasileiro.



Programação

ATENÇÃO: Algumas atividades requerem inscrição.

Para fazer a inscrição nas atividades primeiramente você deve fazer login no Portal de Eventos. 

ATENÇÃO: PARA AS ATIVIDADES A SEREM OFERTADAS PELO GOOGLE MEET, OS INTERESSADOS DEVEM SE INSCREVER EM ATÉ 01 DIA ANTES DE SUA REALIZAÇÃO





Orientações para participação no evento

A participação no evento é GRATUITA e aberta à comunidade interna e externa ao Instituto Federal Fluminense. Os participantes do evento e das atividades ofertadas receberão certificado. 

Para participar do evento é simples. Primeiramente é necessário realizar o cadastro no Portal de Eventos do IFF para a inscrição no V CONINF.

Com seu cadastro no Portal de Eventos realizado, agora é possível inscrever-se como participante do V CONINF.  Para isso, faça o login no Portal de Eventos, acesse a página inicial do V CONINF e clique no botão de Inscrição.



Normas para submissão dos resumos

Após se inscrever no evento, o  participante que desejar submeter um trabalho, deverá primeiramente ler atentamente as normas contidas na Chamada Pública para Submissão de Trabalhos

Serão aceitas submissões, no período de 16 de agosto a 03 de setembro de 2021, de trabalhos de estudantes, pesquisadores e profissionais que desenvolvam estudos em uma das áreas do conhecimento relacionadas no Anexo I do referido Edital, a saber:

ÁREA I: Ciências Exatas e da Terra. ÁREA II: Ciências Biológicas. ÁREA III: Engenharias. ÁREA IV: Ciências Agrárias. ÁREA V: Ciências da Saúde; Área VI: Ciências Sociais Aplicadas. ÁREA VII: Ciências Humanas; ÁREA VIII: Educação e Ensino; ÁREA IX: Linguística, Letras e Artes

 Os trabalhos deverão ser submetidos somente na modalidade RESUMO SIMPLES, para apresentação na forma de videopôster ou comunicação oral:

No momento de submissão do resumo, o proponente deverá indicar a ÁREA à qual o trabalho se vincula, bem como o grau de escolaridade do estudante/autor principal vinculado ao trabalho: FUNDAMENTAL, MÉDIO/TÉCNICO, GRADUAÇÃO ou PÓS-GRADUAÇÃO.

Os trabalhos aprovados e que forem apresentados no evento terão seus RESUMOS SIMPLES publicados no Portal dos Anais Eletrônicos do Coninf, no site coninf.itaperuna.iff.edu.br

Template para confecção dos Resumos Simples (Formato DOC / Formato ODT)

 



Resultado da avaliação dos resumos e modelos de apresentação

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES DOS RESUMOS

O resultado de avaliação dos resumos pode ser visualizado pelo participante através do login na página do evento. Para os autores cujos trabalhos não tiveram o resultado confirmado no portal, pedimos que verifiquem o contato por e-mail realizado pela comissão organizadora.

 

MODELOS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Template para os trabalhos a serem apresentados na forma de Videopôster: AQUI

Os videopôsteres deverão ter duração de até 3 minutos e, após concluídos, devem ser postados na plataforma Google Drive. O link deve ser compartilhado com o e-mail vconinf@gmail.com com permissão de "Editor" e também através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/oyoq95gFMJ53a5ZA8 . Prazo para envio dos videopôsteres: 26/10/2021

Template para os trabalhos a serem apresentados na forma de comunicação oral: AQUI

As comunicações orais serão agrupadas em sessões de acordo com as áreas temáticas, sendo até 10 (dez) minutos para cada apresentação e  5 (cinco) minutos para avaliação ao final das apresentações.  O autor do trabalho selecionado para comunicação oral deverá comparecer ao local estabelecido com antecedência de pelo menos 15 min do horário de início de sua sessão. 



Cronograma de apresentações

NOVO!

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO

  • EXIBIÇÃO DE VIDEOPÔSTERES

Clique AQUI e confira os trabalhos a serem apresentados na forma de videopôster.

Os videopôsteres serão exibidos no YouTube através do canal Coninf- IFF Itaperuna. E fiquem atentos: vocês poderão acessar os vídeos à partir de 03/11/2021!

Endereço do canal: https://www.youtube.com/channel/UCCB3MIaNbf2hJR88sUuHkeQ/playlists.

Vocês podem conferir os links dos trabalhos individuais em: http://s.iff.edu.br/iJ9fpD

 

 

 

 

  • APRESENTAÇÃO NA FORMA DE COMUNICAÇÃO ORAL

Clique AQUI e confira o cronograma para apresentação dos trabalhos na forma de comunicação oral. ATENÇÃO AUTORES PRINCIPAIS DA SESSÃO A: OS LINKS SERÃO ENVIADOS PARA SEUS E-MAILS. VERIFIQUEM A CAIXA DE MENSAGENS. 

PARA SESSÕES B-D: OS PARTICIPANTES (AUTORES, CO-AUTORES E OUVINTES) DEVEM SE INSCREVER NA SESSÃO ATÉ O DIA ANTERIOR À DATA DE SUA REALIZAÇÃO PARA ENTÃO RECEBER O LINK POR E-MAIL.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Clique AQUI e confira os critérios para avaliação dos trabalhos a serem apresentados no V Coninf.

 

 



Datas importantes



Organização

Organizado por Comissão do Evento V CONGRESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE DO NOROESTE FLUMINENSE – CONINF



Entrar em contato














Cancelar

Apoio