Decolonialidade: um desafio para a ciência

Data: 03/12/2024

Sobre o Evento

8º CONINF

O 8º CONINF tem por objetivo criar um espaço de divulgação e troca acadêmico-científica entre estudantes, pesquisadores e extensionistas que desenvolvam ações em áreas comuns, estabelecendo diálogos com múltiplas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, espera-se melhor compreender as complexidades dos saberes e fazeres das múltiplas esferas educacionais e sociais.

O tema deste ano será “Decolonialidade: um desafio para a ciência”. A decolonialidade é um conceito que desafia os paradigmas dominantes da ciência, assim como em outras áreas do conhecimento e da sociedade. A ideia central é questionar e reverter as hierarquias e o eurocentrismo que frequentemente permeiam as práticas científicas e acadêmicas.



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Programação





Submissão de Trabalhos

As submissões de trabalhos deverão ser realizadas no período de 16 de setembro até às 23h59 de 28 outubro de 2024  O 8° CONIF será realizado presencialmente nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2024. 

As datas e horários programados para as apresentações dos trabalhos serão determinados pela Comissão Organizadora do 8º CONINF.

AS NORMAS PARA CONFECÇÃO DO RESUMO SIMPLES PODEM SER OBTIDAS AQUI.

O modelo do resumo em arquivo editável pode ser baixado aqui. Lembre-se de apagar as partes explicativas que não fazem parte do seu trabalho, além de que a submissão deve ser feita no formado .pdf.

O Edital completo da Chamada para trabalhos pode ser acessado aqui.

O cronograma de atividades do Edital.

Etapa / Atividade Data / Período
Submissão dos trabalhos

16/09/2024 a 21/10/2024

Retificado para 16/09/2024 a 28/10/2024

Período de avaliação das submissões 28/10/2024 a 18/11/2024
Divulgação do resultado da avaliação das submissões 21/11/2024
Divulgação do cronograma de apresentações 26/11/2024
Inscrição em atividades 25/11/2024 a 03/12/2024
Realização do evento 03/12/2024 a 05/12/2024

 



Trabalhos Aprovados

Trabalhos Aprovados

Baixe a lista de trabalhos aprovados aqui.

modelo para produção do banner (pôster) já está disponível, tem dimensões 60 cm (largura) x 90 cm (comprimento) e deverá ser confeccionado utilizando-se papel.

Uma sugestão de modelo para as apresentações orais está disponível aqui.
O modelo pode ser alterado de acordo com o formato do trabalho, aconselhamos o uso de referências no rodapé de cada slide. A apresentação oral é de 15 minutos. 

A logo do evento está disponível no formato com fundo transparente, com as cores ao fundo, no formato de faixa



CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS EM BANNER

Os trabalhos com horário de apresentação estão listados a seguir e também podem ser consultados no arquivo.

Seção de Banner A
Dia 04/12 às 16h
Local: Sala do PAI

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

101. A feira livre no município de Itaperuna-RJ e o seu papel na comercialização de produtos agrícolas locais e regionais
102. Acessibilizando saberes em EaD: O Podcast Gamificado para Colaboradores do Centro Integração Empresa-Escola
103. Atendimento e Gestão da Qualidade: Caminhos para a Satisfação do Cliente Pós-Pandemia

104. Avaliação do tratamento destinado ao gênero miniconto na coletânea Teláris Essencial
105. Centro Cultural Maria Alice Barroso: Um nome para guardar
106. Construindo uma Rede de Colaboração para a Inclusão Plena na Educação Infantil.
107. Decolonizando a Psicologia: reflexões sobre a adoção de teorias ocidentais no Brasil
108. Dinâmica de comercialização de produtos agroecológicos no município de Itaperuna-RJ
109. Direito ao esquecimento e memória coletiva no marco constitucional de 1988
110. Direito ao esquecimento: colisão entre direitos fundamentais
111. Direitos Humanos como privilégios de pessoas privadas de liberdade
112. Ensino de Ciências e o pós- pandemia: a experiência do projeto GamIFique.
113. ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: REFLEXÕES SOBRE UMA CONTRARREFORMA.
114. Entre o orgulho e o preconceito: um estudo sobre o cenário das populações LGBTQIAPN+
115. Expropriação e Políticas Públicas: Análise da proposta de corte do BPC
116. Guerreiras Sem Méritos: os Desafios da Dupla Jornada da Mulher e a Feminização da Pobreza.
117. IG FARBEN E O NAZISMO: A FARMACOLOGIA, O LUCRO E A ÉTICA NA HISTÓRIA
118. Impactos da assistência profissional em crise suicida: um relato de experiência
119. Inclusão na Área Contábil: uma análise bibliométrica
120. Intervenção Federal, imprensa e conflitos políticos na 1ª república (1889-1930)
121. Jogo Didático como Estratégia para o Ensino de Ciências da Natureza
122. Jornais e STF na primeira república (1889-1930): visões acerca da instituição
123. NEABI Campus Itaperuna: trajetória de um movimento coletivo e territorializado
124. Noroeste Fluminense: População e IDEB
125. Nos trilhos do esquecimento: E. F. Campos - Carangola e gênese de Itaperuna
126. O “tudo vale” científico em Feyerabend e o espaço atual do conhecimento científico
127. O direito à educação e o atendimento das medidas socioeducativas em meio aberto em Itaperuna/RJ.
128. Oficina de aprendizagem: uma sequência didática inov-ativa para Jovens Aprendizes do Centro Integração Empresa-Escola.
129. Oficina Popular sobre o Digestor Anaeróbico P.U.R.I.: uma abordagem educativa para oficinas fundamentada na Educação Popular.
130. Os auxílio-permanência e o rendimento acadêmico dos alunos contemplados.
131. Patrimônio cultural, direito à memória e à identidade no noroeste fluminense
132. Prática docente a partir de múltiplos lugares de fala:ClubTupy e ERER
133. PRÉ-IF Popular: atuação dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas.
134. Taxidermia em Mamíferos para Acervo Zoológico Didático e Educação Ambiental
135. Tradição de Violência no Território Ficcional de “Parada de Deus”

150. Filhas da Luta: Diálogos sobre Gênero, Preconceitos e Formas de Enfrentamento.

 

Seção de Banner B
Dia 04/12 às 18h
Local: Sala do PAI

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

136. A CAPOEIRA PARA PESSOAS AUTISTAS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
137. A Efetividade das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência: Um Olhar Sobre Direitos Humanos e Inclusão
138. A experiência do Projeto Empodere-se: a utilização do Instagram na abordagem da temática da (des)igualdade de gênero.
139. A importância do Movimento Negro Unificado (MNU) no combate ao racismo no Brasil.
140. Acesso e Desigualdades em Saúde Bucal: Barreiras em Populações Vulneráveis. Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itaperuna-RJ.2024
141. Além das Barreiras: Explorando os Desafios e Possibilidades da Mediação Escolar com Crianças com Deficiência.
142. ALZHEIMER E O USO DE ANTICORPOS MONOCLONAIS: uma revisão de literatura
143. Análise dos Casos de Tuberculose Pulmonar em Itaperuna RJ no Período de 2020 a 2023.
144. Anemia na gravidez: prevalência, fatores de risco e implicações para a saúde materna e fetal.
145. As atividades do NEABI do IFF Itaperuna e a construção de identidade e autoestima de mulheres pretas
146. Clube de Xadrez do IFF Itaperuna
147. Decolonizando a Fonoaudiologia: Relação das Alterações na Fala e Tratamento Dentário.
148. Ensino de neurociências no Ensino Médio: Aplicação de teste catalizador de aprendizado.
149. Estudo Fitoquímico e potencial antibacteriano da Lippia alba (Mill.)
151. Gamificação acadêmica por meio de webinares de vídeos no Youtube: aperfeiçoamento do conhecimento científico para estudantes de pós-graduação.
152. IFF Itaperuna em ação – Difusão de saberes científicos pelas redes sociais e rádio.
153. Jogo Didático como Estratégia para o Ensino de Ciências da Natureza.
154. Judicialização da Assistência Farmacêutica: Análise em Muriaé-MG, 2023.
155. Medicalização da aprendizagem e o campus Itaperuna do IFFluminense.
156. 
Novos compostos de gálio(III) e ferro(III) com tiossemicarbazonas: síntese e caracterização
157. Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidades Sexuais Itaperuna.
158. 
O chão da escola e o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas séries iniciais: um estudo no município de Itaocara/RJ
159. O colonialismo e as implicações na educação, no Municipal de Laje do Muriaé/RJ.
160. O eurocentrismo presente no currículo da educação nacional.
161. O papel da escola na promoção da igualdade de gênero.
162. Potencializando o processo de aprendizagem por meio de mapas mentais: aplicação da aprendizagem baseada em projetos no contexto do programa de jovem aprendiz.
163. Saúde Bucal e Vocal em risco: Desvendando os efeitos dos cigarros eletrônicos.
164. Sequência Didática no Ensino de Botânica: Proposta ao curso Técnico em Meio Ambiente.
165. Suco de Maracujá e Ora-pro-nobis: Uma Opção Nutritiva para crianças e idosos.
166. 
Um olhar decolonial na graduação em psicologia: perspectivas para descolonizar a subjetividade.
167. Uno Químico: Aprendizagem Significativa e a Gamificação no Ensino Básico.
168. Uso de práticas pedagógicas para o ensino de Biotecnologia no Ensino Médio
169. VISITOUR - CONECTANDO ENSINO E PRÁTICA ATRAVÉS DE VISITAS TÉCNICAS

 

Seção de Banner C
Dia 05/12 às 13:30h
Local: Sala do PAI

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

170. A espécie Handroanthus albus (Ipê Amarelo) como fonte de bioherbicidas.
171. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O MÉTODO ANÁLITICO E COMPUTACIONAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE UMA ENGRENAGEM DE DENTES RETOS.
172. Análise da eficiência e aplicabilidade de técnicas de extração de óleos essenciais para o tratamento de ansiedade e estresse com a aromaterapia.
173. Análise de Rodas Dentadas: Dimensionamento e Simulação de sistemas computacional.
174. Análise do Método Analítico e Computacional para Dimensionamento de Eixos.
175. Análise do Método Analítico e Computacional para Dimensionamento de Parafusos.
176. Análise do Método Analítico e Computacional para o Dimensionamento de Polias.
177. Análise físico-química da água consumida no IFF campus Itaperuna.
178. Análises do teor de cloro ativo presente em marcas de água sanitária.
179. Análises Químicas de Vinhos de Frutas Produzidos no Município de Varre-Sai.
180. Aplicação do Canabidiol para fins medicinais: uma revisão bibliográfica.
181. Avaliação da Qualidade da Água e o Uso de Agroquímicos no Noroeste Fluminense.
182. Avaliação de Contaminação Bacteriana em Equipamentos de Laboratório do Campus Itaperuna do IFFluminense.
183. Avaliação dos parâmetros físico-químicos e presença de compostos orgânicos na água de abastecimento de Itaperuna - RJ.
184. Biocompósitos para Aplicações na indústria automotiva.
185. Difusão da Agroecologia através do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFF Cambuci.
186. Efeito da exposição externa no comportamento mecânico de juntas adesiva aço/GFRP.
187. Espécies da Mata Atlântica como Fontes Herbicidas Naturais.
188. Estudo da Influência de diferentes tratamentos térmicos nas características metalúrgicas de juntas de aço baixo carbono soldadas pelo processo SWAN.
189. Estudo da relação massa-volume em extratos de própolis vendidos em Itaperuna.
190. Estudos e determinação de Níquel em formulações cosméticas faciais de bases faciais.
191. Fotocatálise heterogênea: Um estudo sobre os principais semicondutores empregados.
192. Gerenciamento de resíduos gerados nas aulas práticas de química analítica do ensino médio do IFF Itaperuna.
193. 
Implantação de boas práticas agropecuárias na ordenha em propriedades rurais da Região Norte e Noroeste Fluminense - RJ
194. KrenakLogo: Uma Linguagem de Programação Baseada em Idioma Originário
195. Preservação Digital: Estrada de Ferro Campos-Carangola e as Origens de Itaperuna
196. Programação Paralela de um Modelo Computacional da Eletrofisiologia Cardíaca
197.
Química em ação: experimento para contextualização das aulas de ciências.
198. 
Reaproveitamento de filamentos da impressora 3D: técnicas e impactos.



CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS EM COMUNICAÇÃO ORAL

A listagem completa está disponível abaixo e também pode ser acessada aqui 

SESSÃO ORAL A.1
DIA 03/12 ÀS 20H
LOCAL: TECNOTECA

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

001. Entre saberes e papéis: Trajetória das docentes de psicologia em Itaperuna (RJ)

002. Turismo rural endógeno e desenvolvimento local nas regiões Norte e Noroeste do Estado do RJ

003. A pandemia e o consumo de produtos na internet

004. Aprendendo e ensinando seus direitos na prática da luta social

005. Revisão do Conceito de Governamentalidade em Michael Foucault. Implicações Contemporâneas.

006.Política Externa Independente e a África: definições, ações e limites (1961-1964)

 

SESSÃO ORAL A.2
DIA 03/12 ÀS 20H
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO PAI

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

007. Howard Gardner no IFF Itaperuna: reflexões pedagógicas sobre a XI Semana Acadêmica.

008. Dinâmica do Espaço Urbano em Contextos de Conurbação: Aprendizagem baseada em problemas na Escola Estadual Horácio Plínio.

009. Promovendo a Dignidade Humana Através Da Educação Física Adaptada: Inclusão Em Ambiente Escolar Regular.

011. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM AUTISMO.

 

SESSÃO ORAL B.1
DIA 04/12 ÀS 8:30H
LOCAL: PAI 19

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

012. Cursos Técnicos Comparados em Relação ao Conhecimento de Finanças Pessoais.
013. Administra Ação: Protagonismo Estudantil junto ao Terceiro Setor de Itaperuna-RJ.
014. Caminhos Pós-Ensino Médio: Uma Abordagem Multicritério para Decisões.
015. A Petrobras e a nova matriz energética
016. A importância das Indicações Geográficas na produção de cafés especiais do Alto Noroeste Fluminense
017. Dinâmica da agricultura familiar e as estratégias das organizações sociais rurais no município de Italva, RJ

 

SESSÃO ORAL B.2
DIA 04/12 ÀS 8:30H
LOCAL: TECNOTECA

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

018. Avaliação do comportamento físico e mecânico de compósitos de casca de café.
019. Comportamento mecânico de biocompósitos de sisal e resina poliuretana de mamona.
020. Determinação de BTEX emitidos por Veículos Automotores na Atmosfera de Itaperuna.
021. PaTRI: Uma Metodologia para Construção de Jogos Sérios para Educação Patrimonial.
022. Influência do tratamento térmico na atividade fotocatalítica do fungicida difenoconazol.
023. Do Campo ao Laboratório, do Laboratório ao Campo: Experiência de Educação Patrimonial.
024. Reaproveitamento de Óleo Residual da Cantina do IFF Campus Itaperuna na Produção de Biodiesel


SESSÃO ORAL C.1
DIA 05/12 ÀS 8:30H
LOCAL: TECNOTECA

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

025. Jornal digital e rede social: o papel do IFFolha Itaperuna na produção textual.
026. O PROCESSO DE CRIAÇÃO LEXICAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
027. As duplas caipiras e o patrimônio imaterial mineiro.
028. Por uma pedagogia dos multiletramentos: A produção de textos para a constução de sites.
029. Tecendo Raízes: A Influência dos Profissionais da Educação na Construção da Identidade Racial no Contexto Escolar.
030. Encruzilhadas: um espaço formativo de reflexões críticas e cosmologias dissidentes.
031. Desenvolvimento emocional na transição do ensino médio para a vida adulta.

032. Gamificação em sala de aula e formação continuada de professores: o caso do Projeto GamIFique.
033. O uso do jogo didático na contextualização do tema “agrotóxicos” no ensino médio.
010. Badminton se Aprende na Escola.

 

SESSÃO ORAL C.2
DIA 05/12 ÀS 8:30H
LOCAL: B16

Nº          TÍTULO DO TRABALHO

034. Espécies de Peixes Ornamentais produzidas no Município de Patrocínio do Muriaé, MG.
035. Formulações com óleo essencial de citronela como repelente para o combate de insetos. 
036. Psicoativos na América pré-colonial: análise químico-farmacêutica e crítica decolonial.
037. Síntese e complexação de íons de ferro e manganês nas águas do Córrego Ubá.
038. Produção de fermentado a partir de mandioca por processos químicos e enzimáticos.
039. Sabonetes naturais contendo o óleo essencial das cascas de laranja.
040. Avaliação do fator de proteção solar (FPS) através de espectrofotometria eletrônica.
041. ANÁLISE QUALITATIVA DA ÁGUA DE CONSUMO DO MUNICÍPIO DE PORCIÚNCULA-RJ.
042. Aplicação dos Conceitos de Química Verde em Síntese Orgânica

 



Organização

Organizado por Comissão do Evento 8º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense



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